Você está aqui: Página Inicial > Candidatos > Professor Carlos

Professor Carlos

PROFESSOR CARLOS

CANDIDATO AO CARGO DE DIRETOR-GERAL

Currículo resumido

Professor EBTT de Língua Inglesa e Língua Portuguesa do IFMS desde 04 de fevereiro de 2011. Doutorado em LETRAS pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com pesquisa realizada na Universidade do Texas em Austin-Estados Unidos. Mestrado em LETRAS pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Graduação em LETRAS pela UFMS Campus Três Lagoas. Magistério pelo CEFAM-JALES/SP. Integrante do Programa de Estágio Brasil-Canadá em Educação Profissional e Pesquisa Aplicada no Seneca College em Toronto-Canadá. Atualmente ocupa a função de Diretor Geral Pro-Tempore do IFMS Campus Dourados. Autor do livro: O direito ao grito: a hora do intelectual subalterno em Clarice Lispector.

Resumo do Plano de Gestão

Para Paulo Freire, preparar para a autonomia significa educar para a liberdade. Na esteira desta concepção de educação como promotora de uma sociedade mais justa e igualitária que alicerçamos nossa proposta de trabalho, dialogando com as concepções e diretrizes da educação profissional e tecnológica brasileira.

Acreditamos que, ao agregar à formação acadêmica a preparação para o trabalho (sem deixar de firmar o seu sentido ontológico) e a discussão dos princípios e tecnologias a ele concernentes, daremos luz a elementos essenciais para a definição de um propósito específico para a estrutura curricular da educação profissional e tecnológica: uma formação profissional e tecnológica contextualizada, alicerçada em conhecimentos, princípios e valores que potencializam a ação humana na busca de caminhos mais dignos de vida. (BRASIL, 2010)

Esta reflexão dialoga diretamente com a legislação de criação dos Institutos Federais ao apoiar os processos educativos que levam à geração de trabalho, renda e emancipação do cidadão na perspectiva do desenvolvimento socioeconômico local e regional, destacando a finalidade de formação e qualificação de cidadãos com espírito crítico e voltado à investigação empírica.

Neste sentido, pensar a educação profissional na região da Grande Dourados é pensar na transformação de jovens e adultos por meio de uma formação integral e inserida no mundo de trabalho. É com este sentimento que nossa equipe se apresenta para o processo de consulta deste ano, nutrida pelo objetivo de contribuir com o desenvolvimento dos arranjos produtivos locais e agindo diretamente na comunidade por meio do ensino, pesquisa e extensão.

Durante o período de implantação do Campus Dourados, a equipe procurou estabelecer uma gestão focada nas pessoas e que materializasse a oferta de uma educação profissional capaz de transformar a região da Grande Dourados. O percurso tem sido desafiador diante do contexto orçamentário e político vivenciado em nosso país, contudo, isso não impediu o crescimento do número de vagas ofertadas e ações desenvolvidas junto à comunidade.

Diante disso, trazemos ao debate o estabelecido pelo texto basilar produzido pela SETEC, no sentido de que devemos atuar em prol do desenvolvimento local e regional na perspectiva da construção da cidadania, sem perder a dimensão do universal. Entendemos aqui, a importância do diálogo vivo e próximo dos Institutos Federais com a realidade local e regional objetiva provocar um olhar mais criterioso em busca de soluções para a realidade de exclusão que ainda castiga a sociedade brasileira. “No local e no regional, concentra-se o universal, pois nada no mundo seria em essência puramente local ou global. A interferência no local propicia alteração na esfera maior. ” (SETEC, 2010, p. 20)

De todo o exposto, buscamos promover uma gestão focada nas pessoas e que possa ser instrumento de transformação social. Acreditamos no potencial transformador do IFMS Campus Dourados e o quanto nossos estudantes podem acender socialmente por meio da educação profissional que recebem em nossa Instituição. Temos certeza que com o diálogo aberto, disposição ao trabalho, poderemos superar as dificuldades, melhorar a atuação e contribuir com nossa comunidade.

Contamos com seu apoio!