Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Estudante > Estágio > Gestão do Estágio

Gestão do Estágio

A atividade de estágio no IFMS é gerenciada em várias instâncias, desde a Pró-Reitoria de Extensão, que define as diretrizes, até a atividade do professor orientador, passando ainda por diretorias e pela Coordenação de Extensão e Relações Institucionais do campus, cujo setor desempenha uma série de atividades de acompanhamento e avaliação dos estágios realizados pelos alunos.

Essa relação é oficializada por meio de uma série de documentos, entre eles:

a) Termo de Convênio de Estágio: estabelece todas as condições de realização do estágio, assinado entre o IFMS (representado pelo Diretor-Geral) e a unidade concedente de estágio (pessoa física ou jurídica de direito público ou privado, quando não tiverem convênio com nenhuma agência integradora). O Termo de Compromisso de Estágio e o plano de atividades são anexos obrigatórios. 

Modelo de Termo de Convênio de Estágio - Pessoa Física
Modelo de Termo de Convênio de Estágio - Pessoa Jurídica

b) Termo de Compromisso de Estágio: constam as obrigações e os direitos do estagiário, da unidade concedente (que oferece o estágio) e do IFMS, assinado também pela Coordenação de Extensão e Relações Institucionais (Coeri) do campus, pelo supervisor de estágio e professor orientador. 

O documento especifica ainda as atividades a serem desenvolvidas pelo estagiário, seus horários e informações sobre a concessão de bolsa ou qualquer outro benefício, no denominado “Plano de Atividades de Estágio”.

Modelo de Termo de Compromisso de Estágio

Quem faz o quê no IFMS


O fomento, acompanhamento, articulação e divulgação das atividades de estágio são de responsabilidade de setores estratégicos no IFMS, como a Pró-Reitoria de Extensão, na Reitoria, e a Direção-Geral do Campus.

Cabe-lhes, também, buscar oportunidades de parcerias com empresas ou instituições para a oferta de vagas de estágio aos estudantes do IFMS, em conjunto com a Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão do campus e a Coordenação de Extensão e Relações Institucionais.

Esses dois últimos setores são responsáveis ainda pela divulgação do Regulamento de Estágio junto aos estudantes, e a realização de reuniões sobre os procedimentos adotados no IFMS.

Conheça as obrigações específicas de cada um dos setores envolvidos nessa atividade:


Pró-Reitoria de Extensão 

  • propõe normas e políticas sobre as atividades de estágio no IFMS; 
  • elabora e celebra acordos com agentes de integração;
  • publica o extrato do Convênio de Estágio no Diário Oficial da União.


Direção-Geral do Campus 

  • celebra o Termo de Convênio de Estágio junto a unidade concedente; 
  • divulga os cursos ofertados junto às organizações regionais em busca de oportunidades de estágio.


Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão 
Direção de Pesquisa, Extensão e Relações Institucionais (Campus Campo Grande)

  • supervisiona o desenvolvimento das atividades de estágio;
  • assina as declarações de orientação e supervisão de estágio, expedidas pela Coordenação de Extensão e Relações Institucionais;
  • analisa a Avaliação do Estagiário pelo Supervisor. 


Coordenação de Extensão e Relações Institucionais 

  • acompanha e avalia os estágios (obrigatório e não obrigatório);
  • gerencia, procede à tramitação e arquiva a documentação relacionada ao estágio, inclusive os pedidos de convalidação;
  • comunica a unidade concedente de estágio as datas de realização das avaliações escolares;
  • elabora, acompanha a vigência e mantêm atualizado o controle dos Termos de Convênio de Estágio pelo campus;
  • elabora e assina o Termo de Compromisso de Estágio, conforme o plano de atividades de estágio elaborado pelo professor orientador e supervisor da unidade concedente;
  • expede declarações (orientação e supervisão de estágio interno) e a comprovação de participação do estudante de nível médio e superior em atividades de extensão, de monitorias e de iniciação científica.


Coordenação de Curso ou Eixos Tecnológicos 

  • indica, semestralmente, os professores aptos a atuarem como orientadores do estágio e a respectiva carga horária disponível para orientação.