31.10 a 06.11.2016

Inglês sem Fronteiras

Comunidade interna pode realizar exame TOEFL

Uma nova oportunidade para servidores e estudantes dos cursos de nível superior do IFMS realizarem gratuitamente o exame internacional TOEFL ITP, que avalia a proficiência na língua inglesa. As provas serão aplicadas gratuitamente a partir de sábado, 5, no Campus Corumbá. São ofertadas 15 vagas. Até o final do ano, também haverá aplicação nos campi Aquidauana e Coxim (20 vagas em cada unidade para o dia 3 de dezembro), Campo Grande (25 vagas para cada data, nos dias 12 e 19 de novembro), e Ponta Porã (20 vagas para 19 de novembro). Os interessados devem se inscrever até quatro dias antes da data de aplicação do teste, pela página do Programa Inglês sem Fronteiras.

Informações: (67) 3378-9593 ou isf.ifms@ifms.edu.br

Jardim

Estudante é candidato a Parlamento Juvenil do Mercosul

Gabriel Rabelo de Melo, do curso técnico integrado em Informática do Campus Jardim, é um dos 79 candidatos brasileiros a membros do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM). Ele concorre à vaga com o projeto “Participação e inclusão do jovem na situação política da sociedade contemporânea”, que tem o objetivo de estimular os jovens a participarem da vida política do local onde moram. Coordenado pela Assessoria Internacional do MEC, o PJM promove o protagonismo juvenil e contribui para a integração regional dos jovens parlamentares. A consulta pública é feita pela página até sábado, 5. Será escolhido um representante por unidade da Federação. O resultado será divulgado no dia 10 de novembro. Os escolhidos terão de nortear as discussões pelo tema O Ensino Médio que Queremos e elaborar documento com propostas que abordem as necessidades e anseios comuns da juventude dos países do Mercosul e associados.

Informações: (67) 3378-9593 ou http://pjm.mec.gov.br/

Desenvolvimento Institucional

Pró-reitoria promove curso sobre mapeamento de processos

Em continuidade ao processo de implantação do Planejamento Estratégico Organizacional do IFMS, a Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodi) oferta durante novembro o curso de mapeamento de processos aos campi da instituição. São 10 vagas para cada unidade. A capacitação é feita por videoconferência e dividida em duas etapas. A primeira tem início na quinta-feira, 3, com orientações aos servidores da área de TI dos campi Aquidauana, Jardim e Corumbá, para instalação do software livre que auxilia no gerenciamento de fluxos de trabalho, chamado Bonita, e demais instruções para se tornarem os facilitadores locais do curso. A programação da primeira etapa segue na semana que vem, com orientações aos demais campi. Já a segunda etapa do curso é encerrada no final do mês.

Informações: (67) 3378-9608 ou prodi@ifms.edu.br

Ação busca conscientizar servidoras sobre câncer de mama

A Comissão Especial de Qualidade de Vida dos Servidores da Reitoria promove na segunda-feira, 31, uma ação de conscientização sobre o câncer de mama, em alusão ao Outubro Rosa. Todas as servidoras e funcionárias da unidade estão convidadas a participar, a partir das 9h30, no auditório da reitoria. Na ocasião, além de um bate-papo sobre a doença, a enfermeira e presidente da Comissão, Suellen Monteiro, explicará os procedimentos corretos do autoexame das mamas.

Informações: (67) 3378-9563 ou qualivida@ifms.edu.br

Dourados I

Gestores do campus apresentam fluxo de trabalho dos setores

Na segunda-feira, 31, das 8h às 11h, o diretor-geral do Campus Dourados se reúne com a equipe de gestão para que cada diretoria e coordenação prossiga com as apresentações dos fluxogramas vinculados ao setor de sua incumbência. A ação faz parte do mapeamento de processos que está sendo executado em todo o IFMS.

Naviraí

Estudantes visitam empresas em atividade sobre desempenho organizacional

Na segunda-feira, 31, alunos do curso técnico integrado em Informática para Internet do Campus Naviraí realizam uma atividade de campo, integrante da disciplina de Administração e Estrutura Organizacional, ministrada pelo professor Carlos Alberto Dettmer. O objetivo é verificar na prática aspectos que estão sendo estudados em sala de aula, e aplicar um questionário para verificar o desempenho organizacional das empresas.

Informações: (67) 3409-2501ou carlos.dettmer@ifms.edu.br

Dourados II

IFMS participa de Mostra de Foguetes no Rio de Janeiro

A partir de quarta-feira, 3, três estudantes do Campus Dourados e o professor Rafael Santos participam da Mostra Brasileira de Foguetes, realizada na Barra do Piraí (RJ). Eles foram classificados na Mostra de Foguetes local, realizada em maio, após atingiram a maior pontuação, com um lançamento de 121 metros. O evento é promovido anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).

Informações: (67) 3410-8500 ou www.oba.org.br

Três Lagoas

Campus divulga Exame de Seleção em feira da cidade

No sábado, 5, o Campus Três Lagoas realiza uma ação de divulgação do Exame de Seleção 2017, prova de ingresso em cursos técnicos integrados do IFMS. Haverá um ponto com computador na Feira Livre (Av. Rosário Congro, s/n) onde os interessados poderão se inscrever para a prova. Também será feita panfletagem de material informativo ao redor da Praça Ramez Tebet. O prazo de inscrição para o Exame termina no dia 7 de novembro. Em Três Lagoas, são ofertadas 160 vagas nos cursos técnicos em Eletrotécnica e Informática.

Informações: (67) 3509-9511 ou www.ifms.edu.br/centraldeselecao.

Ponta Porã

Campus compete em jogos escolares

Cerca de 20 estudantes do Campus Ponta Porã participam até meados de novembro da seletiva local dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul (Jojums). Eles competem nas modalidades de handebol, atletismo e judô. As disputam ocorrem no Ginásio Poliesportivo Pepe Portelana.

Informações: (67) 3437-9629 ou secoe.pp@ifms.edu.br