Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Abertas seleções para oferta de bolsas a estudantes e professores

Coxim

Abertas seleções para oferta de bolsas a estudantes e professores

Vagas são para acadêmicos da Licenciatura em Química e para professores de escolas da região de Coxim, para atuação nos programas de Iniciação à Docência e de Residência Pedagógica.
por Osvaldo Sato publicado: 27/07/2018 08h45 última modificação: 27/07/2018 08h47

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou nessa quinta-feira, 26, editais de abertura de quatro processos seletivos para concessão de bolsas a estudantes e professores que atuarão nos programas institucionais de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e de Residência Pedagógica (RP). Os documentos estão publicados na Central de Seleção.

Podem concorrer às vagas para discentes os acadêmicos da Licenciatura em Química do Campus Coxim do IFMS. São 24 bolsas pelo Pibid (Edital nº 50/2018) e 24 vagas para a Residência Pedagógica (Edital nº 52/2018).

Para professores, são ofertadas três vagas para supervisores do Pibid (Edital nº 51/2018) e três vagas para preceptores da Residência Pedagógica (Edital nº 53/2018). Estas são destinadas a professores que atuam em escolas específicas no município de Coxim e região. Nos editais estão disponíveis a relação de escolas habilitadas para participação nos processos seletivos.

O valor das bolsas destinadas aos acadêmicos é de R$ 400,00 mensais. Já os professores recebem R$ 765,00 para atuação nos referidos programas. As bolsas serão concedidas por até 18 meses e são custeadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Inscrições - Todos os processos seletivos recebem inscrições nos dias 2 e 3 de agosto. As entregas dos documentos previstos nos editais para efetivação da inscrição devem ser feitas no Campus Coxim, na sala da Coordenação do curso de Licenciatura em Química. O endereço é Rua Salime Tanure, s/n, Bairro Santa Tereza.

Além dos documentos pessoais elencados nos editais, faz-se necessária a entrega do Formulário de Inscrição, carta de intenções e comprovação da titulação exigida, dentre outros documentos.

Com exceção à seleção de licenciandos para o Pibid, todos os demais deverão entregar cópia do currículo na Plataforma Freire. As seleções para professores requerem ainda documento comprobatório e de anuência, emitido pela Direção da Escola, que está atuando na escola participante do Programa, com discriminação das funções que exerce.

Os candidatos devem também comprovar, através de declaração, que possuem disponibilidade de tempo prevista nos editais, para realização as atividades dos programas.

Seleção - As seleções serão compostas por etapas como entrevistas e análise da carta de intenções dos candidatos, conforme descrito nos editais. A seleção de estudantes conta com etapa de análise de desempenho acadêmico e, para professores, será analisado o currículo e títulos apresentados.

As entrevistas com os candidatos estão previstas para o dia 6 de agosto, com horários e local sendo previamente divulgados.

Os resultados preliminares e finais serão divulgados nos dias 8 e 13 de agosto, respectivamente, na Central de Seleção do IFMS.

Mais informações sobre a atuação dos bolsistas e dos programas institucionais devem ser consultadas nos respectivos editais.