Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Agricultura e Informática para Internet são as opções em Naviraí

Exame de Seleção 2020

Agricultura e Informática para Internet são as opções em Naviraí

Alunos e ex-alunos contam um pouco da experiência no IFMS. Inscrições no processo seletivo seguem até 6 de novembro.
por Paulo Gomes publicado: 16/10/2019 16h37 última modificação: 19/05/2020 10h36

O mais surpreendente ao conversar com os estudantes dos cursos técnicos integrados do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) é que são adolescentes falando a respeito de futuro, perspectivas, conquistas e crescimento pessoal. No Campus Naviraí não é diferente. Alunos e ex-alunos de Agricultura e Informática para Internet fazem questão de mostrar o quanto cresceram ao longo da trajetória na instituição. Descortinam o futuro de maneira otimista e propositiva.

IMG_3858 (Custom).jpegInformática para Internet - O olhar meio blasé da estudante Amanda Tanaka pode parecer despreocupado e alheio, mas esconde uma mente aplicada que tem como preferência as disciplinas de programação e algoritmos, além de uma predileção por projetos que demandam esforço.

"O projeto que mais gosto é o de robótica. Nele consigo aplicar uma série de conhecimentos sobre física, matemática, mecânica, além de trabalhar o raciocínio lógico", enfatiza Amanda.

Amanda também curte o ambiente escolar e explica o que faz do IFMS um diferencial na vida dos estudantes. 

“O IFMS é conhecido como uma escola de oportunidades, há nele coisas além do ensino regular que instigam os alunos a aprender sobre diversas áreas do conhecimento de forma mais dinâmica como projetos de pesquisa e extensão, teatro, robótica. Além de ter professores altamente capacitados a nossa disposição, fora do horário de aulas”, complementa.

Amanda trilha um caminho já conhecido por quem se formou. Um exemplo é o João Pedro Kikuta Miranda, ex-aluno do curso técnico em Informática para a Internet. O então adolescente se “encantou” com o IFMS na primeira visita realizada ao campus, durante a edição 2015 da Semana de Ciência e Tecnologia. “Era algo que combinava comigo, o estudo, os projetos, as oportunidades e foi algo decisivo para eu ter entrado no Instituto Federal”, explica.

Formado na primeira turma do curso, em 2018, atualmente João Pedro trabalha em uma grande empresa. Conseguir o emprego foi resultado de muita dedicação. O então estudante participou das olimpíadas de robótica, viajou pelo IFMS para outras cidades e estados, e desenvolveu projetos de automação e pesquisa com placas solares.

“Como já concluí o curso, vejo exatamente como o IFMS expandiu minha cabeça. Hoje eu trabalho em uma das melhores empresas de MS e do Brasil. Quem estuda no Instituto Federal já sai com muita vantagem em relação a tudo”, afirma João Pedro.

Ficou interessado? Então, saiba mais sobre o curso oferecido em Naviraí na página Informática para Internet

Agricultura – A paixão pelo trabalho com a terra é o que move os alunos do curso técnico integrado em Agricultura. Gabriel Lima, do 6º semestre, não teve dúvidas quando, ainda no ensino fundamental, decidiu fazer o curso no IFMS.

“Fiz algumas pesquisas, procurei informações sobre a Rede Federal. Concluí que estaria desfrutando do melhor ensino médio disponível em Naviraí e região. O curso técnico em Agricultura me possibilitou contato com o que eu sempre quis, além de ter trazido grandes responsabilidades e escolhas”, explica.

Ao falar sobre o futuro, o menino de sorriso tímido e “v” de vitória na foto, é otimista. Quer trabalhar na área e tem certeza de que a maturidade e o conhecimento adquiridos no IFMS irão ajudar.

"Todo o conhecimento adquirido ao longo desses quase três anos contribuíram para minha formação acadêmica, me tornaram um adulto e um profissional qualificado", detalha Gabriel.

Maria Eduarda ingressou no IFMS em busca de “ótimo ensino”, capaz de oferecer “base para o ingresso no ensino superior e espaço no mercado de trabalho”. Também no 6º semestre de Agricultura, a estudante está com um pezinho fora da instituição, mas valoriza cada momento.

“O IFMS oferece muitas palestras e eventos, não só para o conhecimento, mas também para o crescimento pessoal. Todas as atividades realizadas agregam valor no currículo ou na vida”, ressalta. Sobre o futuro, Maria Eduarda comemora as grandes perspectivas e oportunidades. 

“O curso tem ajudado a mudar minha perspectiva de futuro mais no âmbito pessoal, já que no profissional eu já estou decidida, me tornando mais crítica e com perspectivas maiores mesmo, enxergando mais oportunidades”, explica Maria Eduarda.

Saiba mais sobre o curso técnico integrado em Agricultura oferecido pelo IFMS em Naviraí.

Cursos – Agricultura e Informática para Internet são ofertados em Naviraí de forma integrada, permitindo que o estudante faça as disciplinas básicas do ensino médio enquanto cursa a formação técnica na área escolhida.

Com o certificado de conclusão em mãos, o estudante pode tanto ingressar no ensino superior quanto no mundo do trabalho.

Para estudar no IFMS a partir do primeiro semestre do ano que vem, é preciso ser aprovado no Exame de Seleção 2020.

Em Naviraí são ofertadas 160 vagas, sendo 80 para cada curso. Ambos têm duração de três anos e são presenciais, com aulas no período matutino ou vespertino, sendo que poderá haver atividades no contraturno para o cumprimento da carga horária total.

As inscrições para o Exame de Seleção 2020 vão até 6 de novembro e podem ser feitas na Página do Candidato da Central de Seleção do IFMS, onde está publicado o edital com as regras do do processo seletivo.

Exame de Seleção 2020 - O IFMS oferta, ao todo, 1.440 vagas em 11 diferentes opções de cursos nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Há vagas para cursos técnicos integrados em Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Aquicultura, Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia.

A prova será aplicada no dia 24 de novembro, nos dez municípios onde o IFMS tem campus. Serão 50 questões de múltipla escolha, 20 de Língua Portuguesa, 20 de Matemática e 10 de Conhecimentos Gerais. Saiba o que cai na prova.

Metade das vagas é reservada a candidatos que estudaram em escola pública. Desse total, há cotas para aqueles que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.

A opção de beneficiário de ação afirmativa deverá ser informada no ato da inscrição. Os cotistas deverão comprovar a condição na matrícula, caso contrário perderão a vaga e serão reclassificados em lista de espera.

A previsão é que o gabarito seja divulgado no dia seguinte a prova. O resultado preliminar está previsto para 16 de dezembro. As matrículas ocorrerão entre 14 e 17 de janeiro. Lembrando que é indispensável ao candidato ter concluído o ensino fundamental (9º ano) até a data da matrícula.

Confira mais informações sobre o processo seletivo na página do Exame de Seleção 2020. Dúvidas podem ser tiradas pelo e-mail .

 Vagas ofertadas no Exame de Seleção 2020 

Campus Curso Turno Vagas
Aquidauana Técnico em Edificações Matutino¹ 40
Vespertino² 40
Técnico em Informática Matutino¹ 40
Vespertino² 40
Campo Grande Técnico em Eletrotécnica Matutino¹ 40
Técnico em Informática Vespertino² 80
Técnico em Mecânica Matutino¹ 40
Corumbá Técnico em Informática Matutino¹ 40
Técnico em Metalurgia Vespertino² 40
Coxim Técnico em Alimentos Vespertino² 40
Técnico em Aquicultura Vespertino² 40
Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Vespertino² 80
Dourados Técnico em Informática para Internet Matutino¹ 80
Vespertino² 80
Jardim Técnico em Edificações Matutino¹ 40
Técnico em Informática Matutino¹ 40
Naviraí Técnico em Informática para Internet Matutino¹ 40
Vespertino² 40
Técnico em Agricultura Matutino ¹ 40
Vespertino ² 40
Nova Andradina Técnico em Agropecuária Matutino e Vespertino 80
Técnico em Informática Vespertino² 80
Ponta Porã Técnico em Agricultura Matutino¹ 40
Vespertino² 40
Técnico em Informática Matutino¹ 40
Vespertino² 40
Três Lagoas Técnico em Informática Matutino¹ 80
Técnico em Eletrotécnica Vespertino² 80

1 Aulas no período matutino, podendo ocorrer no vespertino para atendimento da distribuição da carga horária do curso.
2 Aulas no período vespertino, podendo ocorrer no matutino para atendimento da distribuição da carga horária do curso.