Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aberta seleção para programa de dez semanas em Minas Gerais

Estudante

Aberta seleção para programa de dez semanas em Minas Gerais

Entre os meses de março e maio, acadêmico da graduação do IFMS selecionado integrará equipe de projeto multidisciplinar com a temática “Alimentação para o futuro”.
por Laura Silveira publicado: 06/02/2019 12h10 última modificação: 06/02/2019 12h10

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou nessa terça-feira, 5, o edital de abertura para seleção de um estudante da graduação que irá integrar grupos de trabalho em Projetos Multidisciplinares do LAPASSION (LatinAmerica Practices and Soft Skills for an Innovation Oriented Network). O documento está disponível na Central de Seleção.

O selecionado realizará atividades em um período de dez semanas – entre 18 de março e 27 de maio – na cidade de Uberaba (MG), nas dependências do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), com a temática “Alimentação para o futuro”. Está prevista a participação de estudantes da Universidade de Salamanca, Universidade Técnica do Uruguai e Instituto Politécnico do Porto.

A iniciativa tem como objetivos criar uma rede de colaboração internacional em busca de projetos de inovação científica e apoiar o intercâmbio de pesquisas de natureza científica, visando ao aperfeiçoamento profissional e a experiência em pesquisa multidisciplinar de estudantes dos cursos superiores.

Podem participar da seleção acadêmicos dos cursos de graduação ofertados pelo IFMS no ano de 2019 (bacharelado, licenciatura ou tecnólogo), que cursem, no mínimo, o segundo semestre e tenham frequência regular. Também são requisitos ter nacionalidade brasileira e idade igual ou superior a 18 anos até o ato de inscrição.

Também é necessário comprovar por meio de um resumo (anexo IV do edital), elaborado em inglês, a participação em projeto(s) de pesquisa, em andamento ou finalizado, e como relacioná-lo ao tema "Alimentação para o futuro".

O estudante também deve ter disponibilidade para participar de entrevista bilíngue (português/inglês), via webconferência com transmissão de imagem e som.

Inscrições - Os interessados deverão se inscrever pelo e-mail da Assessoria Internacional do IFMS (), de 8 a 18 de fevereiro, sendo obrigatória a digitalização em PDF dos seguintes documentos e o envio até às 23h59 do último dia de inscrição:

• formulário de inscrição - programa de mobilidade acadêmica (PMA) – Programa LAPASSION (anexo II);
  • anexo I preenchido e assinado (pontuação e avaliação do candidato) com o Currículo Lattes atualizado, ambos digitalizados em PDF;
  • cópia do CPF e RG;
  • comprovante de matrícula no primeiro semestre de 2019;
  • termo de compromisso aceitando todas as condições dos presentes no edital (anexo III);
  • resumo de projeto(s) em que o candidato atua ou atuou, bem como demonstrando a relação com o tema do desafio proposto no LAPASSION: “Alimentação para o Futuro” (anexo IV).

No dia 19 de fevereiro, será divulgada na Central de Seleção a lista de inscritos com data e hora para as entrevistas por webconferência, que serão realizadas entre 22 e 26 de fevereiro.

Seleção - Para efeitos de classificação, serão consideradas a avaliação do projeto e a entrevista para avaliação do conhecimento mínimo em Inglês, conforme o anexo I do edital de abertura.

A divulgação do resultado preliminar está prevista para 27 de fevereiro, e o final para 4 de março.

O estudante selecionado receberá auxílio para participação no valor de R$ 4.200,00, baseado na previsão de despesas de dez semanas, considerando moradia, alimentação e transporte.

O auxílio é uma ajuda de custo que não garante o apoio total para sua participação, pois depende do teor das despesas que o estudante optar por realizar. A complementação, quando for o caso, é da responsabilidade do selecionado

O estudante selecionado assume uma série de obrigações, dentre as quais a apresentação de relatório acadêmico  sobre atividades desenvolvidas durante o programa (anexo VI) em até 15 dias após término do mesmo, além de uma apresentação oral, por meio de palestra, oficina ou seminário, para os colegas de curso sobre a experiência vivida.

Ao retornar ao campus de origem, após as atividades em Uberaba, o estudante deverá finalizar o curso no IFMS. Outra obrigação é que o trabalho seja apresentado na Semana de Ciência e Tecnologia do IFMS deste ano, bem como em outros eventos correlacionados à área no âmbito da instituição.

LAPASSION - O projeto faz parte do programa de capacitação internacional Erasmus+ Capacity Building Program, da União Europeia, gerenciado pela Agência Executiva de Educação, Audiovisual e Cultura (EACEA).

O objetivo do LAPASSION é o desenvolvimento de projetos/estágios multidisciplinares, caracterizados por:

• projetos apresentados pela comunidade (empresas e/ou outras organizações) ou resultantes de ideias inovadoras, que visem à criação de novos protótipos, produtos e serviços;
  • projetos desenvolvidos por grupos de estudantes de diferentes países; e
  • projetos voltados ao desenvolvimento de habilidades do tipo: trabalho em equipe, liderança, gerenciamento de conflitos, negociação e dentre outros.