Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aberta seleção para estágio interno nos dez campi

Estudante

Aberta seleção para estágio interno nos dez campi

Podem se inscrever estudantes dos cursos técnicos de nível médio e da graduação. Inscrições devem ser feitas entre os dias 15 e 21 de agosto.
por Osvaldo Sato publicado: 07/08/2019 09h50 última modificação: 07/08/2019 09h50

Está publicado na Central de Seleção do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) o edital que abre processo seletivo interno para formação de cadastro reserva para estágio curricular obrigatório.

A seleção é destinada aos estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, inclusive da Educação de Jovens e Adultos (Proeja), técnicos subsequentes e cursos superiores ofertados nos dez campi da instituição.

Os candidatos aprovados para o cadastro reserva serão convocados de acordo com a necessidade do IFMS, atuando como estagiários não remunerados nos campi onde estão matriculados.

As regras do processo seletivo estão disponíveis no edital nº 059/2019. A lista de cursos por campus, a carga horária e os requisitos constam no anexo I, e as atribuições dos estagiários estão dispostas no anexo II do edital.

Inscrições - Deverão ser feitas entre os dias 15 e 21 de agosto, por meio de formulário eletrônico que será disponibilizado na Central de Seleção.

O interessado deve estar matriculado a partir do semestre previsto para início do estágio obrigatório, conforme consta nos Projetos Pedagógicos do Cursos.

Deve ter ainda disponibilidade para desenvolver atividades diárias entre quatro e seis horas, com carga horária semanal de 20 a 30 horas distribuídas nos períodos matutino e vespertino. No período noturno, a carga horária pode ser de três ou quatro horas diárias, o que totaliza 15 ou 20 horas semanais.

Os estudantes de cursos técnicos de nível médio devem ter, no mínimo, 16 anos. Os menores de 18 anos poderão estagiar apenas em período diurno.

Seleção - Será feita por meio da análise do rendimento dos estudantes, com prioridade para aqueles que precisem apenas do estágio obrigatório para se formar ou, ainda, que estejam em condições de concluir todas as unidades curriculares ao final do segundo semestre letivo de 2019.

O resultado preliminar deverá ser divulgado no dia 23 de agosto, e o final a partir do dia 28.

As convocações para assinatura do Termo de Compromisso de Estágio Interno serão publicadas nos murais dos campi e comunicadas aos estudantes por e-mail.

O candidato convocado terá até dez dias úteis após a convocação para se apresentar à Coordenação de Extensão e Relações Institucionais (Coeri) do campus, para formalização do termo e início das atividades.

Estágio - A realização de estágio curricular obrigatório é requisito para aprovação e obtenção de diploma, conforme determinado nos Projetos Pedagógicos de Cursos do IFMS.

Com o estágio interno, o Instituto Federal busca complementar a formação acadêmica do estudante, possibilitando a integração entre teoria e prática por meio do contato com a vida profissional.

A realização do estágio não estabelece vínculo empregatício do estudante com a instituição. Os estagiários não têm direito à remuneração ou benefícios adicionais, como bolsa e auxílios alimentação, saúde ou transporte.