Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aberta pré-seleção de estudante para visita técnica ao Japão

Conif

Aberta pré-seleção de estudante para visita técnica ao Japão

Por meio de uma parceria entre o Conif e a Agência de Ciência e Tecnologia do Japão, estudantes brasileiros visitarão o país asiático em novembro.
por Cleyton Lutz publicado: 23/08/2019 13h23 última modificação: 23/08/2019 13h23

Os estudantes dos cursos técnicos integrados do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) podem participar da pré-seleção para o Programa Sakura. Serão escolhidos dez alunos do ensino integrado da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – dois por região do Brasil – para um intercâmbio de curta duração, entre os dias 23 e 30 de novembro, no Japão. 

A viagem contemplará visitas a centros de pesquisa e universidades japonesas, participação em aulas especiais com ganhadores do Prêmio Nobel, visita à embaixada brasileira no Japão e outras atividades junto a estudantes do ensino médio japoneses e dos outros países participantes. 

O programa é uma parceria entre o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e o Departamento do Sakura Exchange Program, da Agência de Ciência e Tecnologia do Japão. 

No IFMS, a pré-seleção se destina a estudantes dos cursos técnicos em Eletrotécnica, Mecânica, Metalurgia, Informática, Informática para Internet e Edificações. O interessado precisa ter a idade mínima de 16 anos, cursar o penúltimo semestre e apresentar rendimento mínimo de 80% nas disciplinas cursadas, comprovado por meio do histórico escolar. 

Também é requisito não ter participado de programas de intercâmbio no Japão anteriormente. O estudante deve ainda apresentar proficiência em Língua Inglesa, sendo B1 o nível mínimo. 

Inscrição - Deve ser feita até dia 2 de setembro. É necessário enviar para o e-mail da Assessoria de Relações Internacionais () a seguinte documentação, devidamente preenchida e assinada:

  • Formulário de inscrição e tabela de pontuação;
  • Cópia do RG;
  • Cópia oficial do histórico acadêmico mais recente, com o coeficiente de rendimento escolar (rendimento mínimo de 0,8);
  • Curriculum Vitae/Lattes atualizado;
  • Cópia dos documentos que comprovem a experiência apresentada pelo candidato no formulário de inscrição, organizados conforme numeração da referida tabela e por ordem cronológica decrescente, em um único arquivo em formato PDF;
  • Comprovante de proficiência em inglês de nível mínimo B1 (quadro comum Europeu de Referência para Línguas) – certificado internacional ou a declaração de proficiência do IFMS;
  • Autorização dos pais ou responsáveis para participar do Programa Sakura;
  • Termo de compromisso;
  • Formulário de liberação de informações pessoais e de imagem.

Os formulários, termo de compromisso e autorização dos pais constam nos anexos da Chamada Pública nº 01/2019, publicada pelo Conif.

Os estudantes que tiverem exame de proficiência internacional podem utilizá-lo na inscrição. Aqueles que não possuírem certificação, farão um teste desenvolvido pelo IFMS que será aplicado nos campi. Para isso, os interessados devem solicitar o teste de proficiência até segunda-feira, 26, contatando o auxiliar da Assessoria Internacional da unidade, conforme a tabela abaixo:

Campus Docentes
Aquidauana Danieli Francisquini
Campo Grande Marta Luzzi ou Themis Rondão
Corumbá Rosalice Santiago ou Jeannette Pereyra
Coxim Ricardo Porto
Dourados Raysa Oliveira ou Cleide Abreu
Jardim Sirley Rojas
Naviraí Marcelo Salvador Garcia
Nova Andradina Danyelle Saraiva
Ponta Porã Carolina Samara
Três Lagoas Elisângela Carvalho

Seleção - O IFMS indicará um estudante ao Conif, responsável por selecionar os participantes do programa. Para a indicação, serão utilizadas critérios como os níveis de proficiência em inglês (tanto oral quanto escrito), o coeficiente de rendimento acadêmico e a soma total da pontuação da tabela de autoavaliação. 

O envio ao Conif será feito até 4 de setembro. Está prevista ainda a realização de uma entrevista em inglês até o dia 11, antes da publicação do resultado final em 16 de setembro. 

Ficará a cargo dos selecionados os valores referentes à emissão do passaporte e viagem para entrevista no consulado japonês para emissão do visto, em São Paulo (SP). 

O contato com a Asint do IFMS pode ser feito por meio do telefone (67) 3378-9593. Já o correio eletrônico do Conif é: .