30.11 a 06.12.2015

Reitor eleito toma posse em Brasília

Na terça-feira, 1º, às 14h30, o reitor eleito do IFMS, Luiz Simão Staszczak, toma posse no cargo, na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília. A cerimônia irá contar com a presença do ministro Aloizio Mercadante, além de dirigentes do IFMS, do MEC e de representantes da classe política e de instituições parceiras na oferta de educação profissional e tecnológica. Com mandato para os próximos quatro anos, Luiz Simão é o primeiro dirigente máximo da instituição eleito pela comunidade acadêmica. Sua nomeação foi publicada no Diário Oficial da União no último dia 24 de novembro, via decreto assinado pela presidenta Dilma Rousseff.

Transmissão do cargo de reitor é realizada na 6ª feira

A próxima sexta-feira, 4, entrará para a história do Instituto Federal, com a transmissão do cargo de reitor. A atual reitora pro tempore Maria Neusa de Lima Pereira transmite ao reitor eleito Luiz Simão Staszczak o cargo de dirigente máximo da instituição, em solenidade realizada às 9h, no auditório da Delegacia da Receita Federal, em Campo Grande. O endereço é Rua Desembargador Leão Neto do Carmo, 3, no Parque dos Poderes. Entre os convidados estão autoridades, representantes de instituições parceiras e a comunidade acadêmica.

Codir

Dirigentes apreciam regulamentos em reunião

Às 14h de quinta-feira, 3, o Colégio de Dirigentes (Codir) se reúne na sede da reitoria, em Campo Grande, para apreciar processos previstos na pauta. Entre eles, os regulamentos do Centro de Idiomas, para Concessão do Adicional de Insalubridade e Periculosidade, e da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, além de discussões sobre ações afirmativas para estrangeiros e sobre procedimentos para visita técnica de estudantes. Esta é a 5ª reunião extraordinária do Codir, que contará, ainda, com uma palestra aos dirigentes sobre políticas da educação profissional e tecnológica.

Reitor empossa diretor-geral de Nova Andradina em reunião do Cosup

O diretor-geral eleito por servidores e estudantes do Campus Nova Andradina, Claudio Zarate Sanavria, será empossado no cargo pelo reitor do IFMS, Luiz Simão Staszczak, durante a 5ª reunião extraordinária do Conselho Superior (Cosup). O encontro será realizada na sexta-feira, 4, a partir das 14h, na sede da reitoria em Campo Grande. Também estão previstas as posses de Luiz Simão como presidente do colegiado e da atual reitora pro tempore, Maria Neusa de Lima Pereira, como membro do Cosup na categoria de ex-reitora.

IFMS aplica Exame de Seleção 2016

No domingo, 6, os dez campi da instituição aplicam a prova que irá selecionar estudantes para ingresso em cursos técnicos de nível médio integrado no primeiro semestre de 2016. O Exame é composto por 50 questões de múltipla escolha, nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Gerais. No total, o IFMS registrou mais de 2.600 inscritos. O curso mais concorrido é o de Informática do Campus Campo Grande. Todas as informações e regras estão disponíveis no edital de abertura da seleção, publicado no endereço www.ifms.edu.br/centraldeselecao.

Informações: selecaointegrado.central@ifms.edu.br

Corumbá

Estudantes visitam empresas do setor metalúrgico

O Campus Corumbá promove na quinta e sexta-feira, 3 e 4, visitas técnicas às empresas Pefisa Indústria Metalúrgica e Estametal Metalurgia, na Capital. Participam da atividade estudantes do curso técnico integrado em Metalurgia e do superior de tecnologia em Processos Metalúrgicos. O objetivo é promover o intercâmbio entre os conhecimentos teóricos dos estudantes com a vivência prática de uma indústria, enriquecendo assim sua formação tanto técnica quanto pessoal.

Coxim

Campus abre inscrições para curso de Libras

O campus Coxim está com inscrições abertas para o curso básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras). O prazo termina no dia 10 de dezembro. O curso será ofertado no ano que vem, às terças e quintas-feiras. São oferecidas 20 vagas para servidores e funcionários terceirizados do IFMS. Os interessados devem procurar a Central de Relacionamento (Cerel) do campus.

Três Lagoas

Campus realizada palestra de prevenção de DSTs

Na terça-feira, 1º, o campus aborda a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis em palestra aberta a servidores e estudantes. O ministrante será o professor da Aems (Faculdades Integradas de Três Lagoas), Gilmar dos Santos Soares, que irá falar sobre os sintomas de algumas DSTs e da importância do uso de preservativos como forma de prevenção. A palestra é organizada pelo Núcleo de Gestão Administrativa e Educacional (Nuged) e será realizada na sede do IFMS no município, às 9h30 e às 14h.

Informações: (67) 3509-9500 ou facebook.com/tl.ifms

Posse

Novos servidores são empossados na 5ª feira

A partir das 11h de quinta-feira, 3, tomam posse 15 novos docentes e técnicos-administrativos do IFMS. A cerimônia será na sede da reitoria, em Campo Grande. Além de explicações sobre a gestão e o funcionamento do IFMS, os servidores receberão instruções da Diretoria de Gestão de Pessoas (Digep).

Inglês sem Fronteiras

Exame TOEFL é aplicado no sábado em três campi

No sábado, 5, servidores e estudantes dos cursos de nível superior do IFMS podem realizar gratuitamente o exame TOEFL ITP, em Aquidauana, Campo Grande e Nova Andradina. São disponibilizadas 20 vagas para cada local. Os interessados devem se inscrever pelo endereço isfaluno.mec.gov.br. O teste avalia a proficiência na língua inglesa. A ação faz parte do Programa Inglês sem Fronteiras, do Ministério da Educação.

Informações: (67) 3378-9593 ou isf.ifms@ifms.edu.br