Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMS irá investir R$ 300 mil em implantação de espaços de inovação

Pesquisa e Inovação

IFMS irá investir R$ 300 mil em implantação de espaços de inovação

Campi devem apresentar propostas para receber auxílio financeiro até 30 de novembro. Recurso depende de liberação orçamentária do Ministério da Educação
por Laura Silveira publicado: 16/11/2017 14h13 última modificação: 16/11/2017 14h13
IFMS

Com o objetivo de disseminar e estimular a criatividade e a cultura do empreendedorismo, da pesquisa e da inovação para a comunidade sul-mato-grossense, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abriu na terça-feira, 14, seleção para viabilização de auxílio financeiro para implantação e estruturação dos espaços IF Maker, laboratórios de suporte à inovação e ao aprendizado nos campi da instituição. O documento está publicado na Central de Seleção.

Os espaços também visam estimular o interesse de estudantes e servidores pelo desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação, além de apoiar o ensino de conteúdos transversais. Eles devem ser instalados nos espaços hoje conhecidos como hotéis tecnológicos.

O montante total de recursos será de até R$ 300 mil, via Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi), dependendo da liberação de recursos feita pelo Ministério da Educação (MEC).

O auxílio financeiro é ofertado em duas linhas de financiamento. Cada campus poderá submeter apenas uma proposta para cada uma delas.  As propostas devem prever atividades a partir de dezembro de 2017, com vigência de seis meses, e dão continuidade à implantação dos IF Maker iniciada em 2016.

A submissão é de responsabilidade do docente coordenador de projeto, indicado pela diretoria responsável pela pesquisa no campus. A inscrição deve ser feita via módulo Pesquisa do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap) até 30 de novembro.

Linhas de financiamento – Da linha A (IF Maker e a Comunidade), três propostas serão selecionadas. A primeira irá receber R$ 25 mil, a segunda R$ 15 mil e a terceira colocada, R$ 10 mil.

A iniciativa visa permitir ações de disseminação da cultura Maker, que permitam à comunidade externa do IFMS atuar como protagonistas no desenvolvimento destas práticas.

Entre as propostas, podem estar cursos para formação de estudantes e professores, preferencialmente da rede pública de ensino, voltados às tecnologias empregadas nos laboratórios do IFMS, acordos com instituições parceiras para o desenvolvimento de pesquisas aplicadas, criação de espaços derivados do IF MAKER em escolas da rede pública de ensino, e criação de estrutura específica para fomento de pesquisas já em andamento no campus.

Já para a linha B (Estruturação e consolidação), será destinado o valor total de R$ 250 mil, sendo R$ 25 mil para cada campus.

A proposta deverá indicar a realização das atividades programadas pelo campus para estruturação e consolidação do IF MAKER, bem como uma previsão de ofertas de turmas para as oficinas e demais ações, além de prever, pelo menos, dois dias por mês para que o espaço do IF Maker seja aberto à comunidade externa (Open Lab Day).

Todas as regras e documentação necessária estão disponíveis na página do edital na Central de Seleção.

Cronograma – A submissão das propostas no Suap pode ser feita até 30 de novembro.

Os resultados provisório e final serão divulgados nos dias 11 e 14 de dezembro, respectivamente. As propostas devem prever atividades a partir daí, com vigência de seis meses

Mais informações sobre a seleção devem ser solicitadas via e-mail da Diretoria de Empreendedorismo e Inovação (direi@ifms.edu.br).