Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aberto prazo de participação em Autoavaliação Institucional 2018

Aberto prazo de participação em Autoavaliação Institucional 2018

Servidores e estudantes do IFMS podem responder questionário online até 31 de outubro.
por Laura Silveira publicado: 01/10/2018 14h26 última modificação: 12/11/2019 11h21
IFMS

Está aberto a partir desta segunda-feira, 1º, o prazo para servidores e estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) participarem da Autoavaliação Institucional deste ano.

O questionário está disponível no Sistema de Avaliação online. O login deve ser feito usando o número do CPF no campo “Usuário”. O prazo de participação segue até 31 de outubro.

As questões estão divididas entre cinco eixos temáticos: Planejamento e Avaliação Institucional, Desenvolvimento Institucional, Políticas Acadêmicas, Políticas de Gestão, e Infraestrutura Física.

Na avaliação, é necessário optar entre cinco conceitos (excelente, muito boa, suficiente, insuficiente, e não conheço). Há, ainda, no final do questionário um espaço opcional para comentários do participante.

Neste ano, a autoavaliação institucional traz novos questionários, em função das metas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2019-2023), em fase de elaboração.

“O feedback dos atores da comunidade visa identificar os pontos positivos, os pontos fracos, a partir de ações de melhorias que podem ser propostas pelas comissões locais dos dez campi do IFMS”, apontou o presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA), Reinaldo Cassiano, responsável pelo processo.

Autoavaliação - É uma oportunidade para a comunidade interna colaborar com a melhoria e o desenvolvimento do IFMS.

O processo é uma exigência da Lei nº 10.861/2004, que criou o Sistema de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

A consulta interna é o primeiro passo do processo, conduzido e acompanhado pela CPA, que em seguida irá elaborar um relatório para ser entregue ao Ministério da Educação (MEC) e publicado no site do Instituto.

Os relatórios produzidos com os dados das autoavaliações de 2013 a 2017 estão disponíveis na página da Comissão.

CPA - No IFMS, foi criada em 2013. É formada por servidores que representam os campi, além do presidente. A composição atual foi designada pela Portaria nº 1.857/2017.

Uma das funções da Comissão é conduzir os processos de avaliação institucional. Os relatórios são usados para credenciamento e recredenciamento das instituições de ensino superior, e para reconhecimento e renovação dos cursos oferecidos.

Em caso de dúvidas, o e-mail de contato é cpa.central@ifms.edu.br.