Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aberta seleção de projetos de pesquisa para ciclo 2017-2018

Aberta seleção de projetos de pesquisa para ciclo 2017-2018

Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (Pitec) concede bolsas auxílio para estudantes e apoio financeiro para pesquisas.
publicado: 04/05/2017 07h56 última modificação: 17/07/2017 15h06

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abre na próxima segunda-feira, 8, as inscrições para seleção de projetos de pesquisa e indicação de estudantes para o Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (Pitec). Estão disponíveis as categorias bolsista e voluntário para o período de agosto de 2017 a julho de 2018.

O edital nº 035/2017, com as informações para a concessão de bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do IFMS, está disponível na Central de Seleção. O documento prevê também as regras para a concessão de Apoio e Incentivo à Pesquisa e Inovação, destinado ao custeio do trabalho.

Os projetos podem ser submetidos pelo coordenador da pesquisa,  que deve ser professor do IFMS e ter currículo atualizado com a produção acadêmico-científica dos últimos cinco anos na Plataforma Lattes. Para as bolsas concedidas pelo CNPq, exige-se o título de mestre ou doutor.

O docente não pode estar licenciado ou afastado do IFMS por mais de três meses anteriores à submissão e não pode estar em débito com nenhum dos programas geridos pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (Propi), outras instâncias do IFMS ou CNPq.

Submissão – Será por meio do Sistema de Submissão e Avaliação de Projetos do IFMS, a ser disponibilizado na Central de Seleção a partir do dia 8. Depois de preencher os dados do formulário, o coordenador deve enviar os documentos previstos no edital, incluindo a proposta, o Plano de Aplicação e o currículo Lattes dos participantes.

Um projeto de pesquisa poderá contemplar até três planos de trabalho. Cada projeto poderá prever a participação de, no máximo, três estudantes.

Todos os formulários necessários para o cadastro e a submissão do projeto de pesquisa estão disponíveis na Central de Seleção.

O prazo para submissão dos projetos é 22 de maio.

Seleção – As propostas homologadas pela Propi passarão por quatro etapas de avaliação, sendo a primeira a de mérito. Na segunda etapa, o perfil do coordenador será avaliado a partir das informações do currículo Lattes. A terceira etapa é a de classificação.

A pontuação final será feita a partir da média ponderada dos pontos obtidos na avaliação do mérito do projeto e do perfil do coordenador, pontuados em uma escala de 0 a 100.

A última etapa é a de avaliação para a concessão do Apoio e Incentivo à Pesquisa e Inovação, exclusivamente destinado ao custeio de material de consumo, componentes e/ou peças de reposição de equipamentos, instalação, recuperação e manutenção de equipamentos.

O apoio poderá ser ofertado para cada um dos planos de trabalho, no valor máximo de R$ 200,00 para nível médio e R$ 400,00 para nível superior.

A previsão é que o resultado seja divulgado no dia 26 de junho. As atividades dos selecionados começam em 1º de agosto.

Estudantes – Deverão ser indicados pelo pesquisador após a divulgação do resultado final da seleção. Cada estudante poderá ser indicado uma única vez, independente de ser bolsista ou voluntário.

Para participar, é necessário estar regularmente matriculado em um curso de nível médio ou superior do IFMS, ter cursado pelo menos um semestre e não estar cursando o último semestre do curso no ato da implementação do projeto de pesquisa.

Bolsista ou voluntário, o estudante deve dedicar-se às atividades de pesquisa por, no mínimo, 5h (nível médio) ou 20h (ensino superior) semanais. As bolsas serão concedidas em conformidade com a Tabela de Valores de Bolsas no País do CNPq.

TCC - A partir deste ano, os projetos de iniciação científica desenvolvidos por estudantes da graduação poderão ser utilizados como Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).

O novo Regulamento dos TCCs no IFMS foi aprovado pelo Conselho Superior (Cosup) por meio da resolução 17/2017 e, além de padronizar a forma de elaboração dos trabalhos, garante aos estudantes a possibilidade de usar a pesquisa científica para concluir a graduação.

Inovação no IFMS - Desde 2010, quando o primeiro campus do instituto começou a funcionar, os estudantes da instituição já elaboraram um total de 872 projetos de pesquisa, com temas voltados para contribuir para o desenvolvimento das vocações e potencialidades dos municípios. Os trabalhos já receberam mais de 300 prêmios em eventos nacionais e internacionais.

Além da iniciação científica, o IFMS incentiva a pesquisa e a inovação por meio das Feiras de Ciência e Tecnologia, realizadas nos 10 campi, e nas quais já foram apresentados mais 1.528 trabalhos de estudantes da instituição e de outras escolas participantes.