Você está aqui: Página Inicial > Candidatos > Professor Simão

Simão

PROFESSOR SIMÃO

CANDITATO AO CARGO DE REITOR

Currículo resumido

Formação: Graduado em licenciatura Matemática, com Habilitação em Física e Estatística pela UEPG-(1988); Auditor da Qualidade-UTFPR (1998); Mestre em Tecnologia-UTFPR (2001); Doutor em Engenharia da Produção-UFP (2012). Atuação Profissional: Professor EBTT-UTFPR [Física] (1994-2010); Professor EBTT- IFMS [Física] (2010-atual); Diretor Geral do CEFET-PR Campus Ponta Grossa (2001 a 2004); Secretário de Qualificação Profissional da PMPG (2005-2007); Diretor-Geral do Campus Três Lagoas-IFMS (2010) e do Campus Corumbá-IFMS (2011-2012); Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação-IFMS (2013-2015); Presidente COSUP e CODIR no IFMS; Membro do CONIF, CRIE-MS e FUNDECT-MS; Conselheiro titular do MEC no CONSUP-IFMT e nos Conselhos do SENAI e SENAC-MS; Reitor do IFMS (2015– atual).

Resumo do Plano de Gestão

A proposta de gestão aqui apresentada foi elaborada tendo como referência a experiência profissional vivida e acumulada ao longo dos anos como servidor público federal, baseadas em diretrizes, princípios e normativas legais, dando ênfase aos diálogos realizados com diversos representantes da comunidade acadêmica, nossos estudantes e servidores, sendo portanto, uma construção colaborativa.

Sabendo que uma proposta de gestão é em sua essência, uma carta de intenção no que tange ao futuro da instituição, na qual exponho para sua apreciação, reflexão, pautada no diálogo e disposto à interlocução desta proposta.

Organizada em cinco eixos prioritários, o Eixo 1: Compromisso Social e Educação para a Vida, na qual a Educação Profissional, Científica e Tecnológica mostra-se como instrumento de produção e difusão do conhecimento, acesso à cultura e ao mundo do trabalho, além da atuação como protagonista de seu papel como cidadão. A educação para a vida é o compromisso social com a oferta de formação profissional a jovens estudantes e trabalhadores, pautada na integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão, no trabalho como princípio educativo, na pesquisa como princípio pedagógico e na indissociabilidade entre educação e prática social, fundamentais para o nosso IFMS.

O Eixo 2: Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação, são instrumentos basilares para a transformação social, o desenvolvimento tecnológico, o avanço de tecnologias traduzidos em bens e serviços á sociedade. Assim, proponho dar continuidade ao incentivo à pesquisa e à inovação para que estudantes e servidores possam desenvolver ideias e empreendimentos, transferir a tecnologia, proteger o conhecimento gerado no IFMS, zelando pela proteção intelectual, além de disponibilizar os resultados para sociedade.

O Eixo 3: Infraestrutura tem relação estreita com o desempenho acadêmico, portanto deve estar pautada em ambientes apropriados, em espaços adequados de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão, como salas de aula, bibliotecas, refeitórios, laboratórios (área técnica, esporte, lazer, arte e cultura), visando a melhor aprendizagem, bem como espaços de convivência que visem a socialização de estudantes e servidores.

Proponho no Eixo 4: Transformação Digital, referente aos serviços públicos prestados pelo IFMS, que seja orientado pela busca constante da simplificação, oferta por meio de canais digitais, além da facilitação do acesso da comunidade interna e externa aos serviços educacionais. Defendo que transformar o IFMS digitalmente significa democratizar o acesso à informação nos sites e sistemas institucionais, simplificar processos, integrar dados e informações, reduzir os custos e melhorar a qualidade dos serviços prestados.

No Eixo 5: Transparência e Gestão Participativa, mais do que um valor, estes deverão ser prática cotidiana no IFMS, por meio do acesso às informações institucionais para incentivar condutas éticas e estimular o diálogo qualificado entre estudantes e servidores. Propomos a gestão participativa, que legitima a voz de todos os segmentos e incentiva o comprometimento de servidores e estudantes com os resultados institucionais.

Assim, buscamos um IFMS inovador, participativo, sustentável, pautado pela inclusão, acolhimento, solidariedade. Muito obrigado!

Plano de Gestão completo disponível em nosso site www.reitorsimao.com

Edite o tile para adicionar o código que será incluído.