Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Ações e Programas > Programa de Iniciação Científica e Tecnológica

Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (Pitec)

O Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (Pitec), aprovado pelo Conselho Superior do IFMS por meio da Resolução nº 001, de 27 de fevereiro de 2014, tem como principais objetivos:

1. Possibilitar que estudantes dos cursos técnicos de nível médio e superior do IFMS desenvolvam competências e habilidades em atividades de pesquisa.
  2. Incentivar a participação de estudantes em projetos de pesquisa desenvolvidos no IFMS.
  3. Aprimorar o processo de formação dos estudantes do IFMS para o mundo do trabalho.
  4. Otimizar a qualidade do ensino no IFMS, sempre associado à pesquisa e à extensão.

Bolsista

O estudante vinculado ao projeto de pesquisa recebe bolsa/auxílio do IFMS ou com recursos captados em outros órgãos das esferas municipal, estadual ou federal.

Voluntário

Nesse caso, não é feita a concessão de bolsa/auxílio para o estudante, que atua voluntariamente no projeto de pequisa desenvolvido no IFMS.

Estudante

• estar matriculado no IFMS e ter 7,0 como Coeficiente de Rendimento, no mínimo;
  • ter pelo menos 80% de frequência nas disciplinas cursadas;
  • ter cursado ao menos um semestre, e não estar matriculado no último semestre;
  • estar vinculado a um único projeto de pesquisa;
  • ter currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes;
  • não ter vínculo empregatício e/ou ser beneficiário de outro tipo de bolsa no IFMS ou de qualquer outra instituição, nem participar de projeto de monitoria ou estágio remunerado.

Orientador

• ser servidor docente ou técnico-administrativo do quadro de pessoal permanente do IFMS;
  • ter currículo cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq;
  • não estar licenciado ou afastado por um período superior a três meses anteriores à submissão da proposta;
  • possuir no mínimo o título de mestre;
  • estar sem impedimentos nos programas geridos pela Propi, outras instância do IFMS e/ou do CNPq;
  • ter produção divulgada em revistas especializadas, livros, capítulos de livros, anais de encontros científicos, entre outras publicações.

Bolsas

O Pitec é responsável por viabilizar o pagamento de bolsas de iniciação científica institucionais, provenientes do orçamento da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFMS, fomentando o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic).

O IFMS também participa dos editais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para fomento de bolsas de iniciação científica.

As bolsas de iniciação científicas no IFMS são divididas da seguinte forma:

• Pibic-EM: bolsas de iniciação científica no valor mensal de R$ 100,00 direcionadas a estudantes de nível médio do IFMS;
  • Pibic: bolsas de iniciação científica no valor mensal de R$ 400,00 direcionadas aos estudantes dos cursos superiores do IFMS;
  • Pibiti: bolsas de iniciação científica direcionadas a projetos com foco o desenvolvimento de novas tecnologias e processos inovadores, disponibilizadas aos estudantes dos cursos superiores no valor mensal de R$ 400,00.
  • Pibic-Af: bolsas de iniciação científica voltadas aos estudantes que ingressaram no IFMS por meio de ações afirmativas.

Atualmente, com recursos do CNPq, o IFMS possui 90 bolsas de Pibic-EM, 10 de Pibic, 4 de Pibiti e 2 Pibic-Af.

Seleção

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi) publica - anualmente, na Central de Seleção do IFMS, o edital que seleciona projetos de pesquisa e prevê a indicação estudantes para a iniciação científica e tecnológica.

A seleção das propostas é feita em duas etapas. Inicialmente, são selecionados os projetos de pesquisa. Depois, é feita a indicação dos estudantes interessados em participar.

Os projetos e planos de trabalho são avaliados de acordo com a relevância, abrangência temática, além das viabilidades técnica e econômica.

Indicadores

CicloProjetos selecionadosBolsas concedidas
2021/2022210278
2020/2021159217