11 a 17.07.2016

Campo Grande I

Turma de pós-graduação realiza campanha de coleta de óleo

O Campus Campo Grande e a reitoria do IFMS são pontos de coleta para a campanha de arrecadação de óleo de cozinha usado, promovida pelo curso de pós-graduação em Docência para Educação Profissional, Científica e Tecnológica na Capital. Os interessados podem entregar a doação no campus, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, na Rua Treze de Maio, 3.072. A caixa de coleta está no corredor de entrada da sala dos professores. Na reitoria, localizada na Rua Ceará, 972, a servidora Clarissa Souza está responsável por receber as doações, na secretaria da Pró-Reitoria de Administração. A campanha segue até 19 de julho. Todo o óleo arrecadado será doado para instituições beneficentes do município para fabricação de sabão.

Informações: (67) 3357-8501 ou (67) 3378-9523

Campo Grande II

Campus oferta minicurso gratuito sobre sistema operacional Linux

A partir de segunda-feira, 11, tem início as aulas do minicurso de Linux – sistema operacional de computadores – ofertado pelo Campus Campo Grande gratuitamente para a comunidade. Com supervisão do professor Márcio Osshiro, as aulas serão ministradas pelo estudante do curso superior de Tecnologia em Sistemas para Internet, Benigno Ruiz, no laboratório de informática da unidade, das 16h30 às 18h30. A previsão é que o curso seja encerrado no próximo dia 22.

Dourados

Planilha eletrônica é tema de curso para servidores

Durante toda a semana, servidores e funcionários terceirizados do Campus Dourados participam de um curso sobre planilha eletrônica (Microsoft Excel), ministrado gratuitamente pelo professor Rodrigo Devigo. Com cara horária de 20 horas, a capacitação ocorre das 13h às 17h, no campus. Para receber a certificação, o participante deverá ter 75% de presença.

Maker Day

Estudantes de Ponta Porã participam de oficina de tecnologia da Intel

De segunda a quarta-feira, 11 a 13, o Campus Ponta Porã promove novamente os Maker Days, oficinas ofertadas gratuitamente pela empresa de tecnologia Intel a estudantes de todo o país, para a criação e desenvolvimento de protótipos voltados para a solução de problemas cotidianos. Com duração de quatro horas, a previsão é que participem, em cada oficina, 25 estudantes do curso técnico integrado em Informática. Os Maker Days serão realizados em Ponta Porã também nos dias 20 e 27 de julho e em 14, 21 e 28 de setembro. O evento será sediado pelo Campus Nova Andradina de 27 a 29 de julho; e em Campo Grande, de 19 a 21 de setembro. O primeiro Maker Day do IFMS foi realizado na semana passada, com a participação de 40 estudantes da rede pública estadual de Ponta Porã.

Informações: (67) 3378-9599 ou www.intel.com.br/maratonamaker

Assessoria promove capacitação sobre gestão da comunicação

A Assessoria de Comunicação Social (Ascom) realiza nesta semana na sede da reitoria, em Campo Grande, dois cursos que integram o Programa de Desenvolvimento da Comunicação Interna no IFMS. Além de servidores colaboradores da Ascom nos campi, também participam representantes das pró-reitorias, das diretorias sistêmicas e do gabinete da reitoria. Na tarde de quarta-feira, 13, o curso Gestão da Comunicação do IFMS é promovido das 14h às 18h. A pauta inclui informações sobre o trabalho da Assessoria e como colaborar com os canais oficiais de comunicação da instituição. No dia seguinte, das 8h às 12h, o foco será as boas práticas de comunicação no campus. Em agosto, o Programa segue com o curso Acesso à Informação, Transparência e Governança Digital no Serviço Público, ocasião em que será realizada a primeira oficina para o desenvolvimento do novo site institucional.

Informações: (67) 3378-9629 ou ascom@ifms.edu.br

Prova escrita para candidatos a docente é aplicada no domingo

O IFMS realiza no domingo, 17, a primeira etapa do concurso público para docentes da instituição. A prova escrita tem início às 8 horas, na Universidade Anhanguera Uniderp, em Campo Grande. Foram registrados mais de 1.250 inscritos no certame, nas 16 vagas ofertadas nas áreas de Arquitetura, Agronomia, Matemática, Engenharias e Letras. A próxima fase, a prova de desempenho didático e de títulos, está prevista para os dias 6 e 7 de agosto. A divulgação do resultado preliminar do concurso está prevista para 9 de agosto

Informações: concurso.docente@ifms.edu.br

Rede Federal

IFMS participa de reunião de Conselho Nacional

De terça a quinta-feira, 12 a 14, a reitora em exercício, Marcelina Maschio, representa a instituição na 65ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). O encontro é realizado na sede do Conif, em Brasília (DF). A programação ainda não foi divulgada. Na ocasião, o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFMS, Marco Naka, também participa, em Brasília, do Fórum Nacional de Dirigentes da Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Forpog), órgão de assessoramento do Conif. O Conselho é uma instância de discussão, proposição e promoção de políticas de desenvolvimento da formação profissional e tecnológica, pesquisa e inovação.

Informações: (67) 3378-9626 ou www.conif.org.br