Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aberta consulta pública para revisão da Missão, Visão e Valores do IFMS

PDI 2019-2013

Aberta consulta pública para revisão da Missão, Visão e Valores do IFMS

Primeira etapa de participação social do processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional para os próximos cinco anos segue até 24 de maio.
por Laura Silveira publicado: 03/05/2018 10h51 última modificação: 08/05/2018 08h34

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) inicia nesta quinta-feira, 3, a primeira etapa de participação social no processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional para os próximos cinco anos. O PDI 2019-2023 reunirá os objetivos e as metas nas áreas do ensino, pesquisa, inovação, extensão, gestão de pessoas, infraestrutura física e tecnológica, instalações acadêmicas, organização administrativa e gestão orçamentária.

Esta primeira etapa de participação social é dividida em dois momentos. No primeiro, que segue até 11 de maio, qualquer cidadão interessado pode sugerir novos textos para Missão, Visão e Valores do IFMS.

De acordo com o coordenador da subcomissão de Revisão da Missão, Visão e Valores e pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Marco Naka, o desafio é simplificar e reduzir os textos. Atualmente, a Missão do IFMS tem 260 caracteres com espaço, e a Visão, 144. No caso dos Valores, ficou estipulado que permanecerão em número de cinco. 

“A ideia da revisão é simplificar para que a Missão, Visão e Valores sejam de fácil memorização. É fundamental que esses elementos estejam interligados e na mente de toda a comunidade do IFMS, pois irão nortear as nossas ações para os próximos anos. As sugestões devem respeitar o novo limite de caracteres, que é de 200 para Missão e de 130 para a Visão. Cinco palavras ou frases poderão compor os Valores da instituição”, explicou Naka.

“A ideia da revisão é simplificar para que a Missão, Visão e Valores sejam de fácil memorização. As sugestões devem respeitar o novo limite de caracteres, que é de 200 para Missão e de 130 para a Visão. Cinco palavras ou frases poderão compor os Valores da instituição”, explicou o coordenador da subcomissão de Revisão, Marco Naka.

As sugestões devem ser enviadas por meio de um formulário online disponibilizado na página do PDI, na qual também é possível consultar os termos de participação na consulta.

De 14 a 16 de maio, a subcomissão irá selecionar as sugestões que atendem às orientações definidas no processo, que passarão ainda pela aprovação do Colégio de Dirigentes (Codir).

As sugestões aprovadas pelo Codir serão submetidas à consulta pública juntamente com a Missão, Visão e Valores atuais. Será utilizada a escala Likert, na qual o votante poderá classificar cada sugestão com nível de 1 até 5. Esta etapa será realizada de 17 a 24 de maio.

Aquela que obtiver a melhor avaliação na escala Likert será apresentada no Congresso do PDI para oficialização, no dia 30 de maio.

Cadastro - Para participar desta etapa de revisão e das demais de participação social na elaboração do PDI, qualquer interessado deve, primeiro, realizar um cadastro no novo espaço disponibilizado no site institucional, o i-Cidadania.

A ferramenta busca promover o diálogo entre o IFMS e a sociedade, por meio da participação social no formato digital.

O cadastro inclui dados pessoais, como nome, CPF e e-mail. Após o preenchimento, o usuário estará apto a participar das etapas de elaboração do PDI.

O i-Cidadania também reúne todas as informações sobre o processo de elaboração do documento como etapas, responsáveis e material de apoio. Na página, ainda é possível ter acesso às as regras de participação social.

PDI - De acordo com o Decreto nº 9.235/2017, o Plano de Desenvolvimento Institucional deve ter como elementos mínimos 11 eixos temáticos: Perfil Institucional, Projeto Pedagógico Institucional, Cronograma de Desenvolvimento, Organização Didático-Pedagógica, Oferta de Programas de Pós-Graduação, Perfil do Corpo Docente, Organização Administrativa, Acervo Acadêmico, Infraestrutura Física, Capacidade Financeira e Educação a Distância

É com base no PDI que o Ministério da Educação (MEC) avalia os cursos superiores e faz recredenciamento do IFMS.

Este PDI é o terceiro da história do IFMS, que este ano completa dez anos de criação. O PDI 2014-2018, atualmente em vigência, foi aprovado pelo Conselho Superior (Cosup) em junho de 2014, e atualizado em outubro do mesmo ano.

O processo de elaboração do novo PDI está sendo conduzido por uma Comissão Central com o apoio de 21 subcomissões, todas instituídas pela Portaria nº 653/2018, publicada no Boletim de Serviço nº 016.

O trabalho, que se encerra em dezembro, possui etapas de Preparação, Diagnóstico e Construção.

O período de Preparação, em março e abril, incluiu atividades como definição das subcomissões e da metodologia a ser utilizada, além da elaboração dos planos de trabalho e consolidação dos documentos referência no processo.

O Diagnóstico, que seguirá até julho, prevê as etapas de análise do cenário retrospectivo, da construção de cenários prospectivos e do Mapa Estratégico do IFMS, além do diagnóstico dos ambientes interno e externo.

Participação Social - Com o foco em “Qual é o IFMS que você quer?”, as comunidades interna e externa poderão participar de outras etapas previstas no processo de elaboração do PDI 2019-2023.

Entre 28 e 30 de maio será realizado o evento Futuro em Construção. Na ocasião, estão previstos um workshop sobre planejamento estratégico e o congresso em que será validado o Mapa Estratégico do IFMS, com a participação de representantes de estudantes, docentes e técnicos-administrativos.

As audiências públicas nos dez municípios onde o IFMS tem campus serão promovidas entre 11 e 27 de junho. A comunidade externa terá a oportunidade de contribuir na construção do PDI 2019-2023.

De 2 a 20 de julho, qualquer cidadão poderá participar da etapa "O IFMS que você quer", enviando sugestões ao Plano de Desenvolvimento Institucional por meio de vídeo ou mensagem.

Na terceira e última etapa - a da Construção - estão previstas a elaboração do Plano de Metas, do Projeto Pedagógico Institucional e da minuta do PDI, que será disponibilizada para consulta pública entre os dias 12 e 25 de setembro.

Após o período de consolidação do texto final do Plano de Desenvolvimento Institucional, o documento seguirá para apreciação do Conselho Superior (Cosup), em novembro.

Cronograma do Processo de Elaboração do PDI 2019-2023 

Preparação (já encerrada)
Definir equipes e subcomissões

março e abril

Definir e descrever a metodologia
Apresentar as propostas de trabalho das subcomissões
Consolidar os documentos de referência
Diagnóstico
Análise de Cenário Retrospectivo 26 de abril a 18 de maio
Construção de Cenários Prospectivos e Mapa Estratégico 26 de abril a 30 de maio
Diagnóstico dos ambientes interno e externo do IFMS 26 de abril a 25 de maio
Revisão da Missão, Visão e Valores 3 a 24 de maio
Evento Futuro em Construção 28 a 30 de maio
Audiências Públicas 11 a 27 de junho
Participação Digital - O IFMS que você quer 2 a 20 de julho
Construção
Elaboração do Plano de Metas do IFMS julho
Elaboração do Projeto Pedagógico Institucional março a agosto
Elaboração da minuta maio a setembro
Consulta Pública à minuta 12 a 25 de setembro
Redação Final do PDI 2019-2023 outubro e novembro
Aprovação do PDI 2019-2023 novembro