Central de Seleção IFMS

Reitor

Luiz Simão Staszczak é o primeiro reitor eleito pela comunidade acadêmica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS). Nomeado em 24 de novembro de 2015, Simão foi empossado no cargo em solenidade realizada no dia 1º de dezembro.

Natural de Ponta Grossa (PR), integrou o quadro permanente de professores do antigo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná, atual Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), atuando nas áreas de física e gestão de qualidade, e ocupou cargos de coordenador e diretor-geral do Campus Ponta Grossa da UTFPR.

Também foi Secretário Municipal de Qualificação Profissional de Ponta Grossa e exerceu outras atividades relacionadas à docência e à pesquisa.

No IFMS, atua desde 2010. Já ocupou os cargos de diretor-geral pro tempore dos campi Três lagoas e Corumbá, e esteve à frente da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós Graduação entre 2012 até assumir o cargo de gestor máximo da instituição.

Luiz Simão possui licenciatura em Matemática, com habilitação em Física e Estatística, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1988), mestrado em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2001) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (2012).

Ele é o terceiro reitor do IFMS desde a implantação, em janeiro de 2009. O cargo foi ocupado anteriormente pelos reitores pro tempore Marcus Aurélius Stier Serpe (2009-2014), responsável pelo início das atividades do Instituto em Mato Grosso do Sul, e Maria Neusa de Lima Pereira (2014-2015).