Você está aqui: Página Inicial > Sobre o Campus > História

História do Campus Aquiduana

O IFMS iniciou as atividades no município de Aquidauana em setembro de 2010 com a abertura de vagas em cursos técnicos a distância oferecidos em parceria com o Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Na ocasião, o polo de ensino para os encontros presenciais, tutores e equipamentos foram cedidos pela Prefeitura Municipal, com aulas na Escola Municipal Erso Gomes.

Com a autorização de funcionamento concedida pelo Ministério da Educação (MEC) por meio da Portaria n° 79, de 28 de janeiro de 2011, o Campus Aquidauana iniciou as atividades em sede provisória, localizada na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Inicialmente, foram oferecidos os cursos técnicos integrados em Edificações e Informática. No segundo semestre, além de ampliar a oferta de cursos técnicos a distância, o campus abriu a primeira turma de graduação, com o curso superior de Tecnologia em Sistemas para a Internet.

A expansão prosseguiu em 2012, com a oferta de cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), qualificação profissional e técnicos concomitantes, além do primeiro curso a distância em Anastácio, município vizinho.

Em agosto de 2013, entrou em funcionamento a sede definitiva do Campus Aquidauana do IFMS. Localizado na Rua José Tadao Arima, nº 222, Vila Ycaraí, o prédio tem mais de 6 mil m² de área construída e é formado por quatro blocos destinados às atividades de ensino e administrativas.

O bloco do Hotel Tecnológico ficou pronto em 2017. O prédio foi construído para atender as demandas da unidade local da Incubadora Mista e Social do IFMS (TecnoIF).

O campus oferece ainda o curso técnico integrado em Edificações na modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja), cursos técnicos subsequentes presenciais, o Bacharelado em Engenharia Civil, o curso superior de Tecnologia em Redes de Computadores, além da especialização em Docência para Educação Profissional, Científica e Tecnológica e cursos de qualificação profissional.