Você está aqui: Página Inicial > Cursos > Qualificação Profissional

Qualificação Profissional

A Formação Inicial Continuada oferece cursos de capacitação e qualificação para o mundo do trabalho. 

São desenvolvidos em regime modular e com carga horária mínima de 160 horas.

Como estudar no IFMS?

O ingresso em cursos de qualificação profissional do IFMS é feito a partir de processo seletivo regido por edital específico.

A seleção é feita por meio de sorteio público auditado.

Os editais são publicados na Central de Seleção do IFMS duas vezes ao ano, ao final de cada semestre.

Central de Seleção

Assistente Administrativo

Atua nos processos  administrativos de empresas urbanas e rurais, executando atividades de apoio nas áreas de recursos humanos, finanças, produção, logística e vendas, observando os procedimentos operacionais e a legislação.

Gestão e Negócios

Requisito: ensino médio incompleto

Carga horária: 180 horas

Ingresso: sorteio público

Condutor Cultural Local

Conduz visitantes e turistas em sítios e centros históricos existentes na destinação turística. Informa e interpreta sobre o acervo histórico, arquitetônico e cultural,  assim como as manifestações artísticas,  folclóricas, populares e gastronômicas locais.  Contribui para a valorização e conservação do patrimônio material e imaterial, com base na legislação pertinente. Aplica, orienta sobre as técnicas e tecnologias para a visita sustentável dos centros históricos e culturais. Zela pela integridade física e psicológica dos visitantes e turistas. Elabora, negocia e executa roteiros de visitação em centros históricos e culturais. Auxilia o Guia de Turismo.

Produção Cultural e Design

Requisito: ensino fundamental I incompleto (1º ao 5º ano)

Carga horária: 201 horas

Ingresso: sorteio público

Desenhista de Produtos Gráficos Web

Desenvolve, executa, finaliza e atualiza aplicativos gráficos, incluindo páginas na rede internacional de computadores, trabalhando sob a supervisão técnica, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.

Informação e Comunicação

Requisito: ensino médio incompleto

Carga horária: 189 horas

Ingresso: sorteio público

Desenvolvedor de Jogos Eletrônicos

Desenvolve e realiza a manutenção de jogos eletrônicos, codificando programas e modelando banco de dados, segundo procedimentos técnicos e atento às normas de segurança da informação e de propriedade intelectual. Faz consultas e documenta todas as etapas do processo.

Informação e Comunicação

Requisito: ensino fundamental II completo (6º ao 9º ano) e noções básicas de uso de computador e internet

Carga horária: 240 horas

Ingresso: sorteio público

Operador de Computador

Instala, configura e opera sistemas operacionais, aplicativos de escritório e periféricos. Organiza entrada e saída de dados em sistemas de informação, conforme procedimentos técnicos e atento às normas e políticas de segurança da informação e de propriedade intelectual.

Informação e Comunicação

Requisitoensino fundamental II incompleto

Carga horária: 180 horas

Ingresso: sorteio público

Reciclador

Atua no beneficiamento de materiais reaproveitados como matéria-prima para novos produtos. Participa da seleção, tratamento e reciclagem de materiais diversos como vidro, plástico, papel, metal e outros, observando as normas de saúde, segurança e de preservação ambiental.

Ambiente e Saúde

Requisitos: ensino fundamental I completo (1º ao 5º ano) e 16 anos, no mínimo

Carga horária: 201 horas

Ingresso: sorteio público

Regente de Coral

Rege, ensaia e coordena apresentações de grupos vocais. Possui conhecimento teórico sobre a linguagem musical e a evolução histórica da música; domina as técnicas e gestual básico da regência de coral e lidera grupos vocais de diferentes idades. O egresso deve estar qualificado a realizar a preparação vocal e seleção adequada do repertório de acordo com as características do grupo.

Produção Cultural e Design

Requisito: ensino médio completo

Carga horária: 201 horas

Ingresso: sorteio público