Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aberta seleção para Programa de Iniciação à Docência

Aberta seleção para Programa de Iniciação à Docência

Serão concedidas 21 bolsas para acadêmicos das licenciaturas em Química e Computação oferecidas, respectivamente, em Coxim e Jardim. Inscrições nos dias 23 e 24 de abril.
por Osvaldo Sato publicado: 16/04/2019 10h01 última modificação: 23/04/2019 08h01

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abriu nessa segunda-feira, 15, o processo seletivo para ingresso no Programa de Auxílios de Iniciação à Docência (Pibid) que prevê a concessão de 21 bolsas a acadêmicos dos cursos de licenciatura oferecidos pela instituição.

São ofertados 15 auxílios para estudantes da licenciatura em Química do Campus Coxim, e seis bolsas para acadêmicos da licenciatura em Computação no Campus Jardim. Também serão selecionados não-bolsistas.

edital nº 029/2019, com todas as informações sobre o processo seletivo, está disponível na Central de Seleção.

Inscrições - São gratuitas e devem ser feitas presencialmente na coordenação do curso onde o estudante está matriculado, nos dias 23 e 24 de abril.

Os candidatos devem apresentar os seguintes documentos:

• requerimento de inscrição (anexo 2);
  • Plano de Atividades elaborado de acordo com o Projeto de Iniciação à Docência do professor orientador (anexo 3);
  • Termo de Compromisso do Orientador e do Estudante (anexo 4);
  • justificativa de inscrição de, no máximo, uma lauda (redigida em fonte Times New Roman ou Arial tamanho 12), no qual o estudante apresente brevemente a sua trajetória escolar/profissional e a motivação do seu interesse de participação no programa.

Todos os formulários constam como anexos do edital e estão disponíveis na Central de Seleção.

A avaliação será realizada em duas etapas. Na primeira, que será eliminatória, a Comissão de Avaliação fará a análise dos documentos. Na segunda fase, serão realizadas entrevistas, sendo avaliados critérios como disponibilidade do candidato, interesse pela área e perfil para a atividade. A previsão é que as entrevistas sejam feitas no dia 25 de abril.

O resultado preliminar será divulgado no dia 26 de abril, e o final está previsto para 5 de maio.

Requisitos - O estudante interessado em fazer parte do Programa deve estar matriculado em curso de licenciatura do IFMS e não pode estar no último semestre no ato da implementação do projeto e/ou plano de trabalho.

Além disso, o acadêmico não pode receber outra modalidade de bolsa, exceto auxílio que objetive a permanência do estudante na instituição, e também não pode ter sido penalizado em Processo Disciplinar ou estar em débito com algum dos programas geridos pelo IFMS ou por agência de fomento externa.

O professor orientador deve ser docente do curso de licenciatura do IFMS, pertencer ao quadro efetivo da instituição e não pode estar afastado ou licenciado. Deve ainda ter Projeto de Iniciação à Docência aprovado pela diretoria responsável pelo ensino no campus onde atua (anexo 1).

O docente deve dispor, ainda, de carga horária suficiente para o atendimento do estudante, comprometendo-se a orientar os participantes em todas as fases do projeto, incluindo a elaboração de relatórios, material de apresentação em seminários, resumos em congresso e artigos em revistas.

Bolsas - Os recursos destinados ao Pibid do IFMS estão previstos no orçamento geral da instituição e o montante é definido anualmente pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen). O programa prevê o pagamento de auxílios (bolsas) aos acadêmicos por meio dos recursos destinados à Assistência Estudantil.

A bolsa de R$ 250,00 será depositada diretamente na conta do acadêmico nos meses de maio, junho, agosto, setembro, outubro e novembro. Em julho, o valor será de R$ 125,00, em razão do período de férias dos estudantes.

Caso haja disponibilidade financeira, o IFMS poderá pagar uma bolsa no mês de dezembro, no valor de R$ 250,00.

Pibid - Ação institucional que busca incentivar o aperfeiçoamento na formação docente dos estudantes de licenciatura. O programa fortalece a articulação entre teoria e prática, bem como a cooperação mútua entre discentes e docentes, proporcionando experiência em atividades pedagógicas aos acadêmicos.

No Programa de Iniciação à Docência do IFMS, os acadêmicos desenvolvem um plano de atividades, baseado no projeto de iniciação a docência do orientador, sendo inseridos no cotidiano de escolas da rede pública e/ou particular.