Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Acadêmicos do IFMS podem ser monitores em reunião da SBPC

Pesquisa

Acadêmicos do IFMS podem ser monitores em reunião da SBPC

Estudantes poderão atuar voluntariamente na 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada no mês de julho, em Campo Grande.
por Osvaldo Sato publicado: 13/02/2019 11h03 última modificação: 13/02/2019 11h03

Estudantes dos cursos de graduação do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) poderão atuar como monitores voluntários na 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O encontro será realizado em Campo Grande, entre 21 e 27 de julho, e é organizado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) com instituições parceiras.

Considerada a maior feira científica da América Latina e a terceira maior do mundo, a SBPC terá como tema este ano “Ciência e Inovação nas Fronteiras da Bioeconomia, da Diversidade e do Desenvolvimento Social”. A programação prevê exposições, minicursos, palestras, mesas redondas e conferências, entre outras atividades. A expectativa é receber 16 mil visitantes.

Também poderão participar como monitores acadêmicos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e das instituições parceiras: Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Anhanguera (Uniderp), Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

As regras do processo seletivo estão disponíveis no edital nº 04/2019, da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece). O documento está publicado no site da UFMS.

Inscrições - O acadêmico deverá preencher o formulário de inscrição, que será disponibilizado na página da Proece/UFMS entre os dias 20 e 27 de fevereiro. O interessado também deverá estar previamente inscrito como participante na 71ª Reunião Anual da SBPC.

Foram disponibilizadas 400 vagas para monitores voluntários. A seleção será feita por ordem de inscrição. Os demais inscritos constarão em lista de espera.

As listas de candidatos selecionados e de espera serão divulgadas no dia 7 de março.

Treinamento - Para orientar a atuação dos monitores, serão realizados encontros gerais no Teatro Glauce Rocha, nos dias 16 e 30 de março, e 7 de julho.

Também serão realizados encontros específicos, com participarão dos monitores que irão atuar em uma mesma equipe de trabalho durante o evento.

Os treinamentos oferecidos pelo UFMS terão caráter obrigatório/eliminatório, de forma que o não comparecimento implicará na substituição do monitor.

Os monitores terão benefícios como vale-alimentação, certificados de participação no evento e de atuação como monitor, gratuidade na inscrição em minicurso, entre outros.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail , na página da Proece/UFMS e no site da 71ª Reunião da SBPC.

SBPC - Realizada desde 1948, a Reunião Anual da SBPC tem os objetivos de debater políticas públicas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação e de difundir os avanços da Ciência nas diversas áreas do conhecimento.

A cada ano, a Reunião da SBPC é realizada em um estado, geralmente em universidades públicas. O evento reúne milhares de pessoas – cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e população local.

A programação é composta por conferências, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e sessões de pôsteres, que inclui a Jornada Nacional de Iniciação Científica. Também são realizadas atividades como a SBPC Jovem, ExpoT&C, SBPC Cultural e SBPC Afro e Indígena. O evento é encerrado com o Dia da Família na Ciência, sábado dedicado à integração entre cultura, ciência e recreação para crianças, jovens e familiares.

A inscrição no evento é gratuita e dá direito ao certificado de participação geral. Para quem quiser submeter trabalho para apresentação na forma de pôster, frequentar minicurso ou ainda obter o material do evento, serão cobradas taxas cujos valores estão disponíveis na página Normas de Inscrição e Submissão de Trabalhos.

registrado em: ,