Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Abertas inscrições para evento sobre deficiência auditiva

Três Lagoas

Abertas inscrições para evento sobre deficiência auditiva

Evento será realizado nos dias 26 e 27 de setembro, com diversas atividades abertas à comunidade
por Cleyton Lutz publicado: 11/09/2018 11h41 última modificação: 11/09/2018 11h41

O Campus Três Lagoas do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) promove nos dias 26 e 27 de setembro o evento “O silêncio em exposição”. A programação prevê palestras, exposições, mostra de filmes, exibição de vídeos, mesa redonda e quiz em libras. Todas as atividades são abertas à comunidade.

As inscrições podem ser feitas por meio de formulário online na página do evento, onde também é possível conferir a programação completa. As atividades têm o número limite de 100 participantes. 

Entre os temas abordados estarão o ensino para deficientes auditivos, acessibilidade, noções básicas da audição humana, direitos da pessoa com deficiência, a relação entre diversidade e inclusão e atendimento ao cliente deficiente. 

Participam do evento como palestrantes, debatedores ou expositores profissionais de diversas áreas como fonoaudiologia, pedagogia, otorrinolaringologia, gestão empresarial e educação, além de estudantes do IFMS e pais de portadores de deficiência auditiva. 

As atividades serão realizada no campus do IFMS, na Rua Ângelo Melão, 790, Jardim das Paineiras, a partir das 9h30.

Inclusão – A coordenadora da exposição, Angélica Nascimento, tradutora e interprete de Libras do Campus Três Lagoas, explica que o evento é uma alusão ao Dia Nacional do Surdo. Celebrada em 26 de setembro, a data visa a reflexão sobre os direitos e inclusão das pessoas com deficiência auditiva, tendo sido oficializada pela Lei Federal n. 11.796/2008

“Nosso objetivo é propor um debate sobre a cultura da comunidade surda, políticas e práticas que promovam a inclusão educacional, contribuindo para a conscientização da acessibilidade dos bens culturais pelas pessoas surdas”, explica. 

A exposição apresentará o tratamento que o tema tem recebido ao longo dos anos no Brasil. 

“Mostraremos a maneira como a surdez tem sido abordada no país, desde os tempos do Império até os dias atuais, destacando a criação da Língua Brasileira de Sinais [Libras] e as ferramentas tecnológicas que permitem a ampliação da acessibilidade aos portadores de deficiência auditiva”, acrescentou.

registrado em: , ,