Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aberto prazo para submissão de projetos de pesquisa

Aberto prazo para submissão de projetos de pesquisa

Proposta deve ser submetida pelo coordenador até 27 de abril. Projetos de pesquisa selecionados receberão apoio financeiro e bolsas para estudantes da iniciação científica.
por Osvaldo Sato publicado: 09/04/2018 08h43 última modificação: 09/04/2018 08h46

Começa nesta segunda-feira, 9, o prazo para submissão de propostas ao ciclo 2018-2019 da iniciação científica do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). Um total de R$ 330,2 mil será destinado ao desenvolvimento de projetos de pesquisa e pagamento de bolsas a estudantes dos níveis médio e superior.

O edital de abertura, com as regras de participação e o cronograma do processo seletivo, está publicado na Central de Seleção.

Os projetos devem buscar soluções criativas e inovadoras aos problemas da sociedade, gerando produtos ou processos como protótipos, dispositivos, planos de ação, manuais, cartilhas, softwares, sites, aplicativos e procedimentos.

A proposta deve ser submetida pelo coordenador até 27 de abril, no Sistema Único de Administração Pública (Suap). Os formulários para cadastro e submissão estão disponibilizados como anexos ao edital, na Central de Seleção.

Cada projeto deverá ter um professor coordenador e contemplar, no máximo, três estudantes e respectivos planos de trabalho; pode ainda ter a participação de outros dois pesquisadores (professores orientadores).

A previsão é que o resultado preliminar seja divulgado no dia 13 de junho, e o final no dia 22.

Bolsas - Serão concedidas entre agosto de 2018 e julho de 2019. Para os estudantes do nível médio, as bolsas são de R$ 100,00 mensais. No ensino superior, o valor é de R$ 400,00 por mês.

A previsão é que sejam concedidas até 104 bolsas de iniciação científica, quantidade que poderá ser alterada conforme a disponibilidade orçamentária do IFMS.

O processo seletivo também abre a possibilidade dos projetos de pesquisa serem contemplados com bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Apoio Financeiro - O coordenador de cada projeto poderá solicitar ainda apoio financeiro para ações direcionadas às práticas de desenvolvimento científico e tecnológico. Para essa finalidade, o IFMS destinou R$ 11 mil.

Projetos da modalidade ensino médio poderão receber apoio de R$ 200,00, e os do ensino superior R$ 400,00.

Iniciação Científica - O fomento à iniciação científica no IFMS é regido pelo Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica do IFMS (Pitec).

Os estudantes selecionados poderão participar, como bolsistas ou voluntários, dos seguintes programas:

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic-EM);
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic);
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (Pibic-AF);
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti).