Você está aqui: Página Inicial > Candidatos > Elaine Cassiano

Elaine

ELAINE CASSIANO

CANDIDATA AO CARGO DE REITORA

Currículo resumido

Doutora em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária pela UCDB; Mestre em Gestão Agroindustrial pela UNIDERP; Especialista em: Gestão de Pessoas; Docência para Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Administradora. Coaching pela SBC. Experiência na Gestão, Gestão de Pessoas e Planejamento Estratégico. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS). Diretora do Centro de Referência em Tecnologia Educacional à Distância; Pró-reitora de Ensino e Pós-graduação; Diretora da Educação Superior e Coordenadora de Gestão Acadêmica. Ministrou Sistemas Integrados de Gestão, Empreendedorismo e Metodologia da Pesquisa Cientifica e atuou na Especialização em Gestão de Organizações.

Resumo do Plano de Gestão

Propor uma candidatura ao cargo máximo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, neste cenário político e econômico, não foi por acaso. Almejar a gestão neste momento é, no nosso ponto de vista, a demonstração da vontade de apoiar o coletivo, incentivar a materialização do desejo por um IFMS mais humano e melhor.

Inovar, humanizar, oportunizar e dar transparência aos processos são alguns de nossos princípios. Para isso, propomos ter uma gestão com a essência da instituição, a partir do desenvolvimento da nossa identidade, por alguém que conheça e atue focado no que realmente são nossos problemas.

Podemos fazer mais pesquisa, mais extensão, mais ensino, em uma instituição que dê autonomia e uma rotina humana em cada campi. É com este sentimento que construímos a proposta, de forma conjunta, ouvindo anseios por melhorias em temas como ensino, pesquisa, extensão, gestão de pessoas e da instituição, infraestrutura, assistência estudantil, entre outros.

Criar estratégias que visem aumentar a permanência e diminuir a evasão dos estudantes, dar condições aos campi para ofertar cursos na modalidade de jovens e adultos; incentivar e apoiar a consolidação dos cursos já implantados e revisá-los de acordo com os arranjos produtivos locais, bem como fortalecer a pós-graduação e o ensino a distância são algumas das metas de gestão.

Incentivar as publicações e registros científicos, esportivos, culturais e artísticos; propor feiras científicas com apoio de empresas; discutir, estimular e apoiar com capacitações os grupos de pesquisa; promover a formação de redes de pesquisa intercampi e fomentar a utilização colaborativa de infraestrutura dos laboratórios e a cooperação técnica com universidades e outras instituições; estimular a inclusão feminina e de pesquisadores novatos.

Ampliar a extensão com ações relacionadas ao meio ambiente, com apoio de órgãos públicos e participação da comunidade; promover feiras, festivais, exposições para valorização do patrimônio, memória social, cultura e sociedade, folclore e diferentes tradições; promover ações que valorizem o cenário fronteiriço e a identidade do estado.

Ainda, transformar a gestão de pessoas em uma unidade estratégica, deixando de atuar apenas como uma unidade burocrática e passando a gerir de maneira adequada esta que é nossa maior riqueza. É por meio dos servidores e estudantes que conseguimos entregar uma educação técnica e tecnológica de qualidade, formar profissionais de excelência e gerar inovações tecnológicas que contribuirão para o desenvolvimento do Estado e país.

Medidas para este aspecto incluem implementar programas de integração e saúde; repensar e normatizar a rotatividade de cargos e dar transparência a funções; rever o procedimento atual de remoção e redistribuição de servidores e dar mais condições de qualificação.

Além dos pontos citados, é também fundamental melhorar a infraestrutura, dar transparência a processos e uso de recursos financeiros, viabilizar alimentação nos intervalos aos estudantes e mais liberdade aos campi.

Propomos um projeto de solução aberto, a ser moldado e complementado ao longo desta campanha, momento para ouvir melhor e ver de perto as demandas da instituição em Mato Grosso do Sul. Com certeza, podemos mais.

Vídeo de campanha