06 a 12.06.2016

Arte e Cultura

Campus Ponta Porã abre evento na 4ª

O Festival de Arte e Cultura do IFMS tem início nesta quarta-feira, 8, em Ponta Porã. Com entrada gratuita e aberta ao público, a abertura do evento é realizada a partir das 19 horas, no Centro Internacional de Convenções de Ponta Porã Miguel Gomez. Na noite seguinte estão previstas apresentações de artes visuais, dança, música e teatro. A premiação dos vencedores ocorre na sexta-feira, 10. O objetivo do Festival é divulgar a diversidade artístico-cultural da fronteira entre Brasil e Paraguai. Ponta Porã é o quinto campus a sediar o evento, já realizado em Dourados, Jardim, Naviraí e Nova Andradina. A programação segue em agosto, nos campi Campo Grande e Coxim.

Informações: (67) 3437-9629 ou www.ifms.edu.br/arteecultura

Competição

Estudantes participam de Olimpíada Brasileira de Matemática

A primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é realizada nesta terça-feira, 7, com a participação de estudantes dos ensinos fundamental e médio de todo o país. No IFMS, participam os alunos de cursos técnicos integrados dos campi Campo Grande, Coxim, Corumbá, Naviraí, Nova Andradina e Três Lagoas. A prova desta etapa contém questões de múltipla escolha e é classificatória para a próxima fase, em setembro. Em 2015, o estudante Lucas Maekawa foi o primeiro medalhista de ouro do Instituto na OBMEP. Outros 38 alunos da instituição receberam certificados de menção honrosa na Olimpíada do ano passado.

Informações: www.obmep.org.br

Capacitação

IFMS sedia curso sobre elaboração de indicadores

De segunda a sexta-feira, 6 a 10, o IFMS sedia a segunda edição do curso de elaboração de indicadores de desempenho institucional, realizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Participam da capacitação os pró-reitores da instituição, diretores executivos, os novos diretores-gerais dos campi e servidores responsáveis pelos planos de ação anuais, além de servidores públicos de outros órgãos. As aulas serão ministradas na sede da reitoria, em Campo Grande, pela diretora executiva de Desenvolvimento Institucional do IFMS, Régia Maria Avancini.

Informações: (67) 3378-9559 ou codev@ifms.edu.br

Inglês sem Fronteiras

Exame internacional TOEFL é aplicado gratuitamente no sábado

No sábado, 11, servidores e estudantes dos cursos de nível superior do IFMS têm nova oportunidade de realizar gratuitamente o exame internacional TOEFL ITP, que avalia a proficiência na língua inglesa. A aplicação ocorrerá nos campi Campo Grande (às 9h) e Corumbá (às 8h). As inscrições devem ser feitas até quatro dias antes da data de aplicação do teste, pelo portal do Programa Inglês sem Fronteiras (http://isfaluno.mec.gov.br). São ofertadas 20 vagas na capital e 15 em Corumbá. Estão previstas outras datas de aplicação em Campo Grande (18 e 25 de junho), em Coxim e Nova Andradina, ambos no dia 25. O resultado do exame pode ser utilizado para ingresso em cursos de mestrado e doutorado, e como comprovante de proficiência para o Programa Ciência sem Fronteiras.

Informações: (67) 3378-9593 ou asint@ifms.edu.br

Corumbá

Campus lança projeto em parceria com Moinho Cultural

O Campus Corumbá realiza a partir das 14 horas de quarta-feira, 8, o lançamento do Projeto Moinho de Software. Aberto ao público, o evento é promovido no auditório da unidade, na Rua Delamare, 1557, Bairro Dom Bosco, com a presença de autoridades do município. O objetivo do projeto de extensão é ofertar treinamentos a estudantes de escolas públicas e comunidade ribeirinha para futuro desenvolvimento de softwares e aplicativos que possam atender à sociedade. A ação é desenvolvida em parceria com o Instituto Moinho Cultural Sul Americano, que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social da região de Corumbá.

Rede Federal

Reitor participa de reunião de Conselho Nacional

Entre terça e quinta-feira, 7 e 9, o reitor Luiz Simão Staszczak participa da 64ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). O encontro é realizado no Instituto Federal Farroupilha, em Santa Maria (RS). A programação ainda não foi divulgada. O Conif é uma instância de discussão, proposição e promoção de políticas de desenvolvimento da formação profissional e tecnológica, pesquisa e inovação.

Informações: (67) 3378-9626 ou www.conif.org.br

Três Lagoas I

Diretores promovem formação para coordenadores de curso

Na terça e quarta-feira, 7 e 8, o Campus Três Lagoas recebe a diretora de graduação do IFMS, Glaucia Vasconcelos, e o diretor de educação básica, Márcio Peres, para uma formação dos coordenadores de cursos. A pauta do encontro inclui a atuação do coordenador em ações relacionadas ao Projeto Pedagógico de Curso e a gestão dos cursos.

Informações: (67) 3378-9540 ou proen@ifms.edu.br

Três Lagoas II

Comissão de Ética promove palestra sobre ambiente de trabalho

Membros da Comissão de Ética do IFMS, Glaucia Vasconcelos e Vera Porto, ministram na terça-feira, 7, uma palestra no Campus Três Lagoas sobre promoção de relações saudáveis no ambiente de trabalho. Todos os servidores estão convidados a participar da atividade, realizada no auditório da unidade.

Informações: etica@ifms.edu.br