Agenda IFMS

Edição #165


Agenda

PDI 2019-2023
Coxim e Nova Andradina realizam audiências públicas para elaboração do PDI

Os municípios de Coxim e Nova Andradina realizam nesta semana audiências públicas do processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2019-2023) do IFMS. Na segunda-feira, o evento será em Coxim, com início às 19 horas, no auditório do campus (Rua Salime Tanure, s/nº, Bairro Santa Tereza). Já em Nova Andradina, na quarta-feira, 27, a audiência acontece no mesmo horário, na Câmara Municipal (Rua São José, 664, Centro). O objetivo é coletar dados e sugestões da comunidade interna e externa para subsidiar a construção do documento que irá nortear as ações da instituição nos próximos cinco anos.

Informações: (67) 3378-9619 ou pdi@ifms.edu.br

Engrenagem

Institucional I
Palestra sobre liderança é transmitida por videoconferência

Na quinta-feira, 28, a Coordenação de Desenvolvimento e Qualidade de Vida (Codev) da Diretoria de Gestão de Pessoas (Digep) organiza a palestra "Liderança para alcançar resultados", ministrada pelo presidente do Conselho Regional de Administração de Mato Grosso do Sul (CRA-MS), Rodrigo Cazelli. O evento acontece das 14 às 16 horas com transmissão por videoconferência para todos os campi. Na reitoria, foram disponibilizadas 50 vagas presenciais. Já nos campi, a quantidade de participantes se dá pela capacidade de cada sala de transmissão. A confirmação de participação deve ser feita por formulário eletrônico.

Informações: (67) 3378-9556 ou codev@ifms.edu.br

Lápis

Institucional II
Curso de gestão de materiais é realizado na reitoria

A reitoria do IFMS sedia na segunda-feira, 25, o curso de Gestão de Materiais, voltado para servidores que atuam nas áreas de almoxarifado e patrimônio. O curso é presencial e será realizado das 8h30 às 17h30. Foram ofertadas 30 vagas, sendo 15 para servidores do IFMS e 15 para servidores de outros órgãos federais. Os principais tópicos a serem abordados incluem planejamento das aquisições, gestão dos estoques, recebimento, armazenagem, distribuição e descarte de materiais, e inventário. O curso é organizado pela Coordenação de Desenvolvimento e Qualidade de Vida (Codev) da Diretoria de Gestão de Pessoas (Digep).

Informações: (67) 3378-9559 ou codev@ifms.edu.br

Coração

Coxim I
Campus promove quarta campanha para cadastro de doadores de medula óssea

Na segunda-feira, 25, o Campus Coxim realiza mais uma ação da quarta edição da campanha para cadastro de doadores de medula óssea. A ação acontece no campus, das 18 às 21 horas, paralelamente à audiência pública sobre a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2023. Para se cadastrar, o interessado deve ter entre 18 e 55 anos. É necessário preencher uma ficha com informações pessoais e será retirada uma pequena quantidade de sangue (10 ml) do voluntário à doação. Na sexta-feira, 29, a campanha realiza nova ação de cadastro e coleta, das 17 às 19 horas, na praça da Concha Acústica.

Informações: (67) 3291-9657 ou nuged.cx@ifms.edu.br

Porcentagem

Nova Andradina
Campus realiza Simpósio de educação matemática nos anos iniciais

Na quinta-feira, 28, o Campus Nova Andradina promove o primeiro Simpósio de Educação Matemática nos Anos Iniciais do Município de Nova Andradina (Semai). O evento começa às 19 horas no Anfiteatro da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O simpósio é aberto aos professores das redes pública e privada de ensino e terá como tema “Reflexões sobre o acesso ao saber matemático”. A palestrante será a docente da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Presidente Prudente, Eliane Maria Vani. A atividade prevê a emissão de certificado aos participantes.

Informações: (67) 3378-9510 ou nova.andradina@ifms.edu.br

Capelo

Campo Grande I
Campus realiza matrículas de convocados para curso de mestrado

De 25 e 29 de junho, o Campus Campo Grande recebe as matrículas dos candidatos aprovados no Exame Nacional de Acesso para o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). A matrícula deve ser efetuada no campus (Rua Taquari, 831, Bairro Santo Antônio) na sala do ProfEPT (Bloco E - 2º piso). O atendimento será feito das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 18h30 na terça, quinta e sexta-feira; das 14h às 18h na segunda-feira; e das 9h às 12h na quarta. Caso haja vagas não preenchidas ao término do prazo, um novo período para matrícula será aberto entre 3 e 6 de julho, dessa vez para os candidatos suplentes. As aulas terão início nos dias 13 e 14 de agosto, durante o I Seminário de Educação Profissional e Tecnológica do IFMS, que será realizado no auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), na Capital.

Informações: (67) 3357-8505 ou profetp@ifms.edu.br

Info

Coxim II
Projeto de extensão promove evento de contação de histórias

O Campus Coxim realiza na terça-feira, 26, o primeiro evento de contação de histórias do projeto de extensão Ninar - Histórias para despertar. O evento começa às 20h30 e tem entrada gratuita. Os primeiros contadores de histórias do Ninar serão Giselle, Gisa e David. O Projeto Ninar organiza pequenas palestras ministradas por moradores da cidade de Coxim para que possam, através do relato de situações ocorridas em suas próprias vidas, contribuir com o desenvolvimento intelectual, emocional e motivacional de estudantes, servidores e membros da comunidade externa.

Informações: (67) 99999-1411 ou tony.santos@ifms.edu.br

T.I.

Jardim
Campus realiza primeira edição de campeonato de algoritmos

Na sexta-feira, 29, acontece o primeiro Campeonato de Algoritmo do IFMS Campus Jardim. A atividade inicia às 14 horas, nas dependências do campus. O objetivo da ação é contribuir com o ensino-aprendizado na unidade curricular de algoritmo e estimular a permanência e êxito dos estudantes. Segundo o coordenador da ação, Nicholas Santos, o campeonato visa ainda demonstrar aos estudantes como problemas diversos do dia a dia podem ser resolvidos com a utilização de técnicas de construção de algoritmos.

Informações: (67) 3209-0206 ou nicholas.santos@ifms.edu.br

Camiseta

Campo Grande II
Estudantes do campus participam de torneios intercursos

No sábado, 30, estudantes do Campus Campo Grande participam de torneios de futsal, truco e Just Dance - jogo eletrônico de dança. As atividades serão realizadas a partir das 7h30 na Escola Municipal Manoel Inácio de Souza. Essa será a segunda edição dos Jogos Intercursos de Futsal do IFMS - Campus Campo Grande, com cerca de 150 estudantes envolvidos, e também do Campeonato de Just Dance, com 35 participantes inscritos. Já o Torneio de Truco acontece em sua primeira edição e reúne 25 participantes.

Informações: (67) 3357-8501 ou campo.grande@ifms.edu.br

T.I.

Três Lagoas
Linux é tema de cursos para estudantes de escola estadual

Como parte das atividades previstas pelo IF Maker, o Campus Três Lagoas oferta um curso de Linux a estudantes da Escola Estadual Afonso Pena. O curso acontece das 8 às 12 horas, na terça e quarta-feira, 26 e 27, na escola estadual. Foram ofertadas 40 vagas para o curso com oito horas aula. As atividades são realizadas mensalmente, com a disponibilização de recursos, infraestrutura, espaço físico e/ou cursos, de forma gratuita, para a comunidade onde estão presentes as unidades do IF Maker do IFMS.

Informações: (67) 3509-9532 ou marcio.oliveira@ifms.edu.br

Pilha

Coxim III
Estudantes do curso Técnico em Alimentos apresentam trabalhos de conclusão

Na quarta-feira, 28, estudantes do curso Técnico em Alimentos integrado ao ensino médio realizam a apresentação de seus trabalhos de conclusão de curso (TCC). As atividades serão realizadas na Sala 73 do campus, no período vespertino. Às 14 horas, João Vitor Silva e Gustavo Meira apresentam o trabalho "Produção e Avaliação Físico Química e Sensorial de sorvete de babaçu"; na sequência, às 15 horas, Bruno Silva apresenta "Desenvolvimento e caracterização do pão de queijo enriquecidos com fibras e Ômega 3". Na semana anterior, outros quatro trabalhos foram apresentados no campus.

Informações: (67) 3291-9611 ou coxim@ifms.edu.br

Prancheta

Corumbá
Estudo de caso aborda política de alimentação escolar

Na sexta-feira, 29, o Campus Corumbá promove estudo de caso para aplicação da Política Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A ação será transmitida aos demais campi e reitoria por meio de videoconferência. O objetivo é debater a questão quanto aos desafios enfrentados para implantação da merenda no campus. O conteúdo programático contempla a apresentação do PNAE, a educação alimentar e nutricional, reflexão sobre a realidade dos institutos federais, a elaboração de cardápios, a atuação dos nutricionistas, a agricultura familiar e formas de execução da PNAE.

Informações: (67) 3234-9101 ou corumba@ifms.edu.br

Calendário Pessoa

Institucional III
Nova Andradina sedia quinta reunião ordinária do Codir

O Campus Nova Andradina recebe na terça-feira, 26, a 5ª reunião ordinária do Colégio de Dirigentes (Codir). A reunião inicia às 13h30 com uma visita técnica às dependências do campus. A pauta da reunião começa a ser apreciada às 15 horas. Entre os processos estão as apresentações de planos anuais específicos (PAE) de setores da reitoria e campi, a Política de Desenvolvimento de Coleção do Sistema de Bibliotecas e, ainda, apresentações sobre auxílio alimentação do Campus Corumbá e auxílio transporte do Campus Nova Andradina.

Informações: (67) 3378-9616 ou codir@ifms.edu.br

Crachá

Institucional IV
Novos servidores tomam posse em cerimônia na reitoria

Na sexta-feira, 29, a Diretoria de Gestão de Pessoas (Digep) organiza a posse de 13 novos servidores para o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). São cinco servidores técnicos-administrativos e oito docentes. Os termos de posse serão assinados a partir das 15h30, pelo reitor da instituição, Luiz Simão Staszczak. A Digep promove ainda a ambientação, a partir das 8h30, quando os empossados serão apresentados à instituição, em atividade com participação de pró-reitores, diretores sistêmicos e assessores.

Informações: (67) 3378-9556 ou digep@ifms.edu.br