IFMS realiza edição 2015 da Semana de Ciência e Tecnologia

Com o tema “Luz, Ciência e Vida”, tem início a partir desta segunda-feira, 19, a edição 2015 da Semana de Ciência e Tecnologia do IFMS. O evento é realizado nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina e Ponta Porã. A programação inclui palestras, seminários, minicursos e oficinas, além das feiras de ciência e tecnologia. As atividades são gratuitas e parte delas aberta ao público externo. Paralelamente, pela primeira vez também está prevista a realização dos observatórios de Profissões, de Ingressantes e de Egressos. No Campus Ponta Porã, também haverá a realização do Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Semict), para apresentação de projetos desenvolvidos por estudantes bolsistas do ensino superior.

Informações: www.ifms.edu.br/semanact

Três Lagoas

Comissão visita escolas para divulgar evento

Na segunda e terça-feira, 19 e 20, a Comissão de Comunicação e Divulgação do Campus Três Lagoas visita escolas de ensino fundamental e médio, públicas e privadas, para divulgação da Semana de Ciência e Tecnologia no município, que será realizada entre os dias 4 e 7 de novembro. Os estudantes das turmas de 9º ano também serão convidados a conhecer o campus.

Campo Grande

Campus sedia 16ª edição do Proler

O Campus Campo Grande sedia parte da programação do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler), na sexta-feira, 23. Das 8h às 11h, no laboratório de informática, a professora Patríca Pirota ministra a oficina Proler Teen – Literatura na Ponta do Dedo, que trata sobre a leitura no mundo digital. No dia 30 de outubro, todas as oficinas do Programa serão realizadas no campus. É o terceiro ano que o IFMS participa da organização do evento. Fazem parte do Comitê Estadual os docentes Marcelo Garcia e Rosane Garcia.

Nova Andradina

Projeto distribui canecas ecológicas

O Campus Nova Andradina realiza na segunda-feira, 19, o lançamento do projeto ambiental “Canecas”. Todos os servidores receberão canecas ecológicas e personalizadas, fabricadas a partir de fibras de coco. A iniciativa visa reduzir em até 95% o uso de copos descartáveis na unidade. Na segunda etapa, também serão contemplados os estudantes do campus. A exposição do projeto e a entrega das canecas ocorre a partir das 9h.

Reditec

Gestores participam de encontro em Fortaleza

A reitora Maria Neusa de Lima Pereira, os pró-reitores e os diretores gerais dos campi participam entre terça e sexta-feira, 20 e 23, da 39ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec). Com a temática “A Expansão da Rede de Educação Profissional e Tecnológica Alinhada ao Plano Nacional de Educação 2014/2024”, o evento é realizado em Fortaleza (CE). A reunião é realizada anualmente pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC).

Brasília

Servidoras participam de seminário sobre ética

Na quinta e sexta-feira, 22 e 23, a ouvidora do IFMS, Jane Amaral, e a presidente da Comissão de Ética, Glaucia Lima Vasconcelos, participam em Brasília (DF) do 16º Seminário Internacional de Ética na Gestão – Educação para a Ética. O objetivo do evento é contribuir para a efetividade e sustentabilidade das ações de promoção da ética.

Informações: etica@ifms.edu.br

Equipe recebe treinamento para implantação de incubadoras

De segunda a quinta-feira, 19 a 22, os servidores da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi), Gabriela Rocha e Thiago Prado, e a Coordenadora de Pesquisa e Inovação do Campus Nova Andradina, Daiane Sganzerla, participam da 25ª Conferência da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). O evento oferta diversas capacitações para pessoas que atuam em incubadoras de empresas públicas ou privadas. A ação tem o objetivo de atender a uma demanda institucional para capacitação de servidores para a implantação das incubadoras do IFMS.

Campo Grande

Coral divulga agenda de apresentações

Sob a regência do professor Rodrigo Falson, o Coral do Campus Campo Grande tem agendada uma série de apresentações até o final do ano. A primeira delas é realizada nesta quarta-feira, 21, às 15h, durante a Semana de Ciência e Tecnologia do campus. No dia 29, o grupo se apresenta na Semana do Servidor do IFMS, na reitoria. Em novembro, a agenda inclui apresentações no Teatro Glauce Rocha nos dias 12, 14 e 15.

Informações: coral.cg@ifms.edu.br

Brasília

Delegação marca presença em Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

De segunda a quinta-feira, 19 a 22, sete estudantes e dois professores dos campi Aquidauana, Campo Grande e Ponta Porã vão a Brasília (DF) para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Além de apresentarem projetos de pesquisa desenvolvidos no IFMS, a delegação também participa de palestras e minicursos. Vencedor da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), o robô Hal, do Campus Ponta Porã, também será exposto no evento.

Informações: www.semanact.mcti.gov.br

Conif

Reitora participa de reunião de Conselho Nacional

Na segunda e terça-feira, 19 e 20, a reitora Maria Neusa de Lima Pereira participa de reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), em Fortaleza (CE). O Conselho é uma instância de discussão, proposição e promoção de políticas de desenvolvimento da formação profissional e tecnológica, pesquisa e inovação.

Informações: (67) 3378-9626 ou www.conif.org.br