Você está aqui: Página Inicial > Centrais de Conteúdo > Áudios > Audiorelease - Campus realiza evento de tecnologia aberto à comunidade

Audiorelease - Campus realiza evento de tecnologia aberto à comunidade

por Paulo Gomes publicado 23/06/2017 16h19, última modificação 25/01/2018 15h25
Áudio encaminhado às rádios de Aquidauana para divulgação.
Transcrição do Áudio

O Campus Aquidauana do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) realiza neste sábado, 21, a 3ª edição do Genuíno Day – Festival de Robótica. Evento que promove uma série de atividades para popularização da tecnologia e da robótica.

Também conhecido como Arduíno Day (a nomenclatura varia de acordo com o País em que é realizado o evento devido a questões de patentes), o evento traz diversas palestras, apresentações de robôs, mesas redondas e minicursos.

Os temas variam de noções básicas sobre arduíno e programação até explicações sobre projetos de pesquisa que envolvem a tecnologia, como o Hermes Braindeck, elaborado pelo estudante Luiz Fernando Borges e premiado na Intel Isef 2017.

“Nossa intenção com o projeto de extensão é promover a inclusão digital, a divulgação da tecnologia, da robótica e da cultura ‘faça você mesmo’”, explica Márcio Pache, coordenador do evento.

As inscrições para as três palestras e os seis minicursos, todos abertos ao público e gratuitos, devem ser feitas na página do evento, onde também está disponível a programação completa.

O Genuíno day será na sede do Campus Aquidauana, na Rua José Tadao Arima, 222 Vila Ycaraí, e começa a partir das 7h.

Segundo o coordenador, estão sendo esperadas mais de 100 pessoas para o evento, entre estudantes do IFMS, de escolas do município e comunidade.

O Arduíno é uma plataforma de desenvolvimento de código fonte livre, ou seja, os programas podem ser adquiridos, modificados e compartilhados por qualquer usuário de qualquer lugar do mundo de forma gratuita. Sua aplicabilidade é bem variada, servindo para a construção de robôs e diversos outros produtos.

Laboratórios Abertos - Na próxima quarta-feira, 28, o Campus também promove mais uma edição do Open Lab Day, atividade que faz parte do projeto Fab Labs e abre os laboratórios da instituição para a comunidade. Serão  ministrados dois minicursos sobre robótica e criação de peças com impressora 3D.

Mais informações sobre os eventos podem ser obtidas por meio do telefone 3240-1600.

Paulo Ricardo Gomes – Ascom/IFMS

Download do Áudio