Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aberta seleção de projetos de pesquisa aplicada e extensão tecnológica

Desenvolvimento Regional

Aberta seleção de projetos de pesquisa aplicada e extensão tecnológica

As propostas devem ter a participação de empresas ou fundações públicas ou privadas, associações produtivas ou cooperativas.
por Osvaldo Sato publicado: 10/10/2017 09h30 última modificação: 10/10/2017 09h33

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com inscrições abertas para a seleção de projetos de pesquisa aplicada e extensão tecnológica em parceria com instituições públicas ou privadas.

As propostas devem ser submetidas por docentes do IFMS e ter, obrigatoriamente, a participação de empresas, fundações, associações produtivas ou cooperativas.

O edital 70/2017, que rege a seleção, prevê aporte financeiro aos projetos que possuam foco em produtos, processos, serviços e transferência de tecnologia. Os projetos deverão ser desenvolvidos entre novembro de 2017 e setembro de 2018.

O objetivo é apoiar iniciativas promovam a solução de problemas do setor produtivo e da sociedade, com o desenvolvimento e aplicação de novos dispositivos, instrumentos, ferramentas, produtos ou processos de impacto econômico ou social.

O prazo para a submissão das propostas vai até o dia 12 de novembro.

Inscrições - A submissão deve ser feita pelo professor do IFMS, via internet, no módulo Pesquisa do Sistema Unificado da Administração Pública (SUAP). O proponente deve dispor de, no mínimo, seis horas semanais dedicadas ao desenvolvimento da pesquisa.

Os projetos devem conter cronograma de execução e descrição detalhada da proposta, com um vídeo de dois minutos de apresentação das informações essenciais, resultados esperados, características inovadoras e potencial de inserção no mercado.

O projeto deve ainda elencar os estudantes e servidores participantes da ação, com respectivos planos de trabalho contendo os resultados esperados para cada atividade.

Os requisitos para docentes proponentes, estudantes bolsistas e instituições parceiras estão previstas no edital, publicado na Central de Seleção.

A previsão é que o resultado da seleção seja divulgado no dia 1º de dezembro.

Recursos - O valor global estimado do investimento pelo IFMS é de R$ 100 mil, sendo R$ 10 mil o limite por projeto. As instituições parceiras devem apresentar uma contrapartida mínima de 10% do valor do recurso total solicitado.

A quantia será destinada ao financiamento de itens de custeio, como material de consumo e serviços, além das bolsas. Os valores deverão ser incluídos pelo proponente no orçamento do projeto.

Serão concedidas bolsas nas modalidades pesquisador (para o docente proponente), estudante de nível superior e/ou estudante de nível médio. O valor da bolsa pesquisador é de R$ 600 mensais, implantadas de dezembro de 2017 a fevereiro de 2018.

Para cada projeto, estão previstas uma bolsa mensal para estudante de nível superior (valor de R$ 400) ou duas bolsas mensais para estudantes de nível médio (valor de R$ 100), implantadas de dezembro de 2017 a setembro de 2018

Resultados – No ano passado, no primeiro edital de pesquisa aplicada e extensão tecnológica executado, foram aplicados R$ 53.534 mil pelo IFMS em quatro diferentes projetos, nos municípios de Corumbá, Campo Grande e Ponta Porã.

Em contrapartida, as instituições parceiras nestes municípios aplicaram R$ 53.400 mil nos projetos.

registrado em: , ,