Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Abertas inscrições para curso de Libras infantil em Coxim

Abertas inscrições para curso de Libras infantil em Coxim

Oferta é voltada a crianças de 6 a 11 anos e vagas são limitadas. Inscrições podem ser feitas até 17 de maio, no campus do IFMS.
por Juliana Aragão publicado: 07/05/2019 15h29 última modificação: 07/05/2019 15h49

O Campus Coxim do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com inscrições abertas para o curso gratuito Libras Kids, Língua Brasileira de Sinais voltada a crianças com idades entre 6 e 11 anos. São oferecidas 40 vagas, sendo 20 para o período matutino e a outra metade para o vespertino.

"Criança tem facilidade em aprender novas línguas e, quanto mais cedo iniciar o aprendizado, mais rapidamente irá se tornar fluente. A Libras vai ajudá-la a manter a comunicação com pessoas surdas na sociedade", explicou a intérprete de Libras do IFMS, Aline de Oliveira.

As inscrições podem ser feitas até 17 de maio. Os pais ou responsáveis devem se dirigir à Central de Relacionamento (Cerel) do IFMS, localizado na Rua Salime Tanure, s/n°, Bairro Santa Tereza, e entregar a cópia da certidão de nascimento ou RG da criança.

Serão abertas duas turmas. Para crianças de 6 a 8 anos, as aulas serão oferecidas às sextas-feiras, no período matutino. Os alunos na faixa etária de 9 a 11 anos farão o curso às quartas-feiras, no período vespertino.

Caso a procura pelo curso seja maior do que o número de vagas oferecidas, será feita uma lista de espera com os nomes de até dez crianças por turno.

Com carga horária de 50 horas, as aulas terão início no dia 22 de maio e seguem até novembro.

Libras Kids - Esta é a segunda turma do curso de extensão oferecido pelo Campus Coxim. Ao final do segundo semestre do ano passado, 20 crianças receberam o certificado.

As aulas são ministradas pelas intérpretes de Libras do IFMS, Eva Silva e Aline de Oliveira. Com jogos de memória e de tabuleiro, as crianças recebem informações como a história da Língua Brasileira de Sinais e conceitos de acessibilidade.

"Criança tem facilidade em aprender novas línguas e, quanto mais cedo iniciar o aprendizado, mais rapidamente irá se tornar fluente. Mesmo que ela não tenha um coleguinha surdo na sala de aula, a Libras vai ajudar essa criança a manter a comunicação com pessoas surdas na sociedade", explicou Aline.

A intérprete destaca que a proposta é promover a inclusão com o olhar no futuro. "A ideia é abrir portas para que lá na frente a gente possa, de fato, garantir inclusão e acessibilidade às pessoas surdas".

registrado em: , , ,