Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Abertas inscrições para 193 vagas de monitores

Estudante

Abertas inscrições para 193 vagas de monitores

Podem se inscrever estudantes de cursos técnicos e da graduação dos dez campi do IFMS. Inscrições devem ser feitas até 16 de agosto.
por Osvaldo Sato publicado: 12/08/2019 08h57 última modificação: 12/08/2019 08h57

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abriu nesta segunda-feira, 12, o prazo de inscrições no processo seletivo do Programa de Monitoria para o segundo semestre. São oferecidas 193 vagas nos dez campi da instituição.

A seleção é destinada a estudantes de cursos técnicos e da graduação e prevê aos monitores o pagamento de auxílios nos valores de R$ 150,00 (cursos técnicos) e R$ 200,00 (graduação).

Os interessados devem se inscrever até sexta-feira, 16, na Central de Relacionamento (Cerel) dos campi.

edital de abertura - documento que traz a relação de vagas por campus e as regras do processo seletivo - está disponível na Central de Seleção do IFMS.

Inscrições - O estudante deve entregar o requerimento de inscrição, disponível na Central de Seleção, preenchido e assinado. Ao final, receberá um protocolo de confirmação.

Podem se inscrever estudantes que estejam cursando, no mínimo, o segundo período de curso técnico ou da graduação. Além disso, o interessado deve ter sido aprovado na unidade curricular que caracteriza a área da monitoria pretendida e ter compatibilidade de horário para o desenvolvimento das atividades propostas.

Os candidatos não podem ter sido monitores nos últimos quatro semestres de forma consecutiva, não podem ter desistido de monitoria anteriormente, e também não podem estar respondendo a Processo Disciplinar Discente.

Seleção - Será feita por meio de entrevista e avaliação do coeficiente de rendimento do estudante.

A seleção será conduzida pelo diretor de Ensino ou servidor por ele indicado, pelo coordenador de curso ou eixo, e por um docente da área da vaga, preferencialmente o professor orientador da monitoria.

A entrevista individual será realizada de 19 a 27 de agosto, quando serão avaliados o interesse do candidato pela área, o perfil para a atividade de monitor, a desenvoltura, entre outros critérios.

O resultado preliminar será divulgado no dia 29 de agosto, e o final está previsto para 4 de setembro.

Monitoria - O estudante selecionado irá desenvolver atividades de monitoria por oito horas semanais, não podendo ser superior a quatro horas diárias.

O monitor presta apoio ao aprendizado dos demais estudantes,  atividade que pode despertar o interesse pelo ensino e oportuniza a participação no processo educacional.

Todas as atividades desenvolvidas pelos monitores devem estar previstas no plano de atividades, elaborado de forma conjunta com o professor orientador.