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Planejamento de Permanência e Êxito dos Estudantes (Peipee)

Planejamento Estratégico Institucional de Permanência e Êxito dos Estudantes do IFMS (Peipee) 2020-2023, aprovado pelo Conselho Superior do IFMS por meio da Resolução nº 10, de 10 de fevereiro de 2022, tem como principais objetivos:

  • Elevar os índices de permanência e êxito dos estudantes, em todos os níveis e modalidades de ensino ofertados no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul;
  • Diagnosticar as principais causas que levam à retenção e à evasão escolar dos estudantes e propor ações que possam reduzir essas taxas;
  • Levantar e acompanhar as ações realizadas pelos campi para diminuição da retenção e evasão;
  • Propor à reitoria e aos campi ações educacionais inclusivas, reduzindo os efeitos das desigualdades sociais e regionais nos diferentes contextos da Educação Profissional e Tecnológica;
  • Enfatizar a importância do trabalho colaborativo na perspectiva da permanência e do êxito estudantil, articulando os servidores de diferentes setores, bem como a família dos estudantes com o IFMS;
  • Sugerir intervenções que possam elevar o número de estudantes aprovados nas unidades curriculares e que concluem o curso; e
  • Propor ações de Extensão, Pesquisa e Inovação que permitam aumentar a permanência e o êxito estudantil.

Indicadores

A Comissão Central para Elaboração e Acompanhamento do Planejamento Estratégico e Institucional de Permanência e Êxito dos Estudantes do IFMS, designada pela a Portaria nº 544, de 06 de abril de 2020, ficou responsável por elaborar o diagnóstico situacional do IFMS.

Diagnóstico Quantitativo foi feito com base nos dados do Relatório de Gestão 2016 e 2017 e nos dados da Plataforma Nilo Peçanha, anos de 2017, 2018 e 2019.

Indicadores de permanência e êxito no IFMS

Indicador*20152016201720182019
Taxa de Evasão--64,6160,7359,12
Taxa de Retenção26,2827,912,442,997,85
Eficiência Acadêmica26,4728,2933,837,435,8
Taxa de Concluintes por Aluno6,3711,2332,9536,2833,03

*Entenda como foi elaborado cada indicador:

Taxa de Evasão
(Matrículas Finalizadas Evadidas/Matrículas Atendidas)*100
O indicador Taxa de Evasão mede o percentual de matrículas finalizadas evadidas em relação ao total de matrículas atendidas. Seu resultado possui relação direta com a duração dos cursos. Esse indicador é influenciado pela taxa de crescimento das matrículas no período. Somado aos indicadores nº 2, 4, 5 e 6, contempla todas as matrículas atendidas da instituição no ano, totalizando 100%.

Taxa de Retenção
(Retidos/Matrículas Atendidas)*100
O indicador Taxa de Retenção mede o percentual de alunos retidos em relação ao total de matrículas atendidas. Seu resultado mostra do universo total de matrículas atendidas em cada período, o percentual de alunos que atrasaram a conclusão do seu curso. Esse índice será 100% se todas as matrículas do curso estiverem retidas. O resultado deste indicador possui relação direta com a duração dos cursos.

Eficiência Acadêmica
IEA [%] = CCiclo + {[CCiclo/(CCiclo+ECiclo)] x RCiclo]} x 100
CCiclo = concluintes no prazo recomendado
ECiclo = evasão
RCiclo = retenção
O indicador Taxa de Efetividade Acadêmica mede o percentual de conclusão efetiva em relação à conclusão prevista no início do curso e também à expectativa de conclusão. Seu resultado não depende da duração do curso nem da taxa de crescimento da matrícula no período. Apresenta, assim, o percentual de concluintes dentro do prazo em relação à previsão de concluintes para o período e quantos ainda devem se formar. Em uma situação hipotética em que não existe evasão entre os alunos ingressantes de um curso, o resultado desse indicador será 100.

O Diagnóstico Qualitativo foi elaborado com base em um questionário aplicado, com o levantamento dos fatores que impactam na retenção e evasão, na visão dos estudantes em curso e egressos, dos docentes e demais servidores e a análise dos indicadores socioeconômicos, informados pelos estudantes no ato da matrícula. Considerando as principais causas que provocam a evasão e retenção no IFMS comuns aos campi, a Comissão Geral as classificou em fatores individuais, fatores internos e fatores externos à instituição.

Confira, abaixo, o resultado do levantamento:

- Fatores individuais relacionados ao abandono do curso pelo estudante

  • Conciliar o estudo com o trabalho
  • Situação financeira familiar
  • Apoio da família
  • Reprovações nas disciplinas
  • Adaptação à vida estudantil (rotina)
  • Habilidades de estudos
  • Novos interesses durante o curso
  • Identificação com o curso escolhido
  • Diferença da idade em relação aos demais estudantes da turma


- Fatores internos à instituição relacionados ao abandono do curso pelo estudante

  • Informação a respeito do curso
  • Relacionamento com os professores
  • Relacionamento com os técnicos-administrativos
  • Relacionamento com os demais estudantes
  • Estruturas de apoio ao ensino
  • Programas institucionais de apoio ao aprendizado dos estudantes
  • Organização didático-pedagógica
  • Metodologia e didática utilizada pelo professor
  • Acessibilidade

- Fatores externos à instituição relacionados ao abandono do curso pelo estudante

  • Perspectiva de atuação profissional na área do curso
  • Transporte para frequentar as aulas


- Fatores individuais que levam à retenção/reprovação pelo estudante

  • Necessidade de conciliar o estudo com o trabalho
  • Dificuldade financeira familiar
  • Apoio da família
  • Adaptação à vida estudantil (rotina)
  • Organização para os estudos
  • Identificação com o curso escolhido
  • Diferença da idade em relação aos demais estudantes da turma
  • Adaptação à organização didático-pedagógica


- Fatores internos à instituição que levam à retenção/reprovação pelo estudante

  • Problemas de relacionamento com os professores ou demais servidores
  • Problemas de relacionamento com os demais estudantes
  • Estruturas de apoio ao ensino
  • Programas institucionais de apoio ao aprendizado dos estudantes
  • Metodologia e didática utilizada pelo professor
  • Acessibilidade
  • Auxílios dos programas institucionais de apoio ao estudante no ensino, pesquisa e extensão


- Fatores externos à instituição que levam à retenção/reprovação pelo estudante

  • Perspectiva de atuação profissional na área do curso
  • Transporte para frequentar as aulas


- Fatores individuais que contribuem com o êxito dos estudantes

  • Condição financeira
  • Apoio da família
  • Resultados alcançados nas disciplinas e atividades
  • Domínio de conteúdos da etapa anterior (Ensino Fundamental ou Ensino Médio)
  • Organização e rotina de estudos
  • Identificação com o curso escolhido
  • Participação em programas institucionais de apoio ao aprendizado dos estudantes
  • Adaptação à organização didático-pedagógica (regime semestral, matrículas por unidades curriculares, dependência, entre outros)
  • Participação em projetos de ensino, pesquisa, extensão, atividades esportivas e eventos


- Fatores internos à instituição que contribuem com o êxito dos estudantes

  • Relacionamento com os docentes e demais servidores
  • Relacionamento com os demais estudantes
  • Estruturas de apoio ao ensino
  • Metodologia e didática utilizada pelo professor
  • Acessibilidade
  • A forma de avaliação utilizada nas disciplinas do curso
  • Auxílios do Programa de Assistência Estudantil (auxílio permanência, alimentação, transporte, entre outros)


- Fatores externos à instituição que contribuem com o êxito dos estudantes

  • Valorização social em relação ao curso

Estratégias

Com base nos diagnósticos quantitativo e qualitativo elaborados, foram propostas como estratégias algumas ações gerais e específicas a serem realizadas durante a vigência do PDI, para combate à evasão e à retenção no IFMS.

Ações Gerais

  • Realizar reuniões com todos os servidores do campus para sensibilizar e planejar ações pertinentes à atuação dos diferentes setores, em prol do desenvolvimento do Planejamento Estratégico Institucional de Permanência e Êxito (Peipee);
  • Realizar a formação continuada dos servidores, com referência aos fatores identificados, a fim de subsidiar as ações do Planejamento Estratégico Institucional de Permanência e Êxito (Peipee);
  • Avaliar e reorganizar o Programa Institucional de Formação Continuada de Servidores;
  • Planejar medidas preventivas e corretivas, a serem adotadas pelo docentes e equipes pedagógicas dos campi, visando ao enfrentamento dos problemas relacionados aos conhecimentos adquiridos na formação anterior, acúmulo de dependências e à evasão nos cursos;
  • Elaborar o Programa Educação Integral, Atenção a Saúde Mental, Física e Nutricional para atender aos estudantes;
  • Elaborar o Programa para Fortalecimento do Grêmio Estudantil;
  • Elaborar programa de aproximação e engajamento familiar dos estudantes;
  • Realizar estudo para oferta de alimentação escolar a todos os campi do IFMS;
  • Estimular o desenvolvimento de projetos e ações voltadas à cultura;
  • Ampliar e fortalecer as ações dos Núcleos de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) e dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne);
  • Formalizar parcerias com o município onde o campus está inserido, no sentido de garantir o transporte dos estudantes residentes em outros municípios ou distritos;
  • Implementar estratégias que fortaleçam a comunicação interna, com a finalidade de melhorar a qualidade do atendimento e serviço prestado;
  • Elevar gradualmente o investimento no Programa de Assistência Estudantil para garantir as condições de permanência dos estudantes;
  • Fomentar ações de apoio aos estudantes dos cursos Lato sensu e Stricto sensu, por meio dos editais de auxílio, para promover a permanência e o êxito dos estudantes da pós-graduação do IFMS.


Ações Específicas

  • Realizar orientação sobre a gestão do tempo para os estudos, por meio de material disponibilizado ao estudante via e-mail; ou palestra com orientações no início de cada semestre
  • Organizar a oferta de atividades não presenciais ou a distância no âmbito de cada curso, de acordo com as diretrizes curriculares específicas;
  • Elevar o valor destinado ao auxílio permanência do Programa de Assistência estudantil;
  • Realizar reuniões periódicas e eventos com a participação dos pais para aproximar a família da instituição;
  • Ampliar a comunicação dos campi com as famílias por meio da criação de grupos de transmissão e informações institucionais (e-mail, WhatsApp, entre outros);
  • Promover articulação com a família e, se necessário, com a rede de proteção à criança e ao adolescente (Conselho Tutelar);
  • Promover reunião de pais para discutir temas relacionados à formação estudantil;
  • Realizar avaliação diagnóstica de conteúdos da área em todas as turmas no início do período letivo para identificar possíveis dificuldades dos estudantes e planejar a intervenção pedagógica necessária;
  • Identificar os estudantes com reprovações no semestre letivo anterior para elaborar o planejamento específico das intervenções pedagógicas;
  • Identificar unidades curriculares com maiores índices de reprovação, para intensificar o acompanhamento pedagógico, junto aos docentes e às turmas;
  • Realizar formação com os professores a respeito da avaliação e das diferentes abordagens avaliativas (diagnóstica, formativa, comparativa, somativa), orientando os professores quanto aos instrumentos mais adequados para os diferentes cursos ou unidade curricular;
  • Garantir, no campus, o desenvolvimento organizado do Plano de Estudo Individual (PEI) enquanto uma das formas da progressão parcial de estudos;
  • Aprimorar a divulgação das atividades de monitoria, bem como o acompanhamento do professor orientador do Programa de Monitoria;
  • Aprimorar o acompanhamento da Direção de Ensino sobre a gestão pedagógica dos programas de Monitoria e PIBID, TCC e outros que promovam e permanência e êxito dos estudantes;
  • Implementar atividades contínuas (rodas de conversa envolvendo estudantes calouros e veteranos, palestras, seminários, entre outros) que abordem o valor e a utilidade do estudo, a gestão do tempo na organização da rotina do estudante;
  • Orientar os estudantes para a realização das atividades não presenciais e a distância, nas unidades curriculares com carga horária híbrida;
  • Elaborar planos de estudos para os discentes;
  • Criar grupos de estudos entre os estudantes;
  • Elaborar planos de estudos para os discentes;
  • Criar grupos de estudos entre os estudantes;
  • Incentivar os estudantes para participação nos horários de permanência (PE) e monitoria;
  • Realizar palestras que auxiliem no desenvolvimento de habilidades de estudos;
  • Promover o compartilhamento de experiências entre os estudantes que apresentam rotinas de estudo efetivo e eficaz e os que não as possuem;
  • Realizar projeto na biblioteca para pesquisa, ensino e letramento informacional no auxílio das dificuldades nas realizações dos trabalhos acadêmicos e científicos dos estudantes;
  • Realizar ações no âmbito de cada curso que estimulem o sentimento de valorização e identificação dos estudantes com seus cursos e com a área de atuação, como feiras, seminários, colóquios, congressos, iniciação científica, semana do curso, visitas técnicas, entre outros;
  • Fomentar a proposição de projetos de pesquisa, extensão ou inovação tecnológica, visando à resolução de problemas atuais locais trazidos pelos alunos, por meio da aplicação dos conhecimentos adquiridos no ensino;
  • Fomentar a participação dos estudantes em eventos técnicos e científicos, de extensão e ensino;
  • Realizar atividades de compartilhamento de experiências e saberes nas áreas de estudos do curso para os estudantes de outros cursos, para ampliar a visão sobre a área de conhecimento dos cursos ofertados pelo IFMS;
  • Realizar capacitações aos usuários da biblioteca referente aos produtos e serviços oferecidos;
  • Realizar atividades de compartilhamento de experiências de egressos e profissionais da área com estudantes em curso, referentes à atuação nas áreas do curso;
  • Ampliar e aprimorar a divulgação da estrutura e das finalidades dos cursos ofertados para que os estudantes tenham maior clareza sobre o curso;
  • Promover parcerias com as empresas locais, visando ao desenvolvimento de visitas técnicas, ações de pesquisa, troca de tecnologia ou conhecimentos e recebimento de estagiários;
  • Realizar acompanhamento pedagógico diferenciado dos estudantes adolescentes, jovens e adultos, com base nas especificidades de idade, desenvolvimento e maturidade e valorização de saberes;
  • Promover, entre os docentes, reuniões para discutir a proposição de projetos que promovam valorização de saberes adquiridos fora da escola, pelos estudantes jovens e adultos;
  • Elaborar material informativo a respeito do curso com linguagem clara e divulgar na comunidade antes dos processos seletivos;
  • Realizar palestras sobre os cursos ofertados no campus para maior divulgação na comunidade, coletando dados do público para envio de informações complementares;
  • Identificar o público-alvo de cada curso, bem como as instituições onde podem ser encontrados, a fim de promover divulgação mais efetiva;
  • Promover visitas técnicas e trabalhos práticos para aplicação dos conhecimentos dos cursos;
  • Incentivo a programas de formação ativa como estratégia de envolvimento dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem;
  • Promover rodas de conversa com profissionais externos que atuem na área para incentivar o estudante a permanecer no curso e observar na prática a aplicação do conhecimento;
  • Promover divulgações de cursos do IFMS com ênfase no perfil do egresso e nas disciplinas que estruturam o curso;
  • Promover rodas de conversas entre docentes e discentes para discutir questões ligadas a relações interpessoais, conflitos sociais, comportamento, diversidade;
  • Fortalecer a formação continuada para o corpo docente por meio da oferta de cursos de curta e de longa duração;
  • Criar propostas de formação continuada com base nos pontos apontados pelos estudantes como problemas de relacionamento com os docentes, a partir de pesquisas pontuais nos cursos de acordo com o nível e modalidade;
  • Promover rodas de conversas entre servidores técnicos e discentes para discutir questões ligadas a relações interpessoais, conflitos sociais, resolução de problemas na esfera pública, comportamento, diversidade;
  • Fortalecer a formação continuada para o corpo técnico por meio da oferta de cursos de curta e de longa duração;
  • Reuniões entre estudantes de cursos e períodos diferentes, para discutir questões ligadas e relações interpessoais, conflitos sociais, comportamento, diversidade;
  • Envolver os estudantes em ações de organização de eventos;
  • Inserir no Plano de Desenvolvimento do Campus (PDC) ações de melhoria às estruturas de apoio ao ensino;
  • Garantir a regularidade e a agilidade do repasse dos recursos aos campi, em particular os destinados à assistência estudantil;
  • Avaliar a distribuição de recursos para os editais (TCC, Monitoria, PIBID), após levantamento e análise da execução do período letivo anterior;
  • Realizar acompanhamento sistemático dos estudantes que recebem o Auxílio Permanência;
  • Realizar reuniões com estudantes ingressantes para repassar orientações quanto à organização didático-pedagógica do IFMS;
  • Revisar os projetos pedagógicos de curso e reestruturar, quando necessário, de forma a melhor atender ao perfil do egresso;
  • Fortalecer o acompanhamento pedagógico junto aos docentes do campus, com especial atenção aos dados levantados na Avaliação Docente pelo Discente;
  • Realizar reuniões pedagógicas e estudos com os docentes que abordem aspectos relacionados como possíveis causas motivadoras da evasão e questões relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem no campus;
  • Realizar, junto ao Napne, o monitoramento e a elaboração de plano de melhoria das condições de acessibilidade física e estrutural do campus, de equipamentos e recursos didáticos, comunicação e acessibilidade pedagógica aos estudantes com necessidades educacionais específicas;
  • Promover a formação de professores e servidores ligados ao ensino para o atendimento aos estudantes com necessidades educacionais específicas;
  • Promover reuniões de integração com as famílias dos estudantes com necessidades educacionais específicas para a troca de experiência e parceria no atendimento ao estudante;
  • Realizar visitas técnicas ou pesquisa com levantamento de dados em empresas ou instituições do setor produtivo na área do curso;
  • Realizar palestras temáticas com profissionais ou egressos;
  • Aprimorar constantemente os estágios, com o objetivo de que eles sejam o mais efetivos possíveis na formação do(a) estudante;
  • Ampliar as negociações com as prefeituras para o transporte de alunos em cidades sem transporte público viável.

Contato

Comissão Permanente de Acompanhamento das Ações de Permanência e Êxito*
Tânia Mara Dias Gonçalves Brizueña
E-mail:

* Designada pela Portaria nº 303, de 24/02/2024, publicada no Boletim de Serviço nº34/2024.