Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Acordo permite que estudantes realizem estágio em Portugal

Acordo permite que estudantes realizem estágio em Portugal

Parceria com o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) beneficiará 10 estudantes do IFMS ainda este ano.
por Laura Silveira publicado: 04/06/2019 11h43 última modificação: 04/06/2019 11h45

A assinatura simbólica ocorreu via videoconferência entre o reitor Luiz Simão Staszczak e o presidente do IPB, Orlando Rodrigues.

Promover estágio de estudantes de cursos técnicos integrados ao ensino médio e da graduação numa instituição de ensino fora do país. Esse é o primeiro objetivo que será alcançado por meio do acordo geral de cooperação técnica firmado entre o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), de Portugal.

A assinatura simbólica do documento foi realizada na última quinta-feira, 30, por videoconferência entre o reitor Luiz Simão Staszczak e o presidente do IPB, Orlando Afonso Rodrigues. O acordo foi oficialmente assinado em outubro do ano passado.

“Esta é a primeira ação de mobilidade acadêmica de estudantes com fomento institucional da história do IFMS. É um marco para o processo de internacionalização, para inserção do Instituto no contexto global de educação”, apontou o reitor Luiz Simão Staszczak.

O primeiro plano de trabalho previsto entre as duas instituições é a oferta de estágio para discentes do IFMS, nas áreas de Agricultura, Agropecuária, Engenharias Civil e da Computação, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Metalurgia e Química.

O acordo de cooperação com o IPB, instituição pública de ensino superior, tem vigência de cinco anos e prevê a realização conjunta de atividades acadêmicas, científicas, técnicas, pedagógicas e culturais em áreas de interesse comum, em especial, no que se refere à mobilidade acadêmica para estudantes.

Estágio - O edital de seleção dos estudantes para realização do estágio em Portugal está em processo de elaboração e deve ser publicado até julho pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

A previsão é que sejam ofertadas 13 vagas, sendo 10 com auxílio financeiro no valor de R$ 8 mil cada.

Para participar, o discente deverá ter mais de 16 anos e estar em vias de conclusão do curso no IFMS, mas com ao menos uma disciplina ainda para cursar no primeiro semestre de 2020. Demais regras constarão no edital.

"É muito importante inserir os estudantes no contexto internacional por meio da oferta de estágio. Isso promove, além da capacitação profissional, contribuições para a formação holística deles”, ressaltou o assessor de relações internacionais do IFMS, Flávio Rocha.

“O mundo é uma aldeia global. É muito importante inserir os estudantes no contexto internacional por meio da oferta de estágio. Isso promove, além da capacitação profissional, contribuições para a formação holística deles, o que inclui contato com outras culturas e a possibilidade de conhecer outras realidades”, ressaltou o assessor de relações internacionais do IFMS, Flávio Rocha.

O estágio deve durar de dois a três meses, e será realizado em Bragança, cidade portuguesa localizada a 500 km da capital Lisboa.

Internacionalização - Além de contribuir para a formação dos estudantes, os acordos internacionais beneficiam também servidores do IFMS.

Por meio de acordo celebrado com o Instituto Politécnico do Porto (P.PORTO), por exemplo, servidores técnico-administrativos têm a oportunidade de cursar desde 2017 o Mestrado em Assessoria de Administração na instituição portuguesa.

Em outra ação de fortalecimento da internacionalização, em agosto de 2017, o IFMS recebeu representantes do Consulado Geral da França em São Paulo para assinatura simbólica de acordo geral de cooperação e uma série de reuniões de trabalho.

Atualmente, são 12 acordos internacionais vigentes.