Central de Seleção IFMS

Sobre a Comissão

A Comissão de Ética dos órgãos públicos federais está prevista no Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994.

Tem caráter educativo seguido por funções consultiva, preventiva, conciliadora e, apenas em última instância, repressiva, no tratamento das ações da administração pública.

Competências

- Aconselhar sobre a ética profissional do servidor público no trato com pessoas e com o patrimônio público, com vistas ao fortalecimento da ética pública e à manutenção da confiança nas instituições públicas;

- Instaurar, de ofício ou a requerimento, processos éticos e aplicar a sanção cabível, conforme a sua competência, buscando precipuamente a prevenção de conflitos e a preservação da moralidade na Administração Pública;

- Promover seminários, simpósios e outros eventos correlatos, que propiciem a difusão e a conscientização de condutas éticas.

- As demais competências constam no Regimento Interno da Comissão de Ética do IFMS.

Composição

A composição atual da Comissão de Ética foi designada por meio da Portaria nº 1.572, de 20 de julho de 2016.

Presidente
Rodrigo Falson Pinheiro

Membros titulares
Roberta Ferreira Goedert
Gláucia Lima Vasconcelos

Suplentes
Vera Lúcia Solano Feitosa Porto
Daiany Glaciela Souza Melo
Camila Rozenberg da Silva Silvestrini

Secretaria Executiva
Tem a finalidade de contribuir para a elaboração e o cumprimento do plano de trabalho da gestão da ética e prover apoio técnico e material necessário ao cumprimento das atribuições, assim como receber as denúncias.

O servidor Thiago Cassemiro de Souza, lotado na Reitoria, responde pela secretaria executiva da Comissão de Ética do IFMS, conforme designado pela Portaria nº 1.980, de 23 de setembro de 2016.