Coxim I

Campus promove evento de informática

O IFMS promove a edição 2015 da Escola Regional de Informática (ERI-MS), entre quarta e sexta-feira, 26 e 28. O evento será realizado em Coxim, em parceria com a UFMS. Sediado nos campi das duas instituições, o encontro contará com diversas palestras e minicursos, além de promover a troca de experiências entre estudantes e profissionais da área de computação. A programação completa está disponível no site www.eri2015.ufms.br. A ERI é fomentada pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) com o objetivo de disseminar temas atuais e relevantes ligados à área.

Informações: eri.cpcx@ufms.br

Coxim II

Olimpíada de Robótica é disputada durante a ERI

Na programação da ERI-MS também está prevista a etapa estadual de Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Estudantes dos campi Aquidauana, Campo Grande, Coxim e Ponta Porã conquistaram sete das nove vagas disponíveis na competição. O evento é aberto ao público. A equipe vencedora irá disputar a etapa nacional da OBR, no final de outubro, em Uberlândia (MG).

Informações: www.obr.org.br

Dourados

IFMS realiza seminário de educação do campo

O IFMS promove na quinta e sexta-feira, 27 e 28, o 1º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica do Campo de Mato Grosso do Sul, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário. O evento será realizado na Embrapa Agropecuária Oeste de Dourados. Podem participar entidades, movimentos sociais, sociedade civil organizada, estudantes, empresários e educadores que tenham envolvimento com atividades na área rural. A inscrição é gratuita e pode ser feita pela internet, ou pessoalmente no local, no primeiro dia do Seminário.

Informações: (67) 3378-9540 (IFMS) ou (67) 3320-3875 (MDA)

Programa Peso Saudável é lançado na reitoria

Na terça-feira, 25, a Diretoria de Gestão de Pessoas lança o Programa Peso Saudável no IFMS, com uma palestra sobre alimentação. A atividade será ministrada pela nutricionista Lilian Herrera, às 9h, no auditório da reitoria, em Campo Grande. O Programa é uma proposta do Ministério da Saúde de intervenção para o controle do peso e prevenção da obesidade no âmbito de trabalho. Dentre as atividades previstas estão a avaliação antropométrica (pesagem e aferição da altura) e controle mensal do processo de emagrecimento dos servidores participantes.

Informações: (67) 3378-9559 ou codev@ifms.edu.br

Colegiado

Conselho Superior se reúne na 6ª feira

A partir das 14h de sexta-feira, 28, o Conselho Superior do IFMS (Cosup) realiza a 13ª reunião ordinária, na sede da reitoria, em Campo Grande. Na pauta estão apresentações, votações e convalidações de processos, como projetos pedagógicos de cursos e regulamentos do Programa de Acesso, Permanência e Êxito, do Núcleo Docente Estruturante e do Auxílio-Transporte. O colegiado também deve apreciar os calendários dos cursos da educação a distância e a atualização do organograma da instituição.

Informações: (67) 3378-9619 ou cosup@ifms.edu.br

Conif

Encontro debate ações de Institutos na fronteira

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) realiza nos dias 26 e 27 o Encontro dos Institutos Federais na Fronteira. O objetivo é promover o debate sobre o desenvolvimento socioeconômico e a integração das regiões da faixa de fronteira, além de discutir propostas e ações estruturantes. A reitora Maria Neusa de Lima Pereira e os diretores dos campi Corumbá, Claudia Fernandes, e Ponta Porã, Rogério Batista, representam o IFMS no evento, que será realizado no Instituto Federal de Brasília (IFB).

Informações: www.conif.org.br

Pró-reitora participa de Fórum de Dirigentes de Ensino

Entre segunda e quarta-feira, 24 e 26, a pró-reitora de Ensino e Pós-Graduação, Marcelina Maschio, participa em Brasília (DF) da reunião do Fórum de Dirigentes de Ensino (FDE). O ensino médio integrado na rede federal de educação profissional e tecnológica é o tema principal do encontro, que também tem em sua pauta questões relativas à carga horária docente e evasão e retenção de estudantes.

IFMS participa de fórum sobre mobilidade

O diretor de Gestão de Tecnologia da Informação, Wiliam Dias, e a coordenadora de Infraestrutura, Suellen Figueiredo, representam o IFMS no Fórum da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), em Brasília, nos dias 25, 26 e 27. Com o tema Mobilidade, o evento promove um debate sobre a importância e os desafios do uso de tecnologias móveis para as áreas de ciência e tecnologia, educação, saúde, cultura e defesa.

Informações: http://forum.rnp.br

Egressos

Diretor avalia plataforma de empregabilidade

Na terça-feira, 25, o diretor de Relações Institucionais, Matheus Neivock, avalia uma plataforma de empregabilidade e acompanhamento de egressos, desenvolvida pela Fundação Universia Brasil. O objetivo é verificar se o sistema pode ser utilizado pelo IFMS para concretizar um cadastro de ex-estudantes. Será em São Paulo (SP), na sede da fundação.