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Avaliação de Cursos de Graduação

A Avaliação de Cursos de Graduação está prevista na Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e atribui conceitos, de 1 a 5, para cada uma das três dimensões abaixo e seus respectivos indicadores:

  • Organização Didático-Pedagógica
  • Corpo Docente e Tutorial
  • Infraestrutura

A avaliação é realizada a cada três anos por atores externos ao IFMS, indicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e serve para o reconhecimento e autorização do curso junto ao Ministério da Educação. Dependendo da finalidade, cada dimensão possui um peso:

DimensãoAutorizaçãoReconhecimento
Organização Didático-Pedagógica3040
Corpo Docente e Tutorial3030
Infraestrutura4030

O Conceito de Curso é obtido pela média aritmética ponderada de cada uma das três dimensões. Os resultados de cada dimensão é calculado a partir da média aritmética simples dos indicadores que a compõem.

Conceitos de Cursos do IFMS

CursoCampusConceito de Curso
Licenciatura em QuímicaCoxim4
Tecnologia em AgronegócioPonta Porã4
Tecnologia em AlimentosCoxim4
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de SistemasCorumbá4
Nova Andradina3
Três Lagoas4
Tecnologia em Produção de GrãosNova Andradina4
Tecnologia em Sistemas para InternetAquidauana4
Campo Grande3
Coxim4
Três Lagoas4


Dimensão 1: Organização Didático-Pedagógica

Fontes de consulta dos avaliadores: Plano de Desenvolvimento Institucional, Projeto Pedagógico do Curso, Relatório de Autoavaliação Institucional, Políticas Institucionais, Diretrizes Curriculares Nacionais, Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia e Formulário Eletrônico preenchido pelo IFMS no e-MEC.

Indicadores:

  • Contexto educacional
  • Políticas institucionais no âmbito do curso
  • Objetivos do curso
  • Perfil profissional do egresso
  • Estrutura curricular 
  • Conteúdos curriculares
  • Metodologia
  • Estágio curricular supervisionado 
  • Atividades complementares 
  • Trabalho de conclusão de curso (TCC)
  • Apoio ao discente
  • Ações decorrentes dos processos de avaliação do curso
  • Atividades de tutoria - Obrigatório para cursos a distância e presenciais, reconhecidos, que ofertam até 20% da carga horária total do curso na modalidade a distância, conforme portaria 4.059 de 10 de dezembro de 2004 
  • Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de ensino e aprendizagem
  • Material didático institucional - obrigatório para cursos a distância 
  • Mecanismos de interação entre docentes, tutores e estudantes - obrigatório para cursos a distância. NSA para cursos presenciais que não contemplam mecanismos de interação entre docentes, tutores e estudantes no PPC
  • Procedimentos de avaliação dos processos de ensino-aprendizagem
  • Número de vagas 
  • Integração com as redes públicas de ensino -  obrigatório para as Licenciaturas. 
  • Atividades práticas de ensino para Licenciaturas - obrigatório para Licenciaturas. 

Dimensão 2: Corpo Docente e Tutorial

Fontes de consulta dos avaliadores: Projeto Pedagógico do Curso, Plano de Desenvolvimento Institucional, Políticas de Formação Docente, Formulário Eletrônico preenchido pelo IFMS no e-MEC, documentação comprobatória e Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia.

Indicadores:

  • Atuação do Núcleo Docente Estruturante (NDE) 
  • Atuação do (a) coordenador (a)
  • Experiência profissional, de magistério superior e de gestão acadêmica do (a) coordenador (a) 
  • Regime de trabalho do (a) coordenador (a) do curso - obrigatório para cursos presenciais
  • Carga horária de coordenação de curso - obrigatório para cursos a distância 
  • Titulação do corpo docente do curso 
  • Titulação do corpo docente do curso – percentual de doutores 
  • Regime de trabalho do corpo docente do curso 
  • Experiência profissional do corpo docente 
  • Experiência no exercício da docência na educação básica - obrigatório para cursos de licenciatura e para Cursos Superiores de Tecnologia da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica
  • Experiência de magistério superior do corpo docente
  • Relação entre o número de docentes e o número de vagas - obrigatório para cursos a distância 
  • Funcionamento do colegiado de curso ou equivalente
  • Produção científica, cultural, artística ou tecnológica
  • Titulação e formação do corpo de tutores do curso - obrigatório para cursos a distância e presenciais, reconhecidos, que ofertam até 20% da carga horária total do curso na modalidade a distância, conforme Portaria 4.059/2004 
  • Experiência do corpo de tutores em educação a distância - obrigatório para cursos a distância e presenciais, reconhecidos, que ofertam até 20% da carga horária total do curso na modalidade a distância, conforme Portaria 4.059/ 2004 
  • Relação docentes e tutores – presenciais e a distância – por estudante - obrigatório para cursos a distância e presenciais, reconhecidos, que ofertam até 20% da carga horária total do curso na modalidade a distância, conforme Portaria 4.059 /2004 

Dimensão 3: Infraestrutura

Fontes de consulta dos avaliadores: Projeto Pedagógico do Curso, Diretrizes Curriculares Nacionais, Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, Formulário Eletrônico preenchido pelo IFMS no e-MEC e documentação comprobatória.

Indicadores:

  • Gabinetes de trabalho para professores de tempo integral
  • Espaço de trabalho para coordenação do curso e serviços acadêmicos
  • Sala de professores 
  • Salas de aula 
  • Acesso dos alunos a equipamentos de informática
  • Bibliografia básica 
  • Bibliografia complementar 
  • Periódicos especializados
  • Laboratórios didáticos especializados
  • Sistema de controle de produção e distribuição de material didático (logística) - obrigatório para cursos a distância
  • Comitê de Ética em Pesquisa - obrigatório para todos os cursos que contemplem a realização de pesquisa envolvendo seres humanos
  • Comitê de Ética na Utilização de Animais  - obrigatório para todos os cursos que contemplem a utilização de animais em suas pesquisas