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Avaliação de Cursos de Graduação

A Avaliação de Cursos de Graduação está prevista na Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e atribui conceitos, de 1 a 5, para cada uma das três dimensões abaixo e seus respectivos indicadores:

  • Organização Didático-Pedagógica
  • Corpo Docente e Tutorial
  • Infraestrutura

A avaliação é realizada a cada três anos por atores externos ao IFMS, indicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e serve para o reconhecimento e autorização do curso junto ao Ministério da Educação. Dependendo da finalidade, cada dimensão possui um peso:

DimensãoAutorizaçãoReconhecimento
Organização Didático-Pedagógica4030
Corpo Docente e Tutorial2040
Infraestrutura4030

O Conceito de Curso é obtido pela média aritmética ponderada de cada uma das três dimensões. Os resultados de cada dimensão é calculado a partir da média aritmética simples dos indicadores que a compõem.

O novo instrumento de avaliação para reconhecimento dos cursos de graduação é definido pela Portaria nº 1.382/2017

Conceitos de Cursos do IFMS

CursoCampusConceito de Curso
Bacharelado em AgronomiaNova Andradina4
Ponta Porã4
Licenciatura em QuímicaCoxim4
Tecnologia em AgronegócioPonta Porã4
Tecnologia em AlimentosCoxim4
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de SistemasCorumbá4
Naviraí4
Nova Andradina3
Três Lagoas4
Tecnologia em Produção de GrãosNova Andradina4
Tecnologia em Sistemas para InternetAquidauana4
Campo Grande3
Coxim4
Três Lagoas4


Dimensão 1: Organização Didático-Pedagógica

Fontes de consulta dos avaliadores: Plano de Desenvolvimento Institucional, Projeto Pedagógico do Curso, Relatório de Autoavaliação Institucional, Políticas Institucionais, Diretrizes Curriculares Nacionais, Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia e Formulário Eletrônico preenchido pelo IFMS no e-MEC.

Indicadores:

  • Políticas institucionais no âmbito do curso
  • Objetivos do curso
  • Perfil profissional do egresso
  • Estrutura curricular
  • Conteúdos curriculares
  • Metodologia
  • Estágio curricular supervisionado obrigatório para cursos cujas diretrizes curriculares nacionais preveem o estágio supervisionado
  • Estágio curricular supervisionado – relação com a rede de escolas da educação básica  - obrigatório para licenciaturas
  • Estágio curricular supervisionado – relação teoria e prática - obrigatório para licenciaturas
  • Atividades complementares - obrigatório para cursos cujas diretrizes curriculares nacionais preveem atividades complementares
  • Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC ) - obrigatório para cursos cujas diretrizes curriculares nacionais preveem TCC
  • Apoio ao discente
  • Gestão do curso e os processos de avaliação interna e externa
  • Atividades de tutoria - exclusivas para cursos na modalidade a distância e para cursos presenciais que ofertam disciplinas (integral ou parcialmente) na modalidade a distância, conforme Portaria nº 1.134/2016
  • Conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias às atividades de tutoria - exclusivos para cursos na modalidade a distância e para cursos presenciais que ofertam disciplinas (integral ou parcialmente) na modalidade a distância, conforme Portaria nº 1.134/2016
  • Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo ensino-aprendizagem
  • Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) - exclusivo para cursos na modalidade a distância e para cursos presenciais que ofertam disciplinas (integral ou parcialmente) na modalidade a distância, conforme Portaria nº 1.134/2016
  • Material didático
  • Procedimentos de acompanhamento e de avaliação dos processos de ensino-aprendizagem
  • Número de vagas
  • Integração com as redes públicas de ensino - obrigatório para licenciaturas
  • Integração do curso com o sistema local e regional de saúde (SUS) - obrigatório para cursos da área da saúde
  • Atividades práticas de ensino para áreas da saúde - obrigatório para cursos da área da saúde
  • Atividades práticas de ensino para licenciaturas - obrigatório para licenciaturas

Dimensão 2: Corpo Docente e Tutorial

Fontes de consulta dos avaliadores: Projeto Pedagógico do Curso, Plano de Desenvolvimento Institucional, Políticas de Formação Docente, Formulário Eletrônico preenchido pelo IFMS no e-MEC, documentação comprobatória e Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia.

Indicadores:

  • Núcleo Docente Estruturante (NDE)
  • Equipe multidisciplinar - exclusivo para cursos na modalidade a distância e para cursos presenciais que ofertam disciplinas (integral ou parcialmente) na modalidade a distância, conforme Portaria nº 1.134/2016
  • Atuação do coordenador
  • Regime de trabalho do coordenador de curso
  • Corpo docente: titulação
  • Regime de trabalho do corpo docente do curso
  • Experiência profissional do docente, excluída a experiência no exercício da docência superior
  • Experiência no exercício da docência na educação básica - obrigatório para cursos de licenciatura e para curso superior de tecnologia
  • Experiência no exercício da docência superior
  • Experiência no exercício da docência na educação a distância
  • Experiência no exercício da tutoria na educação a distância
  • Atuação do colegiado de curso ou equivalente
  • Titulação e formação do corpo de tutores do curso
  • Experiência do corpo de tutores em educação a distância - exclusivo para cursos na modalidade a distância e para cursos presenciais que ofertam disciplinas (integral ou parcialmente) na modalidade a distância, conforme Portaria nº 1.134/2016
  • Interação entre tutores (presenciais – quando for o caso – e a distância), docentes e coordenadores de curso a distância - exclusivo para cursos na modalidade a distância e para cursos presenciais que ofertam disciplinas (integral ou parcialmente) na modalidade a distância, conforme Portaria nº 1.134/2016
  • Produção científica, cultural, artística ou tecnológica

Dimensão 3: Infraestrutura

Fontes de consulta dos avaliadores: Projeto Pedagógico do Curso, Diretrizes Curriculares Nacionais, Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, Formulário Eletrônico preenchido pelo IFMS no e-MEC e documentação comprobatória.

Indicadores:

  • Espaço de trabalho para docentes em tempo integral
  • Espaço de trabalho para o coordenador
  • Sala coletiva de professores
  • Salas de aula
  • Acesso dos alunos a equipamentos de informática
  • Bibliografia básica por Unidade Curricular
  • Bibliografia complementar por Unidade Curricular
  • Laboratórios didáticos de formação básica
  • Laboratórios didáticos de formação específica
  • Laboratórios de ensino para a área de saúde - obrigatório para os cursos da área de saúde
  • Laboratórios de habilidades - obrigatório para os cursos da área de saúde
  • Unidades hospitalares e complexo assistencial conveniados - obrigatório para os cursos da área de saúde
  • Biotérios - obrigatório para os cursos da área de saúde
  • Processo de controle de produção ou distribuição de material didático (logística)
  • Núcleo de práticas jurídicas: atividades básicas e arbitragem, negociação, conciliação, mediação e atividades jurídicas reais - obrigatório para cursos de Direito
  • Comitê de Ética em Pesquisa - obrigatório para todos os cursos que contemplem a realização de pesquisa envolvendo seres humanos
  • Comitê de Ética na Utilização de Animais - obrigatório para todos os cursos que contemplem a utilização de animais em suas pesquisas
  • Ambientes profissionais vinculados ao curso - exclusivo para cursos a distância com previsão de utilização de ambientes profissionais