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Wanderson Batista

WANDERSON BATISTA

CANDIDATO AO CARGO DE DIRETOR-GERAL

Currículo resumido

Mestre pelo Programa de Mestrado em Estudos Fronteiriços (UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus do Pantanal). Pós-Graduação em Educação a Distância com Habilitação em Tecnologias Educacionais, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - IFPR. Especialização em Psicopedagogia, pela Universidade da Grande Dourados - UNIGRAN. Graduou-se em Licenciatura Plena em Matemática em 1999, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- UFMS. Atualmente é professor de Matemática IFMS/Corumbá. Exerceu a função de Coordenador de Pesquisa e Inovação no IFMS/ Corumbá. Exerce a função de Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFMS/CORUMBÁ

Resumo do Plano de Gestão

Uma nova fase da educação brasileira se inicia com a promulgação da Lei nº 11892 de 29 de dezembro de 2008, que Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Instituições que visam agregar a formação acadêmica e a preparação para o trabalho. Buscando romper as barreiras criadas entre o fazer acadêmico e o ensino técnico, articulando ensino, pesquisa e extensão na formação humanística e inovadora do jovem cidadão brasileiro. Apresenta-se uma Instituição de futuro, vinculada com redes locais de educação básica, formando profissionais engajados com o desenvolvimento local.

Nesse contexto, observa-se a implantação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul, com dez Campi distribuídos entre os municípios sul-mato-grossenses. Dentre as finalidades do IFMS se insere o desenvolvimento da educação profissional e tecnológica como processo educativo e investigativo de geração e adaptação de soluções técnicas e tecnológicas às demandas sociais e peculiaridades regionais; permitindo uma formação teórica e técnica, entre o saber acadêmico e a prática profissional. Observamos a gênese do Campus Corumbá, situado na região de fronteira Brasil-Bolívia, com elevado potencial humano e natural que, em sendo adequadamente aproveitado contribuirá para o desenvolvimento econômico e social de toda uma região com ênfase na manutenção da biodiversidade.

Delineia-se aqui uma proposta de gestão cuja palavra-chave é: consolidação. Partindo de uma fase de implantação constituída de tramitações legais e sistêmicas definidas pelo Ministério da Educação através da Secretaria de Educação Profissional. Pretende-se alicerçar uma proposta inovadora, garanta uma forte base de sustentação legal e estrutural, para uma realidade necessária com característica da população corumbaense. Momento onde Campus consolidará as perspectivas da população corumbaense, no que tange a formação humanística e inovadora voltadas para o desenvolvimento da região. Caracterizamos a proposta de gestão através dos seguintes objetivos:

1.1 Objetivo Geral
Conduzir democraticamente a participação dos agentes que integram a escola através do trabalho coletivo em benefício do bem comum, encadeando pesquisa, ensino e extensão na formação de profissionais humanistas e inovadores.

1.2 Objetivos Específicos
- Ofertar educação profissional e tecnológica para jovens e adultos, baseando-se na formação integral do cidadão com vistas ao desenvolvimento local conjugado com o arranjo produtivo.
- proporcionar condições para que o estudante desenvolva suas habilidades e adquiram competências necessárias para que atuem como cidadãos participativos e responsáveis pelas transformações da sociedade;
- valorizar a participação da comunidade acadêmica num sistema de gestão democrático-participativo, fazendo que todos sintam-se responsáveis pelo processo e tenham consciência da importância para o crescimento e fortalecimento da instituição;
- Consolidar o Campus Corumbá como Instituição de Excelência de Educação Profissional e Tecnológica e irradiador de políticas de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica, com intuito de contribuir ativamente para o desenvolvimento socioambiental, tecnológico, sustentável, econômico e cultural local;
- Consolidar a relação família – escola, promovendo ações que envolvam a participação dos familiares de estudantes e servidores na rotina escolar, ampliando o sentimento de pertencimento à Instituição