Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aberto prazo para entrega de documentos da Assistência Estudantil

Permanência e Êxito

Aberto prazo para entrega de documentos da Assistência Estudantil

Inscritos devem apresentar documentos à assistente social do campus nos dias e horários agendados no ato da inscrição. Foram registradas mais de 3,3 mil inscrições.
por Vinicius Vieira publicado: 21/03/2018 07h29 última modificação: 23/04/2018 09h55
IFMS

Os estudantes inscritos no Programa de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) devem apresentar os documentos que comprovem a necessidade do auxílio a partir desta quarta-feira, 21.

A entrega deve ser feita à assistente social do campus em que o estudante está matriculado nos dias e horários agendados no ato de inscrição.

A relação das inscrições homologadas e a agenda de entrega da documentação estão disponíveis na Central de Seleção.

Os documentos que devem ser entregues constam do item 4 do edital de abertura, conforme relação abaixo:

• comprovante de inscrição online;
  • comprovante de preenchimento do questionário socioeconômico impresso;
  • documento da composição do grupo familiar conforme anexo I;
  • CPF e documento de identificação com foto do requerente, bem como dos integrantes do grupo familiar apontados no anexo I;
  • certidão de nascimento (apenas para menores de 18 anos que não tem documento de identificação com foto);
  • carteira de trabalho (cópias das páginas de qualificação civil, da foto, do atual ou último contrato de trabalho e da próxima folha em branco) para maiores de 18 anos;
  • documentos comprobatórios da situação civil do candidato e membros da composição familiar (apenas para maiores de 18 anos):
    Solteiro: declaração para pessoas com mais de 18 anos conforme anexo III;
    Casado: cópia simples da certidão de casamento;
    Amasiado/União Estável: cópia simples de documento expedido pelo cartório de união estável ou declaração conforme anexo IV;
    Viúvo: cópia simples da certidão de óbito do cônjuge;
    Separado: cópia simples da averbação formal de partilha e pensão alimentícia ou, caso não tiver, declaração conforme anexo V;
  • extrato do último pagamento do benefício de programa de transferência de renda (Bolsa Família ou Vale Renda), em caso de beneficiário;
  • comprovantes de remuneração mensal de todos os integrantes do grupo familiar.

A previsão é que a lista de estudantes contemplados com os benefícios seja divulgada no dia 23 de abril. O pagamento dos auxílios começa a ser feito em maio.

Assistência Estudantil – Para este ano, R$ 3,1 milhões do orçamento institucional estão destinados à concessão de auxílios permanência, alimentação, transporte, moradia e indígena e quilombola.

Os recursos são divididos entre os campi de acordo com o número de estudantes matriculados com base nos registros do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec).

Cada campus define, de forma autônoma, os tipos, quantidades e valores de cada auxílio, sendo consideradas as características socioeconômicas dos estudantes.

Os benefícios foram instituídos pelo Programa de Assistência Estudantil e definidos por meio da Política de Assistência Estudantil, reformulada recentemente.

Recursos – Em 2018, o investimento total previsto na assistência estudantil é de R$ 4,6 milhões. O valor é 7,8% maior do que no ano anterior. Se comparado ao montante destinado em 2016, o acréscimo chega a 40%.

Além do investimento nesta seleção, a instituição também está destinando R$ 1,1 milhão a projetos de extensão, de pesquisa e visitas técnicas, auxílios para Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e monitoria.

Outros R$ 200 mil são para a confecção de uniformes, entregues gratuitamente aos estudantes.