Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Abertas inscrições para seleção de estudante intercambista

Abertas inscrições para seleção de estudante intercambista

Processo seletivo oferece uma vaga destinada a estudantes de cursos técnicos integrados. Inscrição segue até 13 de março.
por Osvaldo Sato publicado: 26/02/2019 09h06 última modificação: 26/02/2019 10h41

Estão abertas as inscrições no edital que irá selecionar um estudante de curso técnico integrado do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) para o Programa de Intercâmbio do Rotary Club de Campo Grande, na modalidade Jovem Destaque.

Os interessados devem se inscrever até 13 de março, na Central de Relacionamento (Cerel) do campus onde estudam.

É necessário entregar o formulário de inscrição (anexo I do edital) preenchido e assinado pelo responsável legal, assim como a declaração de ciência do responsável (anexo II).

Além de estar matriculado em um dos cursos técnicos integrados do IFMS, o candidato deve ter, no máximo, 17 anos e meio em agosto de 2019.

O estudante não pode ter reprovações nos últimos dois semestres concluídos e não pode ter sido penalizado com advertência ou suspensão. Quanto à renda familiar, não pode ser maior do que um salário mínimo e meio per capita.

O edital nº 010/2019, com todas as regras da seleção, está disponível na Central de Seleção do IFMS.

Seleção - Os inscritos serão entrevistados pela comissão local do campus no ato da entrega da documentação de comprovação de renda per capita (anexo III).

Para a seleção, serão analisados os documentos apresentados pelos estudantes e considerados a renda per capita e o rendimento escolar. Para cálculo do rendimento, serão levadas em consideração todas as unidades curriculares cursadas no segundo semestre de 2017 e no primeiro semestre de 2018.

A realização de intercâmbio ocorrerá pelo período de um ano (entre 2019 e 2020), em instituição estrangeira a ser definida pelo Rotary.

O IFMS e o Rotary Club de Campo Grande possuem Acordo de Cooperação Técnica que prevê cooperação bilateral, com a possibilidade de apoios e auxílios para intercâmbio de estudantes.

Auxílio - As despesas de deslocamento até o país de destino serão custeadas pelo Rotary, que também irá providenciar hospedagem em casa de família voluntária. Os gastos do estudante com transporte, alimentação e moradia serão cobertos por auxílios destinados pelo Rotary à família que irá recebê-lo.

O IFMS também concede ao estudante selecionado um auxílio, com objetivo de contribuir com o custeio de despesas relacionadas à emissão de passaporte, taxas de visto, se necessário, e demais gastos na preparação para o intercâmbio. O auxílio terá o valor de um salário mínimo e será pago em três parcelas, entre abril e junho de 2019.

Revogação - O edital nº 010/2019 substitui o edital nº 077/2018, que possuía o mesmo objetivo, mas foi revogado em janeiro por conter inconsistências na fórmula de classificação dos inscritos.

Os estudantes que se inscreveram no edital revogado não precisarão enviar documentos para participar da nova seleção. No entanto, devem manifestar interesse em concorrer enviando e-mail para , dentro do prazo de inscrições. Mais detalhes estão no item 4.5 do novo edital.

A regra citada acima não vale para quem teve a inscrição indeferida no edital anterior. Neste caso, será necessário fazer uma nova inscrição.