Você está aqui: Página Inicial > Candidatos > Professor Robson

Professor Robson

PROFESSOR ROBSON

CANDIDATO AO CARGO DE DIRETOR-GERAL

AGENDA DE CAMPANHA

Currículo resumido

Doutor em Políticas Educacionais (UFMS). Graduado em 1997, no curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Uberlândia. Exerceu docência no ensino superior e na Educação Básica em Minas Gerais, de 1994 a 2008. De 2008 a 2011 trabalhou com docência e gestão em EaD pela Universidade Aberta do Brasil. É docente efetivo no IFMS, tendo atuado junto à Proen (2012-2013) e à Proex (2013-2014), e como Diretor de Ensino do campus Campo Grande, de 2015 a 2017. Realizou formação continuada na Finlândia, de março a maio de 2016. Atualmente também é avaliador de cursos do INEP/MEC.

Resumo do Plano de Gestão

Quais os pilares da gestão educacional? Qual identidade queremos ter enquanto comunidade? A partir dessas questões iniciais, abordaremos aspectos fundamentais para aprimorar o cotidiano do nosso campus, a fim de que o mesmo possa expressar, enfim, a grandeza que traz em seu próprio nome: “Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - campus Campo Grande (IFMS-CG).”

Para redimensionar essas questões fundamentais, nossa gestão se propõe ocorrer na primeira pessoa do plural, por uma questão que, para nós, é a sua própria essência: o trabalho coletivo e colaborativo.

Após tempos difíceis e muitas mudanças, esse sentimento de vazio, falta de sentido e direcionamento que muitos relatam, com frequência, sugere que em quase uma década ainda não houve a atenção necessária à adequada edificação das bases sobre as quais serão erguidas as relações e memórias dos sujeitos que aqui convivem. Temos o direito e dever de ser mais!

É chegado ao Campus Campo Grande o momento de renovar, respirar novos ares, e ousar ser do tamanho que merece! Propomo-nos instituir no IFMS, a partir do Campus Campo Grande, o diálogo com transparência, o entendimento com franqueza, as oportunidades com justiça, a colaboração com alteridade e a aprendizagem como princípio de toda relação humana.

Hoje somos muitos, e tão diferentes quanto nossa própria história nos permite. Essas diferenças não podem ser impeditivos para o sucesso dessa nossa empreitada pessoal e profissional. Muito pelo contrário! É a diferença que nos enriquece, que nos eleva a patamares jamais alcançáveis por qualquer indivíduo, que nos alça a ideias e realizações até então inimagináveis por qualquer um de nós, porque é dessa esplêndida, algumas vezes caótica e frequentemente inexplicável interação que inovamos em essência, e construímos a partir das diferenças nossa almejada identidade.

A valorização da diferença não é só um valor humano, é também um pressuposto da ciência, da tecnologia e, como dito anteriormente, da inovação. Não só no Brasil como em todo mundo, é na diferença que se situam as mais respeitadas experiências. É preciso experimentar, praticar, colocar a mão na massa, realizar, para nos fazermos sujeitos capazes, confiantes, críticos e criativos! É assim que pretendemos integrar efetivamente educação, ciência e tecnologia.

Somos uma instituição. Somos uma escola. Somos local de trabalho. Somos um segundo lar. Somos muitas coisas, mas acima de tudo somos uma comunidade. Uma comunidade não se constrói sem direcionamento, convivência, conflitos, superações, mediações, experimentações e colaboração para que todos nós, a cada dia, tenhamos aprendizagens significativas.

Ainda que por vezes possamos falar nos três segmentos de nossa comunidade interna: estudantes, técnicos administrativos e professores, e sem desprezar a relevância da comunidade externa e suas instituições, certamente todos possuem suas particularidades. Não nos afastamos da ideia inicial: é a diferença que nos enriquece e nos faz melhores! O que precisamos, necessariamente, é aprender com essas diferenças e mediar os interesses e demandas às condições existentes e/ou construídas por nós, dentro dos princípios da administração pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Aprender é a chave, e aprender juntos é o caminho!