Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Ensino > Educação básica

Educação Básica

O ensino médio que prepara para o exercício de profissões técnicas chama-se educação profissional técnica de nível médio, desenvolvido no IFMS nas formas integrada e subsequente.

Os cursos técnicos integrados são destinados àqueles que concluíram o ensino fundamental e desejam cursar o ensino médio e a educação profissional ao mesmo tempo.

Enquanto os cursos técnicos subsequentes são aqueles voltados para estudantes que concluíram o ensino médio e desejam obter a certificação de técnico.

O ensino fundamental também pode ser integrado à educação profissional, por meio do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja).  

Nesse caso, o curso é destinado aos trabalhadores que desejam obter a certificação de formação inicial e continuada e concluir o ensino fundamental, que é ofertado por instituição parceira.

A formação inicial continuada proporciona ao estudante uma qualificação profissional e a possibilidade de inserção no mundo do trabalho, cuja carga horária mínima é de 160 horas. Outra possibilidade é a oferta desses cursos é por meio do Proeja.

Em resumo, a oferta de cursos do IFMS compreende:

  • Técnico integrado (nível médio e educação de jovens e adultos);
  • Técnico subsequente (nível médio);
  • Qualificação profissional ou Formação Inicial e Continuada (inclui também a educação de jovens e adultos cuja oferta de ensino fundamental é realizada por meio de convênios).