Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Eventos > Semana de Ciência e Tecnologia

Semana de Ciência e Tecnologia do IFMS

Organizada desde 2010, a Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) do IFMS é promovida anualmente pelos dez campi da instituição.

O evento oferece uma série de atividades para a divulgação de ações desenvolvidas com estudantes e servidores do IFMS nas áreas do ensino, pesquisa e extensão. São palestras, oficinas, mesas-redondas, além das Feiras de Ciência e Tecnologia, espaços para que estudantes apresentem trabalhos científicos.

Realizada em outubro, a SCT segue o cronograma e o tema central da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), organizada desde 2004 pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

São objetivos da Semana de Ciência e Tecnologia do IFMS:

• estimular o interesse de estudantes e servidores pelo desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação;
  • promover a troca de experiências inovadoras;
  • proporcionar a realização de um evento com foco na integração entre ensino, pesquisa e extensão;
  • disseminar a cultura do empreendedorismo inovador no âmbito do IFMS;
  • despertar o interesse das comunidades interna e externa para ações desenvolvidas na instituição.

Edição 2018

Neste ano, o evento foi realizado de 1º a 5 de outubro. A edição 2018 seguiu o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), “Ciência para a Redução das Desigualdades”. A temática está relacionada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estipulados pelas Nações Unidas.

No IFMS, a Semana promove atividades gratuitas abertas à comunidade nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. A programação inclui a realização das Feiras de Ciência e Tecnologia, o Observatório de Profissões e o de Egressos, além de minicursos e palestras.

Também deve ser realizado durante o evento o "Vem pro IFMS", uma mostra de atividades integradas que apresentem para sociedade o que é a instituição, e o Maker Day, que consiste na oferta de oficinas para auxiliar os participantes na criação de ideias, desenvolvimento dos protótipos, execução e apresentação dos projetos.

A programação completa da Semana de Ciência e Tecnologia 2018 está disponível na página do evento.

Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi)
E-mail: Telefone: (67) 3378-9599

Edições anteriores

Lista