Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aberta seleção de projetos para Incubadora do IFMS

TecnoIF

Aberta seleção de projetos para Incubadora do IFMS

Estudantes de nove campi podem fazer as inscrições de 11 de fevereiro a 26 de março. Previsão é que sejam concedidas 40 bolsas de fomento ao empreendedorismo inovador.
por Cleyton Lutz publicado: 07/02/2019 10h54 última modificação: 13/02/2019 13h29

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abriu a seleção de projetos de negócios para integrar a Incubadora Mista e Social de Empresas do IFMS (TecnoIF) em 2019. A previsão é que sejam concedidas 40 bolsas. O edital com as regras do processo seletivo está disponível na Central de Seleção

Podem participar estudantes matriculados nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina e Três Lagoas, que já possuem unidades TecnoIF implantadas. 

As inscrições deverão ser feitas de 11 de fevereiro a 26 de março, por meio de formulário online que será disponibilizado na Central de Seleção.  

Os candidatados não podem ter pendências em programas e atividades geridos pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi). As equipes podem ser formadas, preferencialmente, por três estudantes, sendo que um ficará responsável pelo recebimento da bolsa prevista no edital.  

Os projetos submetidos deverão estar, preferencialmente, concentrados nos cursos ministrados nos campi do IFMS, podendo haver interação entre os cursos relacionados ao projeto.  

Seleção – Será feita em duas etapas. A primeira consistirá em um workshop com dois treinamentos sobre o sistema de incubação da TecnoIF e a elaboração de apresentações no formato pitch.  

A segunda etapa prevê a apresentação do projeto, em formato pitch, para uma banca multidisciplinar. O candidato também deverá gravar um vídeo com duração máxima de 10 minutos.   

Serão considerados critérios como o caráter inovador da proposta, potencial de impacto socioeconômico, foco do negócio com a demanda regional, possibilidade de viabilização/implantação e perfil empreendedor do candidato.  

O resultado provisório será divulgado em 16 de abril, com o resultado final previsto para o dia 23 do mesmo mês. O período de pré-incubação vai de maio a novembro.  

Bolsas – Os selecionados receberão uma bolsa fomento ao empreendedorismo inovador, durante seis meses, com valor mensal de R$ 100,00. A concessão da bolsa visa apoiar os pré-incubados no custeio de despesas com capacitações.

As bolsas serão divididas entre os campi participantes de forma proporcional ao número de projetos aprovados.

A TecnoIF é um agente facilitador do processo de geração e consolidação de empreendimentos inovadores, por meio da formação complementar de empreendedores em áreas compatíveis, em seus aspectos técnicos e gerenciais, com as atividades de ensino, pesquisa e extensão oferecidas pelo IFMS.