Você está aqui: Página Inicial > Sobre o Campus > História

História do Campus Nova Andradina

O Campus Nova Andradina representa um importante marco histórico do IFMS. A unidade foi a primeira da instituição a entrar em funcionamento, em 2010. As atividades administrativas e de ensino foram iniciadas já na sede definitiva, localizada na Rodovia MS 473, Km 23, Fazenda Santa Bárbara.

Inicialmente, o campus abriu vagas para os cursos técnicos integrados em Agropecuária, Informática e Manutenção e Suporte em Informática, o último oferecido na modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja).

Em 2011, a unidade iniciou a oferta do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e passou a oferecer qualificação profissional em Preparo, Conservação e Congelamento de Alimentos, pelo Programa Mulheres Mil, do Governo Federal.

A expansão prosseguiu nos anos seguintes com a abertura de vagas para o curso superior de Tecnologia em Produção de Grãos, o Bacharelado em Agronomia e o técnico subsequente em Zootecnia, além de cursos oferecidos na modalidade a distância e de qualificação profissional. A especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica foi aberta em 2014.

O campus possui 12 salas de aula, 25 laboratórios, além de blocos administrativo, pedagógico, almoxarifado/patrimônio e cooperativa. A unidade possui ainda biblioteca, enfermagem, quadra poliesportiva e a Incubadora Tecnológica, voltada a estimular o empreendedorismo nos estudantes.

Para atender a comunidade acadêmica, a unidade tem refeitório e alojamento com capacidade para 56 estudantes. Os alunos também recebem auxílio do IFMS referente à moradia e alimentação.

Localizado a 23 quilômetros do centro da cidade, o IFMS é responsável por transportar diariamente estudantes e servidores. Para atendê-los, conta com uma frota de cinco ônibus.

Em 2016, a Prefeitura Municipal cedeu ao IFMS o Centro Municipal de Inclusão Digital (Cemid). De uso compartilhado, o espaço é utilizado para as atividades pedagógicas do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e atendimento a estudantes e público em geral para inscrições em processos seletivos, editais de assistência estudantil e rematrícula, entre outros.

No ano de 2018, foi oficializada a cessão de uso do espaço do campus local da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), onde são desenvolvidas as atividades de ensino que não demandam a área rural e os laboratórios do campus do Instituto Federal.

A ampliação do atendimento para dois espaços localizados na área urbana de Nova Andradina contribui para o acesso, permanência e êxito dos estudantes, possibilita aumentar a oferta de cursos e vagas e dá maior visibilidade à instituição na região.