Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Abertas 1,4 mil vagas em cursos técnicos integrados

Exame de Seleção 2020

Abertas 1,4 mil vagas em cursos técnicos integrados

São oferecidas 11 opções de cursos nos dez municípios onde o IFMS tem campus. Inscrições poderão ser feitas a partir de 12 de setembro.
por Paulo Gomes publicado: 02/09/2019 11h33 última modificação: 09/09/2019 12h42

Exame de Seleção 2020

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou nesta segunda-feira, 2, o edital que abre o Exame de Seleção 2020, processo seletivo para ingresso em cursos técnicos integrados ao ensino médio no primeiro semestre do ano que vem.

São oferecidas 1.440 vagas distribuídas em 11 opções de cursos nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

No técnico integrado, o estudante cursa o ensino médio regular e as disciplinas da formação profissional e tecnológica ao mesmo tempo. O diploma possibilita tanto o ingresso na universidade como no mundo de trabalho.

O edital nº 064/2019, documento com as regras de participação e o cronograma do processo seletivo, está disponível na Central de Seleção do IFMS.

Saiba mais sobre os cursos técnicos ofertados:

Agricultura: para quem gosta da vida no campo e de atividades agrícolas. O estudante aprende a planejar, executar e monitorar todas as etapas da produção, da distribuição e da comercialização de produtos. 

Agropecuária: forma profissional capacitado para atuar em diversas etapas das produções agrícola e animal, além de comercializar a produção, projetar instalações rurais, entre outras atividades.

Alimentos: o estudante aprende todas as etapas do processo de produção alimentícia e de bebidas: da aquisição à manutenção de equipamentos ao processamento e conservação das matérias-primas.

Aquicultura: voltado para quem pretende trabalhar com o manejo, beneficiamento e processamento de pescado. Dentre outras atribuições, o profissional da área pode implantar sistemas de cultivo, aplicar normas de proteção ambiental, projetar viveiros de aquicultura. - NOVO!

Edificações: o profissional pode trabalhar em empresas de construção civil, escritórios de projetos, canteiros de obras, laboratórios de pesquisa ou ser um profissional autônomo. 

Eletrotécnica: forma o estudante para entender como funciona o sistema elétrico de um simples eletrodoméstico ao de uma complexa usina hidrelétrica, preparando para atividades profissionais na área.

Informática: forma profissionais que desenvolvem programas de computador seguindo as especificações da lógica e das linguagens de programação. 

Informática para Internet: o estudante aprende a desenvolver programas de computador voltados para web, cria interfaces e aplicativos para comércio e marketing eletrônicos e faz a manutenção de sites.

Mecânica: o estudante aprende a desenvolver ferramentas utilizadas na elaboração de projetos e desenhos de equipamentos mecânicos, em atividades de cálculos técnicos, orçamentos e especificações de materiais.

Metalurgia: o estudante conhece todos os processos de produção nessa área, além de aprender a classificar matérias-primas, controlar a qualidade de processos metalúrgicos, operar equipamentos e prestar assistência técnica no setor.

Desenvolvimento de Sistemas: para estudantes que gostam de informática e desejam desenvolver sistemas de computador. O profissional da área pode trabalhar em empresas que atuam com desenvolvimento de sistemas, dentre outras. - NOVO!

Novos cursos – A partir de 2020, o IFMS passa a ofertar dois novos cursos técnicos integrados ao ensino médio, ambos no Campus Coxim.

O curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas terá a primeira turma aberta no lugar do técnico em Informática, que deixa de ser ofertado.

Outro curso técnico integrado que passa a ser oferecido pelo IFMS em Coxim é o técnico em Aquicultura, já ofertado pelo campus na modalidade subsequente.

Para saber mais acesse as páginas dos cursos técnicos integrados do IFMS.

Inscrições – Os interessados deverão se inscrever no Exame de Seleção 2020 entre 12 de setembro e 6 de novembro, pela Página do Candidato da Central de Seleção.

Além de ter o ensino fundamental completo até a data da matrícula no IFMS, prevista para janeiro de 2020, o interessado deve ter o Cadastro de Pessoa Física (CPF) em seu nome. O número deverá ser informado na inscrição.

Também é fundamental que o interessado leia atentamente o edital do Exame de Seleção 2020 para compreender todas as regras do processo seletivo, cronograma e demais informações de interesse.

Em caso de dúvidas, o contato com a comissão responsável pelo processo seletivo é .

Ação Afirmativa (cotas) - Metade das vagas do Exame de Seleção 2020 é reservada a candidatos que estudaram em escola pública. Desse total, há cotas para aqueles que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.

A opção de beneficiário de ação afirmativa (cotista) deverá ser informada no ato da inscrição.

Os cotistas deverão comprovar essa condição no ato da matrícula, caso contrário perderão a vaga e serão reclassificados em lista de espera.

Prova – Será aplicada no dia 24 de novembro, nos dez municípios onde o IFMS tem campus.

A prova terá 50 questões de múltipla escolha, sendo 20 de língua portuguesa, 20 de matemática e 10 de conhecimentos gerais. Confira o que cai na prova.

A previsão é que o gabarito seja divulgado no dia seguinte. O resultado preliminar está previsto para 16 de dezembro. No dia 20 serão divulgados o resultado final e a primeira chamada, com matrículas entre 14 e 17 de janeiro.

O cronograma completo está disponível na página do Exame de Seleção 2020, onde também estão disponíveis informações sobre os cursos ofertados e provas anteriores do processo seletivo.

Vagas ofertadas no Exame de Seleção 2020

Campus Curso Turno Vagas
Aquidauana Técnico em Edificações Matutino 40
Vespertino 40
Técnico em Informática Matutino 40
Vespertino 40
Campo Grande Técnico em Eletrotécnica Matutino 40
Técnico em Informática Vespertino 80
Técnico em Mecânica Matutino 40
Corumbá Técnico em Informática Matutino 40
Técnico em Metalurgia Vespertino 40
Coxim Técnico em Alimentos Vespertino 40
Técnico em Aquicultura Vespertino 40
Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Vespertino 80
Dourados Técnico em Informática para Internet Matutino 80
Vespertino 80
Jardim Técnico em Edificações Matutino 40
Técnico em Informática Matutino 40
Naviraí Técnico em Informática para Internet Matutino 40
Vespertino 40
Técnico em Agricultura Matutino 40
Vespertino 40
Nova Andradina Técnico em Agropecuária Matutino e Vespertino 80
Técnico em Informática Matutino 80
Ponta Porã Técnico em Agricultura Matutino 40
Vespertino 40
Técnico em Informática Matutino 40
Vespertino 40
Três Lagoas Técnico em Informática Matutino 80
Técnico em Eletrotécnica Vespertino 80