Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Pesquisa > Comitês e Comissões > Comitê de Ética na Pesquisa

Comitê de Ética em Pesquisa

O Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos é um órgão colegiado consultivo que está em processo de implantação no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), mas isso não impede que os pesquisadores da instituição executem projetos de pesquisas que envolvam seres humanos.

As pesquisas que envolvem direta ou indiretamente seres humanos e/ou animais, que utilizem técnicas de engenharia genética ou organismos geneticamente modificados devem, obrigatoriamente, ser respaldadas por um Comitê de Ética na Pesquisa, sendo esta providência de responsabilidade do coordenador do projeto de pesquisa. 

Para isso, o pesquisador do IFMS deve acessar e fazer seu cadastro na Plataforma Brasil, uma base nacional e unificada de registros de pesquisas envolvendo seres humanos gerenciada pelo Ministério da Saúde. Após o cadastramento, é preciso submeter o projeto para apreciação e aprovação.

O Conselho Nacional de Saúde (Conep) encaminhará o projeto para apreciação a um Comitê de Ética em Pesquisa de outra instituição, que poderá ser indicado pelo pesquisador, logo após a submissão e com as devidas justificativas, pelo e-mail .