Agenda de Eventos do IFMS

Especial: Semana do Meio Ambiente 2015

Evento mobiliza oito câmpus para debater o uso responsável da água

A conscientização sobre a responsabilidade ambiental e a preservação dos recursos naturais são os objetivos da Semana do Meio Ambiente 2015, que o IFMS promove a partir desta quarta-feira, 27, em oito câmpus da instituição. Com o tema “Água: responsabilidade e sustentabilidade”, a Semana prevê palestras, mesas-redondas, visitas técnicas, oficinas, gincanas, corridas e caminhadas ecológicas. Em edição especial, a Agenda de Eventos traz os destaques da programação em cada município. Confira e participe!

Informações: www.ifms.edu.br/meioambiente

Aquidauana

A Semana é aberta oficialmente às 19h desta quarta, 27, na Câmara Municipal. A partir de quinta, estão previstos minicursos, gincanas, oficinas, debates e ações ambientais, todos voltados para a comunidade interna do câmpus. Na sexta, estudantes participam de uma trilha na Serra de Maracaju e passeio ecológico de bicicleta. Ações ambientais no Rio Aquidauana e Morro Ambiental serão realizadas no sábado, 30.

Campo Grande

Visitas técnicas, palestras, oficinas e shows musicais serão promovidos para servidores e estudantes do câmpus. Na quinta, a partir das 18h, haverá uma mostra de projetos de pesquisa do IFMS e da Universidade Católica Dom Bosco, aberta ao público externo. Observação de aves, corrida de orientação e oficina de confecção de petecas serão realizadas no sábado, 30, no Parque das Nações Indígenas.

Corumbá

Entre as atividades, haverá uma visita técnica à empresa Vale S.A e uma palestra sobre a cadeia produtiva da reciclagem no município. Os estudantes do câmpus poderão participar de oficinas de materiais recicláveis, compostagem, esculturas com argila e origami, além de minicursos e exibição de filmes. Em parceria com a Polícia Militar Ambiental, na quinta, 28, o destaque é a sala de aula flutuante, em que os alunos farão um passeio de barco pelas margens do Rio Paraguai.

Coxim I

Na quarta, 27, serão ministrados minicursos sobre a utilização de mídias sociais para conscientização ambiental e sobre o uso racional da água na piscicultura. Uma palestra sobre políticas públicas de meio ambiente e uso consciente da água será realizada às 20h30, no anfiteatro da UEMS. Na sexta, 29, estão previstas a coleta de lixo no Rio Taquari e em praças da cidade.

Coxim II

Paralelamente à Semana, o câmpus promove o 2º Simpósio de Ensino de Ciências (SimEC), voltado a graduandos de licenciaturas, docentes e técnicos das áreas de Ciências (Biologia, Ciências, Física, Matemática e Química) e demais licenciados que atuam na educação básica. Os minicursos e palestras acontecem até o dia 29 de maio no Câmpus Coxim e na sede da UEMS no município.

Naviraí

Na quinta-feira, 28, será promovida a partir das 7h30, no auditório do Centro de Educação Profissional Senador Ramez Tebet, a palestra “Água, fonte de vida”, com a representante da Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul). No dia seguinte, no período vespertino, estão previstas visitas técnicas com estudantes.

Nova Andradina

A programação inclui passeata e gincana ecológica, além de coleta de lixo eletrônico. A abertura oficial do evento está agendada para às 19h de quinta-feira, 28, no auditório da UEMS. Também estão previstos minicursos sobre saúde e meio ambiente, e sobre a importância química das plantas. Uma roda de conversa sobre água e sustentabilidade encerra o evento na noite de sexta-feira, 29.

Ponta Porã

Seguindo o tema do evento, a água é assunto principal das atividades da Semana no município. Estudantes do câmpus poderão participar de palestras, oficinas e visita técnica à estação de tratamento de água e esgoto da Sanesul. O evento termina no sábado, 30, com um trekking ecológico.

Três Lagoas

A programação prevista inclui minicurso sobre biodiversidade aquática e palestras sobre cidadania e educação ambiental, recursos hídricos e mudanças climáticas. Além disso, serão promovidas apresentações culturais, gincanas e feira de trocas de objetos. O evento será encerrado a partir das 19h de sexta-feira, 29, com uma palestra sobre crise da água, no anfiteatro do câmpus.