17 a 23.10.2016

SCT 2016

IFMS promove evento nos dez campi a partir de 2ª feira

Até sábado, 22, a edição 2016 da Semana de Ciência e Tecnologia (SCT 2016) do IFMS conta com atividades nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. Na programação estão as Feiras de Ciência e Tecnologia, com a apresentação de projetos de pesquisas desenvolvidos por estudantes das redes pública e privada do Estado. Neste ano, serão expostos 658 trabalhos, número recorde de selecionados. A programação da Semana prevê ainda uma série de atividades abertas ao público externo, como minicursos e palestras, além da mostra de cursos e dos Observatórios de Ingressantes, Profissões e Egressos. O evento tem como tema central “Ciência Alimentando o Brasil”, seguindo a temática da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação (MCTIC). Confira a programação completa na página www.ifms.edu.br/semanact.

Informações: (67) 3378-9599 ou www.ifms.edu.br/semanact

Campo Grande e Corumbá

Feiras reúnem mais de 250 projetos desenvolvidos por estudantes

Os campi Campo Grande e Corumbá registraram o maior número de projetos de pesquisa para as Feiras de Ciência e Tecnologia. Os trabalhos são desenvolvidos por estudantes do 6° ao 9° ano do ensino fundamental, do ensino médio ou do técnico integrado ao ensino médio de escolas públicas ou privadas, além de egressos do IFMS. A Feira de Ciência e Tecnologia do Pantanal em Corumbá (Fecipan) reúne 151 trabalhos e é realizada no Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá Miguel Gomez até quarta-feira, 19. Já na Capital, a Fecintec conta com 105 trabalhos e é promovida entre quarta-feira e sábado, 19 e 22, no Shopping Bosque dos Ipês. Toda a comunidade está convidada a participar. A SCT 2016 nos dois municípios também conta com outras atividades nas sedes provisórias das unidades.

Informações: (67) 3357-8501 (Campo Grande) e (67) 3234-9101 (Corumbá)

Dourados, Jardim e Naviraí

Três campi promovem feiras científicas pela primeira vez

As Feiras de Ciência e Tecnologia serão promovidas pela primeira vez nos três campi do IFMS implantados em 2014. Em Dourados, os 22 projetos de pesquisa selecionados serão apresentados no campus entre quarta-feira, 19, e sexta-feira, 21. Na programação da SCT ainda estão previstas atividades com os temas empreendedorismo e economia solidária, além de minicursos de informática e uma feira gastronômica solidária. Os 24 trabalhos selecionados pelo Campus Jardim serão expostos na sede definitiva do IFMS nos dias 20 e 21 de outubro, quinta e sexta-feira. A unidade também organizou uma feira de profissões, um minicurso sobre o papel da pequena propriedade agrícola no desenvolvimento regional e uma palestra sobre novas tecnologias na educação. Em Naviraí serão apresentados 25 projetos de pesquisa entre os dias 18 e 20 de outubro, terça a quinta-feira, no campus. Também serão oferecidos minicursos sobre agricultura familiar, processos de panificação e conservação de alimentos, além de palestra sobre produção e reaproveitamento de alimentos.

Informações: (67) 3410-8500 (Dourados) ou (67) 3251-3442 (Jardim) ou
(67) 3409-2501 (Naviraí)

Nova Andradina e Ponta Porã

Programação prevê atividades relacionadas à agropecuária e agricultura

As duas unidades agrícolas do IFMS vão oferecer atividades relacionadas à agropecuária e agricultura durante a Semana de Ciência e Tecnologia 2016. Em Nova Andradina, palestras vão abordar temas como aspectos legais da produção agropecuária, propriedade intelectual e recursos naturais. O Campus Ponta Porã organizou minicursos sobre logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos; regulagem e calibração de pulverizadores e semeadores agrícolas; e criação de insetos em ambiente controlado. As Feiras de Ciência e Tecnologia nos dois municípios serão realizadas nos dias 19 e 20, quarta e quinta-feira, com a apresentação de 81 trabalhos em Nova Andradina (Anhanguera) e de 51 em Ponta Porã (União Tênis Clube).

Informações: (67) 3378-9510 (Nova Andradina) ou
(67) 3437-9600 (Ponta Porã)

Aquidauana, Coxim e Três Lagoas

Comunidades podem participar de minicursos, oficinas e palestras

Durante a Semana de Ciência e Tecnologia 2016, o Campus Aquidauana oferece palestras sobre tecnologia dos alimentos, desafios da educação e ética, além de oficina de rapel, minicursos de fotografia e informática e mostra de maquetes. Em Coxim estão previstos lançamento de livro, roda de conversa sobre ecoturismo e turismo rural e visita técnica a um frigorífico, além de palestras, minicursos e oficinas. O IFMS em Três Lagoas promove palestra sobre drones e minicurso sobre desenvolvimento e reprodução de objetos em 3D. Em Aquidauana e Coxim, as Feiras de Ciência e Tecnologia serão realizadas na segunda e terça-feira, 17 e 18, com a apresentação de 66 e 59 projetos de pesquisa respectivamente. Em Três Lagoas, serão apresentados 74 trabalhos na feira científica entre terça e quinta-feira, 18 a 20 de outubro. Nas três unidades, os eventos acontecem na sede do IFMS no município.

Informações: (67) 3240-1600 (Aquidauana) ou (67) 3291-9600 (Coxim) ou
(67) 3509-9500 (Três Lagoas)