Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aberto prazo de matrícula para cursos de especialização

Pós-Graduação

Aberto prazo de matrícula para cursos de especialização

Convocados devem se matricular nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá e Coxim até 9 de agosto.
por Cleyton Lutz publicado: 01/08/2019 14h00 última modificação: 02/08/2019 10h15

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou nessa quarta-feira, 31, na Central de Seleção, o resultado final de dois processos seletivos para cursos gratuitos de pós-graduação lato sensu, com ingresso no segundo semestre de 2019. 

A seleção foi feita por sorteio eletrônico realizado no último dia 25, em Campo Grande. O resultado final dos processos seletivos traz a relação dos candidatos classificados dentro do número de vagas oferecidas e a lista de espera, que será utilizada para o preenchimento das vagas ofertadas caso haja desistência. 

Os convocados devem efetuar a matrícula até 9 de agosto na Central de Relacionamento (Cerel) dos campi do IFMS. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, nos endereços e horários relacionados no edital. 

É necessário apresentar os seguintes documentos:

  • Requerimento de matrícula, preenchido e assinado (disponível na Central de Seleção);
  • Uma foto 3x4;
  • Comprovante de preenchimento do Questionário Socioeconômico;
  • Original e cópia de diploma de graduação ou documento que comprove sua conclusão;
  • Original e cópia de documento oficial de identificação com foto;
  • Original e cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Original e cópia de comprovante de quitação com as obrigações militares (candidatos do sexo masculino);
  • Original e cópia de comprovante de quitação eleitoral.

Os candidatos que queiram equivalência à licenciatura com a especialização em Docência para a Educação Profissional precisam apresentar ainda uma declaração de exercício docente na educação profissional técnica de nível médio ou comprovante de aprovação em concurso público para exercício da docência na área. 

As atividades letivas dos cursos começam a partir de 12 de agosto. 

Pós-graduação - Na especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica foram registrados 467 inscritos para as ofertadas nos campi Aquidauana, Campo Grande e Corumbá, por meio do edital nº 047/2019.  

O curso foi a primeira pós-graduação lato sensu ofertada pelo IFMS e atualmente possui turmas também em Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.  

Desenvolvido em regime modular, com carga horária de 360 horas, além de 60 horas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o curso é organizado em encontros presenciais nos campi do IFMS, com possibilidade de oferecimento de algumas disciplinas à distância, com duração de 18 a 24 meses.  

Além do título de especialista, o curso poderá equivaler a licenciatura para exercício de atividade docente na educação profissional técnica de nível médio a profissionais graduados e não licenciados. 

Já na especialização em Ciências da Natureza e Matemática, 72 candidatos concorreram às 25 vagas oferecidas no município de Coxim, pelo edital nº 051/2109. O curso é ofertado no IFMS pela primeira vez. 

Com prazo de realização que vai de 12 a 24 meses, o curso tem regime modular, com carga horária de 360 horas, acrescidas de 40 horas de TCC, organizado em encontros presenciais no campus do Instituto, com possibilidade de oferecimento de algumas disciplinas a distância. O concluinte receberá título especialista na área. 

Mais informações sobre os cursos estão disponíveis na Página da Pós-Graduação.

Matrículas

Campus Endereço Horário
Aquidauana R. José Tadao Arima, 222, Ycaraí  7h - 12h
13h - 17h
18h - 22h
Campo Grande R. Taquari, 831, Santo Antônio 9h - 12h
14h - 16h
18h - 20h
Corumbá R. Pedro de Medeiros, s/n, Popular Velha 7h30 - 21h30
Coxim R. Salime Tanure, s/n, Santa Tereza 8h - 11h
14h - 17h
18h - 21h